Você sente que tem tantas atribuições no trabalho e mal consegue ter tempo suficiente para concluir todas as suas demandas? Com a popularização da internet e mídias sociais, os empreendedores e gestores são bombardeados com as mais diferentes distrações.

Segundo pesquisa do International Stress Management Association Brasil, 60% dos brasileiros dizem sofrer com a sobrecarga de tarefas ao longo do dia. 

O mesmo instituto revelou que o Brasil é o segundo país mais estressado do mundo. Entre as causas está a escassez de tempo. Para garantir mais eficiência e eficácia, é necessário trabalhar mais na gestão do tempo.

Afinal, o que é gestão de tempo?

Gestão do tempo é um conjunto de técnicas usado para aprimorar a realização de tarefas e demandas, de modo que a produtividade e a eficiência sejam mantidas sem perder a qualidade de vida no trabalho.

O gerenciamento do tempo consiste na adoção de uma série de processos e ferramentas que auxiliam o cumprimento de atividades e projetos, dentro dos prazos estabelecidos e com resultados satisfatórios.

Sinais o gerenciamento de tempo da sua empresa não vai bem

Você é conhecido por não ser pontual?

Se você é conhecido por chegar atrasado ou perder prazos, isso pode significar que você sofre desse mal e precisa gerenciar melhor o seu tempo. 

É necessário tomar cuidado com práticas que revelem que você está descomprometido com uma função, como sempre sair mais cedo e deixar coisas por fazer.

Está sempre com pressa?

Suas manhãs sempre são  marcadas pela necessidade de sair de casa rapidamente? Você espera até o último minuto para completar um projeto? Esses são alguns sinais de que você precisa gerenciar melhor seu tempo.

Você faz procrastinação com frequência?

Você se percebe adiando muito algumas demandas? Passa muito tempo nas redes sociais ou se distraindo com alguma atividade que lhe traz mais satisfação para postergar uma tarefa? Este é um sinal que você precisa administrar melhor os prazos e suas prioridades.

Quer ser uma pessoa ‘multitarefa’?

A ideia de ser capaz de realizar diversas tarefas simultaneamente costuma estar nos sonhos de muitos empreendedores. Mas isso não é tão legal quanto parece.

Quando você realiza muitas tarefas diferentes ao mesmo tempo, a probabilidade de nenhuma delas ser finalizada com a qualidade necessária é muito grande.

Se sente constantemente saturado?

Sentir-se constantemente estressado, ansioso, irritado e exausto não é natural. Em vez de esperar chegar o momento em que você não vai conseguir aguentar o estresse, tome medidas preventivas. Evite procrastinação.

Por que é importante a gestão do tempo?

Uma boa gestão de tempo ajuda o gestor a ser muito mais produtivo. Além disso, sem a sensação de estar afogado em trabalho, ele poderá motivar mais a equipe e estimular o desempenho do grupo. 

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Isso porque, com um dia mais organizado, ele pode planejar melhor e pensar em programas de incentivo, além de conseguir estar mais próximo e presente na rotina dos colaboradores, entendendo suas dificuldades e ajudando a resolvê-las.

Quais são os métodos e técnicas de gestão do tempo?

Crie uma lista de tarefas diárias

A melhor maneira de organizar o tempo da sua equipe é criar uma lista com as tarefas que precisam ser desempenhadas. 

Liste absolutamente tudo o que cada funcionário precisa fazer no seu dia (inclusive o tempo para responder e-mails e usar as redes sociais, quando necessário).

Uma coisa de cada vez

Evite fazer várias tarefas ao mesmo tempo, se concentre em uma atividade de cada vez. Ao orientar sobre uma nova tarefa, é preciso que a sua equipe mergulhe nela de maneira profunda até terminar, ao contrário o trabalho será redobrado.

Priorize as tarefas

Classifique as tarefas por ordem de importância e nível de urgência. Comece pelas mais importantes e mais urgentes. Depois, realize as mais importantes, mas nem tão urgentes. 

Em seguida, assuma as mais urgentes, mas não importantes. E, então, deixe para o fim as que não são importantes, nem urgentes.

Delegue tarefas

Para evitar a perda de tempo, você pode atribuir diversas atividades para outras pessoas. Esse é um hábito que precisa ser adotado, já que muitas pessoas têm dificuldade de distribuir tarefas e isso ocasiona uma sobrecarga de trabalho.

Organize as pausas

As pausas durante a rotina precisam ser estratégicas, ou seja, além daquelas necessárias para alongamento e descanso, você precisa parar por alguns períodos para recuperar a criatividade e a disposição.

Mantenha-se focado e concentrado até onde puder. Não force demais. Quando sentir que está estagnado em uma atividade, pare, tome uma água e caminhe.

Prepare a sua empresa para aumentar a produtividade

Garantir que o tempo da sua equipe está sendo bem administrado não é uma missão fácil. Por isso, contar com a ajuda de uma equipe variada de profissionais como psicólogos, terapeutas e coaches pode facilitar essa jornada. 

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