Quais os principais desafios no conflito de gerações no trabalho
Entender o ser humano é um desafio à parte, sobretudo quando se fala sobre o meio profissional. Dentro desse processo, conhecer o conflito de gerações no trabalho é parte importante para ter relações mais satisfatórias e positivas.
Ao longo deste artigo vamos falar sobre as diferentes gerações dentro do mercado de trabalho (baby boomers, X, Y, W e Z) e seus eventuais conflitos.
Procure ler com o máximo de atenção para extrair da melhor forma este valioso conhecimento não só para desenvolver uma liderança situacional, mas também para cativar as pessoas ao seu redor.
Tenha uma excelente leitura!
Por que entender as especificidades de cada geração?
São inúmeras as áreas do conhecimento que procuram entender melhor o ser humano. Cada qual exerce alguma contribuição nesse sentido.
Há teorias que entendem o ser humano como um composto biológico, psíquico e social.
Mas a grande verdade é que a existência humana vai muito além desses 3 pontos.
Para entender mais sobre uma pessoa, é essencial saber em que época e local tal pessoa cresceu. Afinal, tudo isso exerce efeito na formação da personalidade.
Assim, ao entender mais sobre as gerações, é possível ter relações de mais qualidade, construindo pontes que sustentam, dentre outros atributos, o desenvolvimento de uma corporação.
Ou seja, este assunto é vital para quem quer saber mais sobre gestão de pessoas.
Como são chamadas cada Geração e como cada uma se comporta
De agora em diante vamos ver passo a passo sobre cada uma das seguintes gerações bem como os desafios do encontro delas no mercado de trabalho.
Dessa forma, você poderá compreender com mais clareza o conflito entre as gerações e os fatores que interferem nele.
Baby Boomer
Os baby boomers são as pessoas nascidas entre os anos de 1945 e 1964 (embora alguns pesquisadores apontam de 1945 até 1960).
Seja como for, essa geração é composta por colaboradores que nasceram após o final da 2ª grande guerra. Isso lhes trouxe um ar de busca pela paz, sendo pessoas equilibradas e estáveis.
Aliás, tal geração foi a pioneira do movimento hippie cujo maior lema era “paz e amor”. Na verdade, a essência do ‘hippismo’ foi a busca por uma sociedade mais justa, igualitária e menos violenta. Outras pautas importantes do período foram:
- Movimento pelos direitos civis;
- Assassinato do Presidente Kennedy;
- Guerra do Vietnã;
- Guerra fria (entre Estados Unidos e antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas);
- Woodstock;
- Eclosão do feminismo e luta pelos direitos das mulheres.
Geração X
Os X, como são conhecidos, são os nascidos entre 1965 e aproximadamente 1980.
Eles fazem parte de uma geração que colhe frutos relativos à redução da polarização em que vivia o mundo na época.
Aliás, um fato histórico do período foi a queda do muro de Berlim, que marcou o rompimento entre a divisão do “mundo capitalista” e do “mundo socialista”.
Esse fator é marcante não só para a história mundial, mas para a personalidade de cada X, pois eles carregam dentro de si essa tendência a buscar o equilíbrio entre trabalho e vida privada; hierarquia e igualdade.
Geração Y
São pessoas que nasceram entre 1991 e 2000. Possuem uma capacidade incrível de serem autodidatas, visto que são bem adaptados às tecnologias.
Alguns pesquisadores propõem, como um subtipo da geração Y, a geração W. Esta foi criada para diferenciar, dentre os jovens que acompanharam o boom tecnológico, os que tinham idade para trabalhar dos que ainda não haviam completado a maioridade.
Os membros da geração Y, também conhecidos como millenials, adotam muito bem posições de trabalho dinâmicas, que exigem conhecimentos de várias áreas.
Geração Z
Você já deve ter ouvido isso, mas uma criança da geração Z possui muito mais informação que um imperador romano do século I a.C receberia em toda a sua vida!
Essa é a geração Z, composta pelos nascidos após o ano 2000.
A partir disso é possível imaginar o quão ligados à tecnologia eles são. Isso os confere, ao mesmo tempo, seus maiores atributos e suas maiores dificuldades.
Como lidar com o conflito de gerações na sua empresa
Para concluir o nosso artigo, vamos trazer 3 dicas para evitar conflitos de gerações e oferecer as melhores condições de trabalho para as diferentes faixas etárias.
Confira na sequência!
Rastrear para entender
Em primeiro lugar é preciso investir em recursos estatísticos para saber o contingente de cada geração em cada empresa.
Estratégias modernas podem ser usadas pela equipe de RH como, por exemplo, o people analytics.
Assim, é possível executar ações específicas de acordo com o cenário geracional da corporação.
Personalizar para conquistar
Visto que cada geração possui suas peculiaridades, é interessante que a empresa tenha a sensibilidade para personalizar as atividades de cada colaborador.
Uma ideia seria oferecer planos de carreira ajustados com a geração do colaborador.
É claro que isso não deve ser algo engessado, até porque criaria segregações que poderiam prejudicar o clima corporativo.
Compartilhar vivências para unir
Um grupo unido, certamente tem mais chances de ser sinérgico.
Ou seja, quando os colaboradores trocam experiências e posicionamentos. Assim, há melhor conhecimento mútuo.
Isso permite, por sua vez, que cada colaborador lance mão de suas habilidades para que um complemente e ajude o outro.
Conclusão
Como você pôde notar, entender o que há por trás do conflito de gerações exerce função importante no mercado de trabalho. Assim, compreender tal processo é um recurso interessante para gerir melhor as equipes e realizar contratações mais assertivas.
Seja para treinar a equipe do RH, seja para desenvolver as relações entre os colaboradores das mais diversas gerações ou até mesmo para capacitar as lideranças no que tange à melhor convivência com cada faixa etária, o Zenklub pode te ajudar!
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Rui Brandão é médico, com experiência em Portugal, Brasil e Estados Unidos da América, e mestre em Administração pela FGV em São Paulo. Hoje é CEO & Co-fundador do Zenklub, plataforma de saúde emocional e desenvolvimento pessoal que oferece conteúdos, profissionais e ferramentas especializadas para mais de 1.5 milhões de pessoas no Brasil.