Grande parte da satisfação no trabalho é fruto de uma boa comunicação entre os colaboradores. Entender e adequar o comportamento de acordo com cada um dos estilos de comunicação é um caminho para construir pontes entre as pessoas no meio empresarial.

Para que você compreenda como reconhecer e quais as melhores medidas a serem tomadas para gerenciar cada um desses tipos, preparamos este artigo!

Ah, e ao ler o conteúdo até o final você irá aprender qual o estilo de comunicação mais valorizado pelas corporações…

Tenha uma excelente leitura!

Quais são os estilos de comunicação no trabalho?

De fato, cada pessoa é única. Mas quando se fala em comunicação dentro do ambiente de trabalho, há 4 tipos bastante frequentes.

Confira quais são eles…

Passiva

A comunicação passiva é aquela que fica “em cima do muro”. 

Ou seja, diferente dos outros estilos de comunicação, na passiva há uma tendência por se calar ou não ter determinação na defesa de um argumento ou opinião.

Assim, a pessoa com comunicação passiva é aquela que, dentro das reuniões, pode apresentar dois tipos de comportamentos:

  • Ficar calada e não se expressar (mesmo quando gostaria);
  • Dizer o que pensa, mas prontamente consentir na opinião alheia contrária (situação conhecida como aquiescência).

Agressiva

A pessoa com o estilo agressivo de comunicação tende a despertar o medo nos outros colaboradores.

Afinal, ao lidar com tal perfil, as outras pessoas tem dificuldade para demonstrar e explicar suas opiniões, uma vez que:

  • São interrompidas no meio da fala;
  • Desgastam-se com oposições duras e repetitivas;
  • Preferem não entrar em debates.

Assim, no tipo de comunicação agressiva a pessoa tende a ser a dominadora das reuniões, o que exige do líder postura para impor respeito ao tempo de fala dos demais colegas.

Passiva-agressiva (manipuladora)

Talvez a mais perigosa para o bem-estar psicológico dentro de uma empresa, a comunicação passiva-agressiva (também conhecida como manipuladora) é, dentre os estilos, o mais problemático.

Afinal, uma pessoa que se comunica de tal forma tende a não resolver suas frustrações e oposições diretamente com a pessoa fonte. No entanto, faz-se comentários para terceiros que nada tem a ver com aquele diálogo prévio.

Dessa forma, ruídos de comunicação são mais prováveis, podendo gerar separações e conflitos. Tal risco é reforçado uma vez que a pessoa com esse perfil tende a tratar de forma diferente aqueles que a contradizem no trabalho.

Assertiva

Este é, dentre os estilos de comunicação, o mais valorizado dentro do ambiente de trabalho. Nessa forma de se conectar com os colaboradores, há predomínio de uma linguagem:

  • Clara;
  • Diligente;
  • Sincera;
  • Respeitosa.

De acordo com um estudo publicado no jornal acadêmico Employee Relations, os colaboradores tendem a se sentirem mais acolhidos por líderes que possuem comunicação assertiva

Você pode se adaptar aos estilos de comunicação!

Uma técnica muito conhecida dentro da psicologia é o rapport. 

Quando alguém faz rapport é porque soube se adequar aos perfis individuais do outro.

Ou seja, não é preciso (nem desejável) permanecer em um dos estilos de comunicação, uma vez que há formas diferentes de se lidar com cada pessoa.

Por exemplo, nem mesmo alguém que desenvolveu uma comunicação assertiva permanecerá somente nela, uma vez que em alguns momentos precisará ser mais ou menos incisiva.

Aliás, ter flexibilidade é uma habilidade (soft skill) cada vez mais valorizada dentro do mercado de trabalho, pois permite uma interação saudável e edificante com vários perfis de pessoas.

Como lidar com as diferentes formas de comunicação?

Todo e qualquer líder que deseja se tornar inspiração para suas equipes e motivá-las a alcançar os objetivos da corporação, precisa dominar as formas de lidar com os 4 estilos de comunicação.

Em primeiro lugar, é interessante que o líder desenvolva uma comunicação não-violenta, a fim de que as críticas e correções sejam feitas de forma leve e, por tabela, mais eficaz.

No caso dos perfis de comunicação mais passivos, o líder pode explorar conversas one-on-one, isto é, privadas. Nelas, pode-se reforçar a segurança psicológica de tais colaboradores, reiterando que as opiniões deles são bem-vindas e não serão rechaçadas.

Por outro lado, lidar com os comunicadores agressivos exige impor limites às interrupções ou falas demoradas e dar espaço para que eles expressem suas ideias em conversas particulares. Isso evitará que a frustração dos agressivos se torne em raiva e gere conflitos no trabalho.

Já no caso do lidar com aqueles que usam a forma passiva-agressiva de se comunicar é importante, em primeiro lugar, propor a resolução de conflitos diretamente com a pessoa com a qual se discorda. 

Além disso, é crucial apaziguar a oposição natural desse perfil com os agressivos, visto que estes tendem a resolver suas contradições de forma enérgica e direta, algo que, como visto, é um gargalo para os manipuladores.

Qual a importância de uma boa comunicação empresarial?

Entender os 4 principais estilos de comunicação interpessoal é essencial para diminuir a incidência de problemas relacionados à dificuldades na fala, que podem ser:

  • Aumento do estresse ;
  • Não cumprimento do deadline dos projetos;
  • Desânimo para o trabalho;
  • Baixo rendimento;
  • Bloqueios criativos;

Além disso, em um contexto de aumento do trabalho remoto, há de haver um cuidado ainda mais atento com a comunicação.

Home Office e trabalho híbrido

De fato, no meio virtual alguns elementos importantes da comunicação ficam prejudicados ou ausentes como, por exemplo:

  • Oscilações da entonação da voz;
  • Postura e gestos corporais;
  • Expressões faciais; 

Assim, em casos de trabalho à distância é preciso ter atenção redobrada com a comunicação. 

A partir disso, buscar resolver conflitos e mal-entendidos o mais rápido possível é uma forma de evitar que os colaboradores sintam-se excluídos ou sem sinergia com o restante da equipe. Para tanto, é necessário desenvolver uma comunicação atenta e diligente.

Como criar uma comunicação assertiva na empresa?

Promover a comunicação assertiva dentro do trabalho é um desafio para os líderes, uma vez que é necessário acolher e motivar vários perfis de comunicação à flexibilização. 

No entanto, tal esforço vale a pena, já que uma empresa cujos colaboradores desenvolvem a assertividade na comunicação tende a ter resultados muito mais expressivos.

Assim, algumas atividades podem ser promovidas a fim de melhorar a comunicação dentro de um trabalho (seja ele home office ou não)…

Ouça seus colaboradores

Reuniões pessoais e em grupo são maneiras de entender o que cada colaborador sente interiormente e como manifesta tais sentimentos com os demais.

Assim, mesclar conversas one-on-one com as em grupo dá mais liberdade para os líderes entenderem os perfis dos colaboradores e estimular uma relação interpessoal mais sadia e produtiva.

Construção de espaços de trabalho virtuais

Usar programas como o Trello a fim de que todos os colaboradores acompanhem e participem do andamento dos projetos é ótimo para gerar uma comunicação mais assertiva.

Isso reforça o senso de pertencimento e estimula os colaboradores a participarem de forma assertiva dentro do processo de conquista das metas da empresa.

Team building

Atividades de team building, ou seja, momentos em equipe nos quais o foco não é se desenvolver tecnicamente, mas sim no quesito interpessoal.

Por exemplo, interações entre os membros de uma equipe através de jogos, conversas sobre interesses comuns, reforçam a comunicação entre os colaboradores e os ajuda a entender e respeitar as individualidades.

Qual a responsabilidade das lideranças?

As lideranças são responsáveis por entender quais os tipos de comunicação mais frequentes em suas equipes.

A partir disso, os líderes podem relacionar alguns problemas atuais ou prevenir questões difíceis relacionadas com ruídos ou falhas de comunicação. 

É essencial que as lideranças sejam equilibradas e saibam ponderar em que momento devem ser mais incisivas e em quais precisam estimular que o outro fale. 

Ou seja, a grande responsabilidade dos líderes é neles desenvolver uma forma assertiva de se comunicar para que isso sirva de exemplo para seus liderados e contribua para o todo empresarial.

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Conclusão

Por fim, apesar de existirem vários estilos de comunicação, há só uma forma de gerenciar as falas das equipes de maneira otimizada: o equilíbrio das equipes de trabalho.

Para que isso seja possível, é essencial investir na saúde mental dos colaboradores e no treinamento das lideranças para que sejam motivadores de suas equipes.

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Referências

https://blog.solides.com.br/estilos-de-comunicacao/

https://blog.soap.com.br/estilos-de-comunicacao/

https://blog.trello.com/br/estilos-comunicacao

http://www.guiatrabalhista.com.br/tematicas/estilodecomunicacao.htm

https://www.voitto.com.br/blog/artigo/estilos-de-comunicacao

https://www.napratica.org.br/teste-qual-e-seu-estilo-de-comunicacao/

https://www.tudyvieira.com.br/blog/59-estilos-de-comunica%C3%A7%C3%A3o-passiva-agressiva-assertiva.html

https://vidadeproduto.com.br/estilos-de-comunicacao/

https://trabalhador.pt/estilos-de-comunicacao-tudo-o-que-precisa-de-saber/