Já ouviu falar de F.O.M.O? Aprenda 4 formas de o combater a ansiedade
Acordar pela manhã e olhar as notificações no seu telefone. Dar like nas fotos novas, ler as atualizações. Antes de dormir fazer o mesmo processo. As redes sociais e as diversas opções que a internet nos oferece estão todos os dias a apenas um toque de distância. Mesmo assim, com a quantidade imensa de informações diárias, temos a sensação de estar sempre de fora. FOMO ou “fear of missing out” é o termo usado para descrever essa sensação.
Termo popularizado pelo jornal New York Times, explicando que essa nossa necessidade de conexão ininterrupta pode causar muita ansiedade e, em alguns casos, depressão. É algo comum na era em que vivemos, onde a presença digital é massiva e muitos dos nossos relacionamentos são definidos pela quantidade de likes que recebemos em nossas postagens.
Aos mesmo tempo que isso causa uma ansiedade do consumo das informações, pode gerar imensa frustração, irritabilidade e um sentimento de inadequação. Isso acontece porque parte do que se vê nas redes sociais são fotos deslumbrantes, vidas cheias de emoção, quando na verdade o cotidiano de maioria parece mais simples e rotineiro.
Pensando nisso, listamos três atitudes que podem te ajudar a evitar o FOMO e sentir-se menos ansioso com a internet:
1 – O que você vê online não é necessariamente um reflexo da realidade
Você já assistiu um filme onde o mocinho precisa aprender uma habilidade como tocar piano, por exemplo, para conquistar seu sonho? Normalmente no cinema a parte do aprendizado passa rapidamente e só vemos ele tocando para uma multidão no final. Isso é o que chamamos de edição. Nas redes sociais a vida é editada.
Pense por um momento e veja que as vidas que você testemunha online na verdade não existem. Portanto, não faz muito sentido alimentar qualquer ansiedade ou mesmo ficar irritado porque sua vida não é igual a dos seus amigos. Boa parte do vemos é apenas um recorte da realidade. Normalmente as partes tristes e trabalhosas ficam de fora.
2 – Diminua o uso das mídias sociais para evitar o FOMO
Como comentamos antes: boa parte do que é publicado na rede não corresponde à realidade completa de cada pessoa. Por isso, a sensação de FOMO não pode ser considerada real. Você não precisa desistir totalmente das redes sociais, apenas limite o seu tempo nelas.
Busque atividades que vão fazer você se sentir bem e conectado aquilo que realmente importa. Que tal aprender algo novo? Ler um livro ou ir ao cinema? E, claro, encontrar com alguns dos amigos que você tem no seu feed e saber o que eles realmente tem feito todos os dias.
3 – Pratique mindfulness ou outro estilo de meditação
Estar sempre conectado, verificando notificações e atualizações nas rede sociais é uma forma de não estar no momento presente. Ter como hábito dedicar alguns minutos a uma prática meditativa vai fazer você estar presente e ligado ao que está acontecendo naquele momento dentro do seu corpo. Praticar mindfulness ainda traz benefícios como alívio do estresse, colabora com o autoconhecimento e a sensação de satisfação interior nos livrando da ansiedade.
4 – Peça ajuda
FOMO não é considerado uma doença, mas pode parte de um problema maior para o qual você precisa dar atenção. Se você se irrita com facilidade com posts nas redes sociais e está com uma ansiedade constante de perder o que está acontecendo no seu feed, talvez seja o momento de procurar ajuda de um profissional para investigar o que tem causado esses sentimentos negativos.
Quer ficar mais relaxado e ficar livre do estresse e ansiedade? Leia o post que publicamos sobre técnicas de respiração para relaxamento.
Se você se identificou e gostaria de praticar atenção plena, no Zenklub temos vários especialistas em mindfulness e meditação aqui. O Zenklub é uma plataforma de vídeo-consultas com mais de 100 especialistas prontos para te ajudar.