Com maior interesse das pessoas de se fazer sessões de casa, muitos têm se perguntado como fazer terapia online. Bom, quem nos acompanha sabe que na nossa plataforma você encontra mais de 300 especialistas prontos para te atender de onde você estiver. Mas, quais são as boas práticas para se fazer uma boa sessão? O psicólogo Igor Carvalho destaca alguns pontos básicos para serem colocados em prática sempre, como:

Esteja sempre com fone de ouvido e procure um ambiente com o mínimo de estímulos, para que a atenção psíquica possa estar voltada para o trabalho a ser realizado em terapia.

Além do Igor, outros dois de nossos especialistas também deram dicas que vão fazer a diferença para você realizar bem o seu tratamento. Confira-as a seguir.

Dicas de como fazer terapia online por Beatriz Zanetti

como fazer terapia online sessão

A psicóloga Beatriz Zanetti também reforça questões técnicas como: escolher um ambiente tranquilo e ter boa conexão de internet (nem que seja preciso mudar o roteador de local, recorrer a um repetidor ou usar um cabo para acessar a rede). E vai além, mostrando como fazer terapia online de modo a transformar sua sala ou quarto em um consultório, considerando alguns pontos que nas sessões presenciais são pensadas pelos especialistas:

É essencial estar em um local no qual não será interrompido. Observe a rotina das pessoas da sua casa para decidir qual o horário e local podem ser os mais adequados. Além disso, se possível, faça um combinado com os outros moradores da sua casa para que esse seja um horário em que você não será interrompido e terá privacidade. Caso tenha filhos pequenos, idealmente, haveria um outro responsável por eles durante o momento da sua sessão. Caso isso não seja possível, converse com o psicólogo sobre esse fator.

Reflita se no local que escolheu se sente à vontade para conversar o que quiser com seu terapeuta. E lembre-se de que ficar 50 minutos sentado pode ser difícil se você não estiver em um lugar confortável. Aproveite, então, que está em casa para preparar um cantinho bem gostoso para a terapia: use almofadas, ventilador/AC ou cobertas dependendo da temperatura da onde você estiver.

E conclui:

Se prepare. Vista uma roupa confortável, vá ao banheiro antes da sessão, prepare um chazinho ou café para você, deixe um copo d’água e lencinhos por perto, caso sejam necessários.

Sente para o início da sessão com 05 minutos de antecedência. Tire esses minutinhos antes da sessão para “chegar” na sua terapia. Busque esvaziar sua mente e estar presente por inteiro. Algumas respirações profundas e calmas podem te ajudar com isso.

Dicas de como fazer terapia online por Murilo Togni

como fazer terapia online saúde emocional

Por fim, o também psicólogo Murilo Togni reforça algumas questão de como fazer terapia online e também traz alguns últimos pontos de atenção para você ter sessões bem construtivas:

A terapia é marcada por detalhes. Ao escolher uma terapia online, opte por fazê-la através de áudio e vídeo. Entonação de voz e os movimentos faciais são ferramentas importantes que auxiliam os profissionais a detectarem a verdadeira causa da sua ‘dor’. Você pode preferir o chat, mas tenha consciência de que perderá parte do seu tempo digitando e as palavras não carregarão a devida emoção para que possamos ajudá-lo na sua cura.

Ao definir fazer uma terapia, você deverá escolher um ambiente onde tenha privacidade e o mais importante que arrumar a sua sala ou quarto é abrir o seu ambiente emocional, só permita que seja observado (a confiança é fundamental em uma terapia). Por último, tenha sempre um copo d’água ou chá, pois as emoções podem deixá-lo de boca seca.

E agora que você já entendeu como fazer terapia online…

cool flat lay
Crédito da foto: cool flat lay

Vem conhecer o nosso app (Android e iOS)! Além de você poder agendar e fazer sessões por lá mesmo, você ainda encontra diversos conteúdos que te ajudam a cuidar da sua saúde emocional.

E se você tiver qualquer dúvida de como fazer terapia online, deixa um comentário pra gente 😉