Alguns dos principais motivos de insatisfação dentro de uma empresa são salários baixos, poucos benefícios e problemas de relacionamento no ambiente de trabalho, tornando-o desagradável e nada confortável. Para entender melhor e poder evitar esses tipos de conflito, é necessário que seja feita uma pesquisa para saber como os profissionais estão e como lidam com o trabalho.

A partir da pesquisa de clima organizacional é possível medir o nível de satisfação dos empregados e o quanto se sentem confortáveis ou não dentro do ambiente profissional.

O que é uma pesquisa organizacional?

A pesquisa organizacional é uma ferramenta utilizada pelas empresas para obter diferentes opiniões e percepções dos trabalhadores sobre o ambiente interno. É realizada anualmente, de forma anônima e por meio de um formulário, físico ou eletrônico, o qual o funcionário responde de acordo com seu nível de satisfação e motivação no trabalho.

Com os dados coletados, é possível ter um diagnóstico preciso de como os profissionais se sentem no trabalho e quais tópicos gostariam que mudasse. Além disso, a pesquisa também possibilita entender melhor os motivos que afetam diretamente nos lucros, rendimento e desempenho dos profissionais.

Entenda os objetivo da pesquisa de clima organizacional

Através da pesquisa de clima organizacional (PCO), obtêm-se respostas e visões detalhadas sobre a empresa, dessa forma, pontos que devem ser levados em consideração são expostos.

Com esses pontos, o próximo passo é elaborar planos para que os principais objetivos sejam atingidos: melhoria do clima organizacional, diminuição de conflitos entre os profissionais e do nível de insatisfação e desmotivação (fazendo com que a taxa de turnover nas empresas diminua também) e criação de equipes mais criativas e com altas performances, que consequentemente irão produzir mais e gerar bons resultados.

Os 8 principais benefícios da pesquisa de clima organizacional

Os resultados obtidos pela PCO são diversos e só trazem benefícios para a empresa e para o relacionamento entre os profissionais em que ali trabalham. Veja os 8 principais benefícios:

  • Produtividade;
  • Retenção de talentos;
  • Redução de conflitos e problemas;
  • Aumento da produtividade e motivação;
  • Identificação de pontos fortes e fracos;
  • Avaliação de satisfação;
  • Iniciativas de diversidade e inclusão;
  • Sentimento de pertencimento dos colaboradores 

Quais são os tipos de pesquisa de clima organizacional

Alguns pesquisadores estudaram a PCO detalhadamente e definiram certos tipos/modelos de pesquisa. São eles:

  1. Stinger e Levit: pioneiros da pesquisa, nesse modelo foca-se mais na estrutura da empresa e as recompensas oferecidas (como incentivos financeiros);
  1. Sbragia: maior foco no lado humano, com preocupações sobre o estado dos funcionários, o nível de cooperação, justiça, identificação com a empresa e apoio logístico;
  1. Colossi: considera os aspectos mais externos da companhia, como o sistema de avaliações, controle de resultados, condições físicas do ambiente, qualidade de treinamentos e progresso de carreira;
  1. Luz: é o conceito mais atual, que estuda tanto a questão setorial, de como o gestor se relaciona com cada membro e com o ambiente, quanto corporativa, a qual é responsabilidade dos Recursos Humanos ouvirem os profissionais por consultorias externas.

Como fazer pesquisa de clima organizacional na prática 

Para que a pesquisa seja feita de forma correta, eficiente e bem estruturada, deve seguir alguns passos. Confira a seguir os passos necessários:

Passo 1: Faça um bom planejamento

É preciso planejar como e quando a pesquisa será aplicada, analisando a melhor data para compreender alguns conflitos do ambiente e desenvolver a dinâmica do formulário.

Além disso, é necessário elaborar quais perguntas serão feitas, as opções de resposta e o tempo de duração para cada, pois isso impacta na quantidade de profissionais que irão responder.

Passo 2: Elaboração das perguntas

O segundo passo é elaborar as perguntas, é preciso que elas sejam condizentes com os objetivos da empresa. Para entender as percepções dos profissionais a respeito de certos pontos na empresa, é importante que o questionário indague alguns tópicos como as recompensas do time, a autonomia de cada trabalhador, o relacionamento e cooperação  entre eles, entre outros.

Além disso, é preciso que as perguntas sejam claras e específicas, sem haver duplo sentido para que não cause ainda mais conflitos.

Passo 3: Tempo de duração da pesquisa

Definir o tempo de duração da pesquisa é muito importante, pois impacta na quantidade de pessoas que irão responder o formulário uma vez que é preciso utilizar do tempo de trabalho para preenchê-lo.

Dessa forma, é importante ter em mente o assunto que será abordado, a quantidade de perguntas e como serão feitas (de múltipla escolha ou perguntas abertas a escrever) e quais tipos de respostas são esperados. Sabendo disso, determina-se o tempo suficiente para responder o formulário. 

Passo 4: Ferramentas a serem utilizadas

Como dito anteriormente, a pesquisa pode ser feita de forma eletrônica ou física. Porém, a maneira como a pesquisa será divulgada é um detalhe muito importante, pois deve-se avaliar o tamanho da empresa e se será possível estudar todas as respostas obtidas.

O ideal é ter uma ferramenta já pré-estipulada que seja eficiente e prática e atenda todas as necessidades, tornando acessível o estudo das respostas e elaboração de soluções.

Passo 5: Incentivar a participação do time

Para que a pesquisa seja feita é preciso que a maioria responda, dessa forma, é essencial que o gestor incentive a sua equipe a responder à pesquisa. Contudo, não como um dever, e sim como uma oportunidade de expor algumas reclamações e dar sugestões.

Ademais, mostrar que a opinião de todos será levada em consideração e que tudo será em anonimato, deixará os trabalhadores mais tranquilos e mais confortáveis a dizerem a verdade.

Como analisar o resultado da pesquisa de clima organizacional

Após todos os funcionários terem respondido a pesquisa, o próximo passo é analisar os resultados obtidos e tomar medidas para melhorar o que for preciso, já que de nada adianta apenas coletar as reclamações e não fazer nada em relação a elas.

 Para começar, é importante buscar a reclamação que foi feita por mais gente e com mais frequência, e então torná-la prioridade para mudança. Por outro lado, elogios e críticas a situações menores podem ter menor prioridade e serem tratadas depois. 

Além disso, organizar as respostas feitas em texto por palavras-chave irá ajudar muito para analisar, já que pode haver um padrão dentro das reclamações, e unir em palavras irá facilitar na hora de buscar uma solução. 

O que é considerado um bom clima organizacional?

Um bom clima organizacional é o que mais se espera dentro de uma empresa, um ambiente sem conflitos, profissionais satisfeitos e confortáveis que se sentem valorizados e motivados. 

Nesse ambiente, os trabalhadores se sentem essenciais para o funcionamento da empresa, as relações trabalhistas são saudáveis, há bom desempenho e desenvolvimento profissional, há incentivo para o crescimento e comunicação direta e clara. Com isso, bons profissionais são atraídos e os talentos mantidos.

Quando aplicar a pesquisa organizacional?

Para manutenção de uma empresa, os responsáveis devem sempre estar atentos aos seus funcionários e aos seus desempenhos e comportamentos. Como mencionado anteriormente, a performance de um empregado é muito impactada pelo ambiente profissional e o quanto é valorizado ou não, ainda mais em tempos de pandemia e com os impactos negativos do home office.

Por mais que não haja exatamente como definir um momento para aplicar a pesquisa, o ideal é que seja feita anualmente, para estar sempre ciente do estado dos trabalhadores. Contudo, também é indicado quando problemas de produtividade e motivação de funcionários forem percebidos.

Conclusão 

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Referências

https://vaipe.com.br/blog/pesquisa-de-clima-analise/

https://blog.solides.com.br/o-que-e-pesquisa-de-clima/

https://mereo.com/blog/pesquisa-de-clima-organizacional/

https://vaipe.com.br/blog/pesquisa-de-clima-resultados/
https://www.portal-administracao.com/2015/12/pesquisa-de-clima-organizacional.html

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