Conheça o eneagrama e como ele é usado para entender a personalidade
Existem muitos testes focados em autoconhecimento e que nos ajudam a entender nossa própria personalidade. Desde os mais simples, para entender um pouco mais sobre nós, até os mais complexos, usados por empresas para contratações. O eneagrama é um deles, e é extremamente benéfico para entender sua personalidade, seus pontos fortes e fracos.
Autoconhecimento é muito importante para que você tenha seus objetivos bem traçados. Conhecer a si mesmo, e à própria personalidade permite que cada pessoa explore seus pontos fortes e melhore os fracos.
O autoconhecimento é crucial para sua felicidade e bem-estar, e há diversas formas de se descobrir, esse é o caso do eneagrama. Agora vamos entender melhor como ele funciona e os benefícios trazidos por esse sistema.
O que é o eneagrama das personalidades?
Baseado em uma figura geométrica de 9 lados, com cada lado representando uma personalidade, o eneagrama é um sistema que nos ajuda a entender melhor diversas áreas de nossa vida. Ele é um teste que permite que cada um entenda sua personalidade predominante, entre as 9, e que a partir disso consiga melhorar a si mesmo.
O eneagrama ajuda a entendermos nossas motivações, nossa personalidade e como podemos evoluir pessoalmente. O teste vem sendo usado por empresas para contratar novos profissionais e na gestão de pessoas, pois permite a identificação de profissionais específicos para funções específicas.
O eneagrama é um modelo comprovadamente eficaz para o autoconhecimento, e por isso é usado nos meios empresariais. O sistema tem uma filosofia de que o fim é sempre o início, recomeçando sempre o ciclo. O teste pode ser feito on-line, ou através de um profissional especialista em saúde mental.
O mais recomendado é que seja feito com um profissional, que fará perguntas e a partir de suas respostas, vai designar seu perfil e ajudá-lo a entender como melhorar seus pontos mais fracos.
Quando surgiu o teste de eneagrama?
A figura do eneagrama surgiu na verdade em tradições antigas, por volta do século IV. No entanto, quem trouxe uma aplicação teórica para a figura foi o pesquisador boliviano Oscar Ichazo.
O eneagrama moderno de Ichazo foi desenvolvido em 1950, e o pesquisador passou a ensinar e realizar o teste em workshops de desenvolvimento pessoal. Oscar deu o nome de Eneagrama da Personalidade e passou a ensiná-lo no Chile.
O psiquiatra Claudio Naranjo aprendeu o teste de Oscar e levou ele para os Estados Unidos, fazendo suas próprias contribuições e modificações para o teste, trazendo os nove tipos de personalidades e correlacionando-as com cada ponta da figura. O eneagrama de Naranjo é o que conhecemos hoje, com cada significado e simbologia.
Qual o significado de cada símbolo do eneagrama?
Eneagrama, do grego, significa desenho de nove pontas, e ele é constituído por três partes, que constituem três leis e que significam uma parte do processo para evolução:
- Círculo ou Lei do Um: significa que a realidade é uma só, somos todos um, e cada pessoa é uma realidade inteira;
- Triângulo ou Lei do Três: reforça o significado de que tudo é uma coisa só, mas que cada coisa em sua unidade se manifesta de três formas no ser humano, sendo a razão, emoção e a ação;
- Héxade, Lei do Sete ou Lei das Oitavas: significa que nada é estático, tudo está em movimento para se tornar outras coisas. Se refere aos ciclos de transformação e evolução de estados emocionais.
As três figuras juntas(círculo, triângulo e héxade) formam o eneagrama, que significa a integridade a partir da interação de três elementos e que evolui e se transforma sempre.
Como o eneagrama pode ajudar na gestão de pessoas?
O eneagrama ajuda a entender melhor cada indivíduo em seus altos e baixos. Com o perfil de cada pessoa da equipe traçado, essa metodologia permite que a gestão seja feita focada nos pontos fortes de cada um e no desenvolvimento dos mais fracos.
A gestão pode ser feita com tarefas específicas para cada pessoa de acordo com suas qualidades traçadas pelo perfil no teste do eneagrama. Além disso, fica mais fácil investir nas equipes e na relação interpessoal dos times, incentivando cada um através de suas necessidades e objetivos.
O eneagrama ajuda tanto na contratação de profissionais com características específicas, como na gestão interna da empresa, com cada funcionário dando o melhor de si.
Os 9 tipos de personalidade do eneagrama
Como observado, o eneagrama é composto por nove pontas que classificam uma personalidade para cada. Veremos então mais a fundo quais são elas e um pouco mais sobre cada uma.
Tipo 1 – Perfeccionista
São centrados na ação. O eneatipo do perfeccionismo se refere às pessoas que focam na perfeição. Elas dão atenção aos erros, ao que deve ser corrigido e quais ações necessárias. Essa busca por fazer funcionar, fazer dar certo, faz com que elas tenham um vício emocional na raiva.
Pessoas perfeccionistas exigem muito de si mesmas e dos outros. Elas acabam por classificar tudo em dois lados, o certo e o errado, o justo e o injusto. Isso as afasta de suas reais necessidades e acabam se afastando de si mesmas, se apegando a aspectos que não são tão relevantes.
Tipo 2 – Prestativo
São centrados na emoção. Pessoas prestativas conseguem o que querem, ajudam em tudo que puderem e conseguem conquistar as pessoas. No entanto, pessoas com esse eneatipo tem um vício emocional no orgulho, e elas não conseguem reconhecer suas próprias necessidades.
Pessoas prestativas não conseguem aceitar ou pedir ajuda quando precisam, pois idealizam uma imagem de si mesmos, que quando não conseguem suprir essa idealização, sofrem. Eles possuem intolerância quando devem cuidar de si mesmos.
Tipo 3 – Bem-sucedido
São centrados no planejamento e na ação. Pessoas com esse eneatipo buscam conhecimento e sucesso, e seu vício emocional é a vaidade. Eles têm apego com sua imagem e são capazes de qualquer coisa para alcançar seus resultados, podendo ser prejudicial para si próprio ou até mesmo para as pessoas ao redor.
Tipo 4 – Romântico
São centrados nas emoções. O eneatipo romântico consegue ver o que ninguém mais consegue. Eles são sensíveis aos ambientes em que estão, têm emoções instáveis e são pessoas autênticas.
O vício emocional dos românticos é a inveja, eles estão sempre insatisfeitos, buscando uma vida idealizada, que é constantemente comparada com os outros.
Tipo 5 – Observador
São centrados na mente. Pessoas observadoras são racionais e possuem ótimos planejamentos. Elas preferem não se envolver, para ter um melhor olhar crítico das coisas e preferem estar consigo mesmas.
O vício emocional do observador é a avareza. São pessoas frias, calculistas, que acreditam na razão e no uso da mente para conseguir as coisas, descartando o uso de emoções para dar lugar aos pensamentos e à lógica, não se permitindo ser expressivo.
Tipo 6 – Questionador
São centradas na emoção ou na ação. Pessoas questionadoras não gostam de se arriscar e sempre estão desconfiadas do ambiente em que estão inseridas. Elas preferem planejar ao invés de improvisar.
Esse eneatipo possui como vício emocional o medo, já que estão sempre desconfiadas, nunca se arriscando. Pessoas questionadoras normalmente desenvolvem ansiedade, e possuem muita dificuldade em fazer coisas novas e sair da zona de conforto.
Como são muito desconfiados elas podem acabar sendo agressivas em seus questionamentos, que encobrem seus medos e inseguranças.
Tipo 7 – Sonhador
Sonhadores são centrados na mente. Essas pessoas conseguem lidar com inúmeras situações. Eles têm planos que chegam a ser impossíveis, e procuram sempre o prazer.
Sonhadores possuem um vício emocional na gula. Como são otimistas, essas pessoas fogem das dificuldades emocionais e dos desprazeres da vida e acabam por construir uma identidade superficial, que dificulta sua visão sobre as coisas.
Tipo 8 – Confrontador
São centradas na ação. Confrontadores são ótimos em liderar e se expressar. São pessoas que sabem o que querem, são seguros e objetivos com o que se propõe a fazer
O vício dos confrontadores é a luxúria. Eles estão sempre procurando desafios e intensidade. Elas acabam sendo pessoas insensíveis apegadas ao poder e à força. Confrontadores podem ser agressivos e exagerados, não considerando os sentimentos dos outros.
Tipo 9 – Preservacionista
São centradas ou na emoção ou na mente.São pessoas equilibradas emocionalmente e conseguem mediar as situações a favor de um bem para todos. Essas pessoas procuram preservar o status evitando conflitos, para que estejam sempre em paz e com tranquilidade.
Pessoas preservacionistas têm vício emocional na indolência. São pessoas apáticas, que não querem sofrer com a realidade e elas acabam se adequando ao ambiente. Essas pessoas podem expressar calma e serenidade, mesmo que eles não sintam isso, e podem se tornar pessoas indecisas.
Use o eneagrama para desenvolver os times da empresa!
Como vimos, o eneagrama ajuda a entender os pontos fortes e fracos de cada pessoa, tornando os funcionários mais próximos uns dos outros. Entender a personalidade de cada um ajuda no processo de aproximação entre os times, destacando a força de cada um em conjunto, para que não haja conflitos no time, e que os conflitos existentes sejam mediados.
O sistema ajuda não só a identificar como cada funcionário pode contribuir, mas em como cada um pode melhorar visando seu crescimento pessoal, a inteligência emocional e melhorando o ambiente do time.
Pessoas motivadas e com seus pontos fortes reconhecidos são pessoas dispostas a fazer dar certo. O eneagrama irá auxiliar para que o time esteja em equilíbrio e conectado, se tornando cada vez mais forte dentro da empresa e impulsionando seus funcionários.
Conclusão
O eneagrama é um modelo de teste focado no autoconhecimento que nos ajuda a identificar diferentes características e personalidades. Ele é composto por 9 tipos comportamentais e é muito utilizado na gestão moderna de times e pessoas.
Esse tipo de teste é apenas uma das ferramentas que ajudam as empresas a gerenciar dados de bem-estar e comportamentais de seus colaboradores, fortalecendo as dinâmicas e o ambiente de trabalho. Com isso, o RH pode utilizar dados comportamentais dos colaboradores, gerenciando times, orientando atividades e melhorando o clima organizacional.
Com esses dados, é possível entender estratégias internas que tenham reflexos positivos na comunicação, bem-estar e dinâmicas entres os colaboradores.
O ZenManager é a plataforma do Zenklub para RHs que oferece esses dados comportamentais e de bem-estar de forma inteligente para orientar essa e outras estratégias do RH.
Investir em lideranças e no bem-estar dentro da sua empresa garante retorno em bem-estar, qualidade de vida e financeiro para todos. Ganhe em performance e impulsione os resultados da sua empresa investindo em gestão de saúde emocional com o Zenklub.
Referências
DA SILVA CARREIRA, Suely; FRANZONI, Ana Maria Bencciveni; CARREIRA, Manoel. Eneagrama: Ferramenta de autoconhecimento para o processo de gestão de pessoas-Pesquisa Bibliométrica. In: Simpósio de Engenharia de Produção. 2016.