365 dias de histórias | A pandemia e os nossos “lugares”
Não é segredo pra ninguém as dificuldades que todos enfrentamos desde o decreto da pandemia de forma mundial, porém “onde” as pessoas estavam fez toda a diferença na forma como isso reverberou. E não falo apenas de local físico, falo de lugar emocional, lugar financeiro, lugar espiritual.
No meu caso, passei por vários processos internos. Primeiro, a descrença e o questionamento do quanto tudo isso era real. Depois, o medo e o pânico de perder pessoas próximas e amadas, quase toda a minha família está no grupo de risco.
Quando a razão retomou as rédeas, veio o medo de perder o emprego. Nosso time era quase integralmente recém contratado. Fomos contratados em 04/02/2020, fomos treinados e preparados para atuar no setor e em 20/03 retornamos para casa, onde ficamos por mais de 5 meses (trancafiados e adaptando toda a nossa rotina para atuação à distância). Não foi nada fácil, mas aos poucos cada um de nós foi retomando o planejamento, o foco e a vontade de fazer tudo isso dar certo – e manter a sanidade mental estava nos planos.
Mas voltando aos nossos “lugares”… No meu caso, aproveitei o momento em casa e busquei atividades que fariam a diferença em todas as demais relações. Após um episódio de coluna travada, comecei a praticar Yoga com apoio de um aplicativo e foi excelente para corpo, alma e mente!
Também comecei a ter uma rotina de skincare, algo completamente novo pra mim. No financeiro, o custo de vida caiu bastante (em casa, a comida tem mais qualidade e menor custo, a gente não vê “brusinha” em vitrines, não compra e por aí vai). E com isso aprendemos também o quanto a vida pode ser mais simples, com menos acúmulo e mais altruísmo.
Já no espiritual, teve muito espaço para doações, para empatia, para colaboração, mesmo à distância, acredito que estivemos muito perto uns dos outros.
Quanto ao trabalho, a empresa onde atuo deu um show de gestão de pessoas, com ações reais e práticas que fizeram toda a diferença num momento tão conflitante. Alguns exemplos: apoio ao luto dos colaboradores que perderam pessoas, sessões de terapia custeadas para quem estava precisando de apoio profissional, ginástica laboral online, yoga online, 5 dias off para que a equipe pudesse descansar de toda essa loucura e por aí vai. Não só manteve todo o quadro de colaboradores, quanto aumentou exponencialmente o número de vagas, investiu em novos produtos e tecnologia para nossos clientes, adaptou a rotina se forma rápida e estratégica para nos manter seguros, investiu em kits de autocuidado com álcool e máscara para os colaboradores, etc.
O momento é muito sombrio, mas sigo grata porque não tive perdas, estou numa empresa que cuida demais das pessoas e o otimismo em dias melhores é e sempre será minha primeira escolha do dia!
Kelli Cristina da Luz Freire Maciel.