Quem aqui se lembra de como era o mundo antes da internet e dos smartphones? Parece aquele passado distante ~direto do túnel do tempo~, antes da era digital, em que bem-estar tinha outro significado.

A realidade é que, em relativamente pouco tempo, o mundo mudou. E, com ele, vieram novos desafios, como problemas ligados à privacidade e ao uso compulsivo; mas vieram, também, várias oportunidades. Então, que tal se a gente focar na parte boa da coisa toda? 

Hoje, a gente quer falar sobre como o bom uso dos serviços digitais pode trazer mais #bemestar para a sua vida. Só acompanha com a gente abaixo.

Você encontra a sua comunidade

Mesmo pra quem mora em cidades grandes, encontrar a sua tribo nem sempre é fácil – quem dirá, então, para as pessoas que moram nos vários cantinhos do mundo. 

Eis que entra a:

Sim, a internet! Desde a época do Orkut até hoje, a era digital tem sido o campo perfeito para conhecer pessoas que têm o mesmo gosto que o seu; e, uma vez que somos animais sociais, isso faz toda a diferença para o nosso bem-estar. 

Terapia é para quem quer se desenvolver

Com a internet, inclusive, comunidades podem crescer e gerar um grande impacto cultural. O Kpop, por exemplo, começou como um movimento na Coréia do Sul e foi ganhando o mundo pelas redes sociais, com fã clubes que começaram na tela e, depois, migraram para o mundo real.

Você vive toda a sua autenticidade

Além de permitir que você conheça pessoas que você jamais achou que conheceria, as plataformas digitais te dão a oportunidade de produzir o seu próprio conteúdo. Pessoas criativas de diversas áreas estão encontrando nas redes sociais uma forma de mostrar a sua arte.

Entre Instagram, Tumblr, Medium, Pinterest, Twitter e tantas outras redes sociais, sempre surgem novas maneiras de se expressar, sem ter que caber em tantas regras rígidas do mundo real, que frequentemente comprometem nosso bem-estar. Por conta disso, a internet é um espaço fértil para a criatividade e, também, para explorar as suas vontades, gostos e jeitos de se comunicar.

Você cria uma ponte com o mundo real

Para adolescentes que se sentem por fora do seu ambiente escolar e idosos que se veem isolados socialmente, a internet é o canal para reintegrá-los. 

Afinal, como a gente já disse, com um smartphone na mão, qualquer um pode encontrar seu lugar e se expressar de maneira mais genuína. Então, pessoas que se sentem muito sozinhas se veem aliviadas com a companhia de alguém através da tela.

E, mais importante do que isso, acessam maneiras de se relacionar mesmo quando o celular entra em modo avião. Por mensagens, vídeos e GIFs, é possível conhecer novas pessoas, praticar suas habilidades sociais e ganhar segurança para se relacionar com outros grupos. No caso de idosos, eles descobrem uma nova maneira de manter contato com as pessoas, ficando mais fácil lidar com a solidão, sendo possível deixá-la completamente de lado, abraçando completamente o bem-estar.

ATENÇÃO

O digital nunca deve ser um fim, sempre um meio. Ele está aí para nos trazer praticidade e criar novas possibilidades. 

O mesmo vale para a sua #saúdeemocional: você não vai se conectar com todo o seu alívio e todas as suas respostas navegando nas internets. Mas, pela tela do celular, você consegue descobrir novas maneiras de levar uma vida melhor também no aqui e agora, no carne e osso. No fim das contas, é isso que mais importa!

E, não se esqueça: o zenklub está aqui para te ajudar. Pela tela do seu smartphone ou do seu computador, a gente te conecta a um especialista #realoficial, que te acompanha na sua jornada de #autoconhecimento e te ensina as ferramentas necessárias para lidar com esse novo mundo que a gente vive.