Manter o autocuidado na quarentena é primordial para cuidar tanto da saúde emocional, quanto do bem-estar físico. Portanto, veja o que três de nossos especialistas têm a dizer sobre como se cuidar durante o isolamento social.

Autocuidado na quarentena: dicas da especialista Joana Carreirão

Joana, que é naturóloga e pós-graduada em Neurociência, reforça que o autocuidado na quarentena deve ir para além do corpo. Segundo ela, é preciso gerenciar o estresse diário, especialmente por quem trabalha em áreas sensíveis às flutuações econômicas.

Evite o excesso de informações

Para Joana, uma grande fonte de estresse é a exposição contínua a notícias sobre o vírus e a pandemia, por isso ela recomenda:

Selecione apenas uma fonte de informação por dia para se atualizar. Passar o dia assistindo aos noticiários nos deixa em constante alerta, alterando a nossa percepção dos fatos. Com isso, aumenta-se o estresse e mina-se a capacidade criativa frente à situação que nos assola.

E como que o estresse nos afeta?

O impacto do estresse começa no cérebro e se espalha pelo corpo, como Joana explica abaixo:

Primeiro que o estresse é um dos principais gatilhos para a inflamação no corpo. Isso afeta adversamente sistemas cerebrais ligados à motivação e a agilidade mental, bem como leva a problemas de saúde, entre eles diabetes e doenças cardíacas. Segundo que níveis prolongados de hormônios do estresse (cortisol e o CRH – fator de liberação de corticotrofina) têm sido associados a distúrbios de humor e até a ciclos menstruais irregulares. Outro ponto importante é que o estresse constante gera um encolhimento do hipocampo, que é uma região cerebral crítica para aprendizado e memória.

Autocuidado na quarentena: dicas do especialista Rafael Rosa

Instrutor de yoga, Rafael trouxe reflexões importantes que devem estar presentes tanto no autocuidado na quarentena, quanto em nosso dia a dia quando as rotinas voltarem ao normal. Baseando-se em um discurso do professor de meditação Vipassana S.N. Goenka, ele começa questionando:

Quem não busca a paz? Quem não busca a felicidade, a harmonia? Todo mundo precisa delas. Assim como todo mundo fica agitado, perturbado ou infeliz devido a um motivo ou outro: algo desejável não acontece; algo indesejável acontece… E perdemos a paz.

Agitação! Como pode haver paz quando há agitação na mente? É possível sair dessa agitação e desfrutar de verdadeira paz, verdadeira harmonia? Buda, o iluminado, descobriu o caminho: da paz e da felicidade.

Antes de tudo: respire

Em meio a todas as ansiedades da vida, que agora estão exacerbadas para tantas pessoas, nós deixamos de praticar com cuidado, respeito e atenção uma ação tão básica e reguladora para todos nós: a respiração. Por isso, Rafael traz orientações importantes:

O primeiro passo: aprenda a sentar-se e estar ciente da verdade da sua respiração como ela é: a respiração que entra, a respiração que sai; natural, sem esforço. O objeto de toda sua atenção, concentração e consciência é sua própria respiração, que é uma verdade, a verdade da sua vida: a respiração está lá, o tempo todo, desde que nascemos até morrermos.

O caminho, dado pelo iluminado, é o caminho da verdade, a consciência da verdade, e nada além da verdade. Quando você está pleno, ciente da respiração, a mente se acalma, não há agitação

Mas, devido a velhos hábitos, a mente se afasta, ela vagueia. Quando você achar que está vagando, não fique agitado. Apenas aceite o fato, a mente se afastou, e daí? Ela ainda está aí. Quando isso acontecer, apenas volte para a respiração, respiração natural.

Autocuidado na quarentena: dicas da especialista Valdirene Lopes

Atuando com técnicas energéticas e de análise corporal/comportamental, Valdirene Lopes é terapeuta integrativa e traz três dicas práticas para você desenvolver o autocuidado na quarentena.

Liste as suas habilidades

Com mais tempo livre, em vez de passar mais tempo no celular, é possível se dedicar a práticas para se valorizar mais – ao mesmo tempo em que desenvolve-se o autoconhecimento. Por isso, Valdirene dá uma recomendação muito boa para esse período:

Que tal fazer uma lista de suas habilidades? Comece com três e, a cada dia, coloque um novo item na lista – se permitindo comemorar cada nova adição. Assim, quando tudo isso terminar, você estará afinado com as suas potencialidades.

E lembre-se: você é magnífico!

Aprecie-se

A quarentena inevitavelmente fará com que você tenha que passar mais tempo com a própria companhia. Portanto, use essa oportunidade para conviver de maneira mais saudável consigo mesmo, reconhecendo quem você é, do jeito que você é!

Escolha o agora para, a cada momento, aceitar-se como você é! Portanto, aprecie tudo que está em você! E não tenha vergonha de se olhar no espelho e dizer: eu sou o bastante.

Pode parecer pouco, mas esse exercício, tão bom para a autoestima, é um trabalho feito assim, aos poucos, com uma relação positiva consigo próprio. Em geral, nossos diálogos internos são cheios de julgamentos, cobranças e culpas. Por que não mudar essa dinâmica?

Integre esses diferentes momentos

A quebra daquela rotina acelerada, cheia de estímulos, é uma oportunidade muito boa para deixar algumas distrações de lado e se conectar com seu “eu” interno de uma outra maneira. Por isso, a terceira dica da Valdirene é:

Neste momento de isolamento, integre-se! Não economize em apreciar tudo o que está aí dentro de você. Isso vale tanto para habilidades, como também para ideias e sentimentos. Esteja aberto para esta conversa interna: fechado lá fora, mas aberto aí dentro…

Esbanje amor por tudo que encontrar em você. E depois, quando esse momento passar e você puder sair, contagie a todos com seu amor-próprio.

Autocuidado na quarentena: estamos juntos

Encontre mais paz no seu dia a dia de isolamento seguindo as dicas que demos acima. Mas, se mesmo assim você estiver sentindo um desconforto muito grande, não hesite em pedir ajuda.

Para ajudar no autocuidado na quarentena, estamos com o movimento #JuntosEstamosZen. Quem nunca fez uma sessão com a gente vai pode fazer a primeira, de 30 minutos, por somente R$1,00. É só acessar clicar aqui!

Este artigo foi útil?

3.67

Você já votou neste post

Publicado por:

Zenklub

Publicado por:

Zenklub