Você provavelmente já ouviu falar de algum Transtorno de Personalidade. Alguns são famosos, como TOC ou Transtorno Bipolar e, apesar de serem termos usados, muitas vezes, de maneira equivocada, são são transtornos reais.
Os Transtornos de Personalidade são um grupo de doenças mentais em que os traços emocionais e comportamentais de uma pessoa são mal ajustados.
Mas o que exatamente é um traço de personalidade? É simplesmente um aspecto duradouro do comportamento de uma pessoa. Por exemplo: sua tendência à sociabilidade ou ao isolamento, à desconfiança ou à confiança nos outros, e assim por diante.
Um transtorno é diagnosticado quando esses traços de personalidade apresentam um “desvio” significativo em relação aos outros e são muito inflexíveis, prejudicando a adaptação da pessoa a situações do dia-a-dia e causando sofrimento e incômodo em seus relacionamentos pessoais e outras áreas de sua vida.
Hoje, existem diversos TP identificados. Vamos falar sobre os principais tipos e suas características mais marcantes:
A principal característica do Trantorno de Personalidade Paranoide é a tendência à desconfiança de estar sendo explorado, passado para trás ou traído, mesmo que não haja motivos. Outros traços comuns a paranoides:
As pessoas esquizoides têm muita dificuldade de construir e manter relações pessoais e também de expressar emoções. Algumas características do Transtorno de Personalidade Esquizoide:
São pessoas excêntricas, têm crenças diferentes das comuns, experiências de ilusões e pensamentos e falas que “fogem da normalidade”. Conheça outras características da pessoa que sofre de Transtorno de Personalidade Esquizotípica:
Atenção: os dois transtornos acima não devem ser confundidos com esquizofrenia, que é uma doença completamente diferente.
São pessoas que têm o comportamento irresponsável, explorador e insensível, marcado pela completa ausência de remorsos. É desse transtorno que surgem psicopatas e sociopatas. Outros traços do Transtorno de Personalidade Antissocial:
A instabilidade das emoções é o traço mais marcante deste transtorno. A pessoa borderline costuma ter variações rápidas e intensas no estado de humor de um momento para outro, sem um motivo aparente. Conheça outras características do Transtorno de Personalidade Borderline:
O TPB tem sido muito discutido e estudado nos últimos anos. Caso você queira conhecer mais sobre as características e sintomas desse distúrbio, escrevemos um artigo só sobre borderline.
Pessoas com esse transtorno tem a tendência a serem dramáticas e sempre buscarem as atenções para si.
São imaturos e não conseguem encontrar uma maneira mais evoluída de lidar com o meio e outras pessoas. Outros traços da personalidade histriônica:
As pessoas com Transtorno Narcisista se julgam grandiosas e especiais. Por isso, desprezam e exploram os outros em suas relações sociais. Algumas características de narcisistas:
São pessoas extremamente dependentes dos outros: elas precisam de outras para se apoiar emocionalmente e sentirem-se seguras. Conheça outras características das pessoas que têm Transtorno de Personalidade Dependente:
Podemos pensar nesse transtorno como a máxima expressão da Fobia Social. São pessoas inibidas, ansiosas e de autoestima baixa, além de serem excessivamente sensíveis a críticas e rejeições.
Outros traços comuns a essas pessoas com Transtorno de Personalidade Ansiosa:
As pessoas obsessivas têm uma forte tendência ao perfeccionismo, comportamento rigoroso, disciplinado e exigente, com elas próprias e com os outros. Conheça as principais características do Transtorno de Personalidade Obsessiva:
Atenção: Não confunda o transtorno de personalidade obsessiva com o transtorno obsessivo compulsivo (TOC), são transtornos diferentes.
Os Transtornos de Personalidade não têm uma cura conhecida. No entanto, com um diagnóstico correto e um tratamento adequado e eficaz, as características prejudiciais desses distúrbios podem ser controladas e amenizadas, garantindo uma boa qualidade de vida para as pessoas que têm os transtornos e os que fazem parte de sua vida.
Os profissionais que podem realizar adequadamente um diagnóstico de transtorno de personalidade são clínicos gerais, neurologistas, psiquiatras e psicólogos.
Eles podem identificar se você ou algum amigo e familiar tem traços característicos de um transtorno por meio de uma avaliação mental, análise de histórico médico e gravidade dos sintomas experienciados.
O uso de medicamentos não é sempre o mais indicado para tratar os sintomas dos diversos transtornos de personalidade. Somente um médico pode dizer se é ou não o método mais eficaz e, caso seja, qual remédio e a dosagem mais adequados, assim como quanto tempo deve durar esse tratamento.
No entanto, alguns alertas são extremamente importantes: sempre siga corretamente as orientações do seu médico e, em hipótese alguma, faça a automedicação.
Também não pare o uso do medicamento sem consultar seu médico antes.
A terapia é a principal forma de tratamento de pessoas que têm transtornos de personalidade.
Mesmo que o foco desse processo seja sempre controlar os sintomas, cada transtorno costuma ter uma abordagem de tratamento diferente.
A terapia pode ser individual, grupal ou familiar. (Se nunca fez terapia, escrevemos um artigo para você perceber melhor como é uma sessão de terapia.)
Na orientação psicológica, o foco do profissional é ajudar essas pessoas a enxergar conflitos inconscientes que contribuem para causar os sintomas e traços característicos de seu transtorno, como a incapacidade de tomar decisões de vida importantes ou a incapacidade de iniciar e manter relacionamentos saudáveis e duradouros.
A terapia também ajuda essas a pessoas a se tornarem mais flexíveis e perceber como interpretam situações de sua vida, padrões de comportamento que prejudicam seu cotidiano, afetam o seu convívio e suas percepções de si mesmas e do mundo.
O tratamento terapêutico pode ser muito eficaz em ajudar a pessoa com transtorno de personalidade a desenvolver maneiras mais saudáveis de controlar suas emoções e lidar melhor com dificuldades, reduzindo o seu sofrimento em vez de aumentá-lo.
Aqui no Zenklub, temos diversos psicólogos especializados em diferentes tipos de terapia e abordagens, para te ajudar a compreender e controlar seus comportamentos e emoções que prejudicam sua rotina e relações pessoais.