Todos temos dias que são mais estressantes, não é mesmo? Ou acordamos nos sentindo sem energia, com dificuldade de fazer as atividades que estamos acostumados. É preciso encontrar um espaço na rotina para relaxar e recarregar as baterias. Muitas técnicas de respiração pode ajudar nesses casos.

A utilização de técnicas de respiração para relaxar são muito populares hoje. Reservar alguns minutos por dia para ficar atento ao seu corpo pode aliviar o estresse, diminuir ansiedade, além de melhorar sua saúde de maneira geral. Por isso, compartilharemos com você 3 técnicas que você pode aplicar no seu dia a dia:

1 – Sama Vritti/Respiração quadrada

É uma das técnicas do pranayama hindu conhecida dos iogues que pode ser praticada em qualquer lugar e hora, mas ela pode ser muito eficaz se você fizer deitado. A intenção aqui é proporcionar relaxamento e distraí-lo dos pensamentos negativos que podem estar surgindo na sua mente. Esse exercício é muito utilizado para controle de crises de ansiedade.

Como fazer: você pode começar respirando lentamente. Depois inspire contando até quatro, exale contando novamente até o mesmo número. Inspire e exale pelo nariz, pois isso dá mais resistência ao exercício. Com o tempo você pode aumentar esse contagem. Iogues mais experientes podem fazer essa contagem utilizando o número 8. Porém isso não é uma competição, ok? Você pode sentir que não consegue começar com o número quatro. Comece respirando e contando até três. A intenção aqui é apenas acalmar o sistema nervoso e reduzir o estresse.

2 – Técnica de respiração abdominal

Muitas situações na nossa rotina podem causar crises de ansiedade. Um teste muito importante, um exame médico, mudanças na rotina. A respiração abdominal vai ajudar você a voltar a um estado mais relaxado. Quando estamos constantemente em situações limite, podemos não mensurar o quanto respirar pode fazer a diferença para o nosso controle emocional.

Como fazer: coloque uma mão sob seu peito e a outra em sua barriga, respira fundo pelo nariz procurando inflar a região do diafragma e fazendo com que os pulmões fiquem cheios de ar. Solta pela boca. A intenção é inspirar e exalar de seis a dez vezes, de maneira lenta. Basta fazer isso cerca de 10 minutos por dia e os benefícios vão começar a aparecer. 

3 -Nadi Shodhana ou respiração alternada

Também conhecida como uma das técnicas de respiração Pranayama, além de relaxar busca limpar os canais e fazer com que os praticantes dessa técnicas sintam-se energizados e prontos para o dia que está começando.

Como fazer: sente-se em uma posição confortável, sinta que está a vontade para começar o exercício. Usando o seu polegar direito tape a sua narina direita fazendo com que nenhum ar entre por meio dela. Inspira com o lado esquerdo profundamente. Quando chegar seu pulmão já estiver cheio use o dedo anular para tapar a narina esquerda e solte e expire pela direita. Continue fazendo o mesmo padrão por alguns minutos.

Você acredita que essas técnicas vão ajudar você no seu dia a dia? Nos conte na área de comentários.

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