Antes de sabermos se a depressão tem cura, ficam aqui 6 fatos sobre a doença mais incapacitante do mundo segundo a Organização Mundial de Saúde:

1 – O problema é maior do que parece

De acordo com estudo do IBGE, 7,6% da população adulta do Brasil já foi diagnosticada com a doença. Isso corresponde a 11 milhões de pessoas. É quase a população inteira de Cuba.

2 – As mulheres estão mais sujeitas

A relação de pessoas com depressão no Brasil é de duas mulheres para um homem. Isso acontece porque os hormônios femininos são mais revoltos e porque a população feminina está mais exposta a eventos traumáticos, como abuso sexual. Saiba mais sobre a depressão nas mulheres.

3 – Depressão não é bad

Depressão é doença. Pessoas depressivas têm muita dificuldade para superar eventos traumáticos ou momentos de estresse. Quem não tem a doença, eventualmente, levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima.

4 – Quanto mais rápido for feito o tratamento, melhor

Quando atacada no início, a depressão pode ser tratada apenas com o acompanhamento de um psicólogo. Se o caso for mais avançado, é preciso aliar esse trabalho ao de um psiquiatra, que ministrará remédios.

5 – A árvore genealógica pode jogar contra você

Existem estudos que apontam que se um dos pais tem depressão, as chances de o filho desenvolver a doença são três vezes maiores. Se os dois pais têm a doença, o número aumenta para 75%.

6 – Dá pra evitar

Hábitos simples como prática de exercícios físicos ou meditação podem manter a depressão longe. Comer alimentos como arroz integral, couve e grão de bico também ajudam na prevenção da doença.

Mas então, a depressão tem cura?

Depressão não é um bicho de sete cabeças e atinge muito mais pessoas que você imagina. Se tratada no início, pode ser facilmente controlada e curada. O importante é se informar sobre o assunto e procurar ajuda profissional. O Zenklub tem um time de profissionais  preparados para tratar do assunto.


Faça o teste clínico de depressão

O reconhecimento e diagnóstico de depressão nem sempre são simples. Se você quer saber se tem depressão, clique no link: teste de depressão  e faça um questionário de 8 perguntas (duração menos de 1 minuto). O teste é adaptado do teste científico Americano criado pelo Dr. Spitzer e Dr William (PHQ – Patient Health Questionnaire).

Zenklub

Zenklub

Proporcionar um estilo de vida mais saudável e permitir que as pessoas se empoderem da sua saúde emocional e bem-estar é o objetivo do Zenklub. Para além das matérias no blog, no site você pode consultar um psicólogo por vídeo-chamada de onde estiver. São mais de 80 psicólogos a um clique de distância.
Zenklub