SIPAT: o que é, objetivos e importância para a segurança do trabalho
A SIPAT é a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, um evento obrigatório, previsto na NR-5 e na Portaria nº 3.214, que deve ser realizado anualmente, em empresas que possuem CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).
Essa iniciativa busca promover palestras, dinâmicas e treinamentos para conscientizar os colaboradores sobre a importância da prevenção de acidentes, doenças ocupacionais e da promoção da saúde e segurança nos espaços laborais.
Leia o nosso artigo e entenda o que é SIPAT, seus objetivos e a importância para a segurança no ambiente de trabalho. Confira!
Objetivos da SIPAT
A SIPAT é um evento que possui uma série de objetivos, que incluem os seguintes:
- Reforçar a importância da prevenção de acidentes e conscientizar os trabalhadores sobre as práticas necessárias para promover ambientes saudáveis e seguros para todos.
- Resgatar hábitos adequados que, muitas vezes, podem ser esquecidos na rotina, promovendo comportamentos mais responsáveis e seguros.
- Incentivar uma postura ativa diante de cenários de risco, capacitando os funcionários a detectar e corrigir atividades ou atitudes que coloquem em risco a sua segurança e a dos outros.
- Fortalecer o vínculo entre empresa e trabalhador, promovendo espaços de cuidado mútuo.
A SIPAT é obrigatória a partir de quantos funcionários?
De acordo com a legislação, não há uma quantidade mínima ou máxima de funcionários necessários para a realização da SIPAT.
Na verdade, a legislação determina que toda empresa deve formar uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (CIPA), além de promover a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho.
Somado a isso, a lei estabelece também que toda organização que adota o regime formal de contratação CLT (Consolidação das Leis Trabalhista) precisa eleger membros para formar a CIPA.
Qual a importância do SIPAT para as empresas e funcionários?
Muito mais do que uma ferramenta obrigatória por lei, a SIPAT é uma iniciativa muito importante e necessária para conscientizar os colaboradores sobre as medidas de segurança essenciais para prevenir acidentes de trabalho.
Lembre-se que, quanto mais informação sobre os cuidados essenciais nos espaços laborais, mais seguros ficarão os trabalhadores.
Além de preservar a integridade física de todos, essa iniciativa gera maior confiança na empresa, otimiza processos e melhora a performance dos funcionários no trabalho.
Ao realizar a SIPAT, a empresa não cumpre apenas uma obrigação, mas promove conhecimento, contribui para uma consciência coletiva e estimula a reflexão sobre o tema.
Com isso, é possível reduzir a ocorrência de doenças ocupacionais, físicas e psicológicas, promovendo segurança e qualidade de vida no ambiente de trabalho e na vida pessoal.
O que diz a legislação sobre o SIPAT?
A realização da SIPAT está prevista no “inciso IX, do art. 4º, da Lei 13.174/01”. Confira o texto na íntegra:
Art. 4º – Para cumprir seu objetivo, a CIPA deverá desenvolver as seguintes atividades:
IX – promover anualmente a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT.
Principais temas abordados na SIPAT
Os temas abordados na SIPAT são baseados em análises feitas pela CIPA de cada empresa, levando em consideração registros de acidente, afastamentos, pesquisas e feedbacks dos próprios colaboradores.
Recomenda-se que 50% das palestras devem tratar de temas relacionados à prevenção de acidentes e doenças do trabalho, e os outros 50% para temas que envolvem a prevenção e promoção de saúde.
Vale lembrar que a definição de temas é livre, mas deve ser planejada de forma estratégica para que o evento aborde assuntos relevantes para a segurança de todos.
Listamos a seguir ideias de temas que podem ser discutidos na SIPAT:
- Prevenção e combate a incêndio;
- Primeiros socorros;
- Ergonomia;
- Equipamento de Proteção Individual (EPI);
- A importância do sono de qualidade;
- Saúde da mulher;
- Estresse e síndrome de burnout;
- Motivação e performance;
- Prática de exercícios físicos;
- Cuidados com a saúde mental.
Quem organiza a SIPAT?
A SIPAT deve ser organizada pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). A criação dessa comissão é obrigatória para empresas que se enquadram nas diretrizes da NR-5, como número de empregados e o nível de risco da atividade econômica.
Sendo assim, sempre que existir a CIPA em uma empresa, a promoção anual da SIPAT também é obrigatória.
Veja como organizar uma SIPAT na sua empresa [Passo a passo]
É muito importante que primeiro sejam estabelecidos os membros da empresa responsáveis pela organização do evento, formando a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.
Essas pessoas serão responsáveis por definir temas, datas, locais e outras exigências do evento.
Por ser um evento importante e de grande porte, é importante que a organização seja feita com antecedência, garantindo assim que todos os detalhes sejam planejados com cuidado.
Organize quando acontecerá a SIPAT
A SIPAT deve ocorrer todos os anos, conforme estabelece a NR-5. Para isso, a empresa deve definir o período que mais se adequa às suas operações, sendo recomendado evitar meses de férias coletivas ou com alta demanda de trabalho.
Esse cuidado é necessário para garantir maior participação dos colaboradores. Além disso, os horários do evento devem respeitar a jornada de trabalho - no expediente ou em momentos estratégicos - como começo ou fim do turno.
Defina as atividades e temas da SIPAT
Durante os encontros, a SIPAT pode promover diferentes ações e palestras, respeitando sempre temáticas associadas à saúde e segurança no trabalho.
Sendo assim, é possível promover palestras e workshops sobre prevenção de acidentes, saúde mental, ergonomia, uso correto de EPIs, combate ao assédio e estresse no trabalho.
A CIPA também pode promover dinâmicas divertidas que abordam situações do dia a dia, fazer distribuição de materiais informativos que reforçam temas da SIPAT sobre segurança, saúde e hábitos saudáveis.
Essas atividades também podem incluir serviços de promoção de saúde, como aferição de pressão, avaliação postural, testes de visão, orientação nutricional e ginástica laboral.
Para escolher as melhores iniciativas, o ideal é avaliar o perfil dos colaboradores e os riscos mais comuns nos espaços laborais.
Procure especialistas
O ideal é que a empresa, ao definir os temas, procure especialistas sobre o assunto para palestrar, realizar atividades e orientar os colaboradores.
Por exemplo: ao falar sobre Síndrome de Burnout, o ideal é que um psicólogo especialista na área de orientação e guie o papo sobre o assunto. Essa é a melhor maneira para fornecer informações relevantes e confiáveis aos seus colaboradores.
Faça a divulgação
Também é papel dos membros da CIPA realizar uma divulgação eficiente para atingir todos os colaboradores e pessoas envolvidas da SIPAT.
Essa comunicação interna, realizada por meio de intranet, murais, cartazes, e-mail, entre outros canais, deve gerar interesse e motivar a participação de todos os funcionários.
Documente e gere dados
Após o evento, é muito importante que sejam coletados dados e elaborar um relatório que permita avaliar a eficiência da ação realizada.
Além disso, ouvir os colaboradores possibilita aprimorar ainda mais a realização do evento.
Como promover a participação dos funcionários no SIPAT?
Para garantir a participação dos funcionários no SIPAT, confira alguns cuidados importantes:
- Defina as atividades e temas da SIPAT: engajar e motivar os colaboradores nesses eventos pode ser um desafio, já que muitos encaram como uma obrigação para não contrariar líderes e gestores.
A equipe organizadora pode tomar algumas atitudes para que, além de uma obrigação, o evento seja interessante e tenha um real valor para os funcionários.
- Permitir a sugestão de temas: uma forma de engajar os colaboradores é possibilitar que os temas sejam escolhidos por eles. Dessa forma, serão assuntos relevantes e pertinentes para seu dia a dia, além de gerar o interesse inicial pelo evento.
Isso pode ser feito por meio de pesquisas de opinião, caixinha de sugestões ou de reuniões com as equipes. O importante é que a organização do evento demonstre interesse também pelos assuntos desejados.
- Incluir temas importantes para discussão: a relevância dos assuntos apresentados também influencia diretamente na motivação dos participantes.
Por isso, recomenda-se que antes de definir os temas abordados, seja feita uma análise de pautas pertinentes e importantes para o grupo que participa da SIPAT.
- Fornecer um coffe break para os funcionários: longas horas de palestras, workshops e atividades pode ser cansativo, por isso, faça coffee breaks para os funcionários, forneça um almoço diferente e torne isso em um momento de descontração e integração.
Confira como o Zenklub pode ajudar sua empresa!
Muito mais do que uma série de palestras, atividades e dinâmicas, a SIPAT tem como objetivo conscientizar sobre a importância da prevenção, incentivar ambientes mais seguros, além de relembrar boas práticas, que acabam sendo deixadas de lado.
Se você busca promover espaços saudáveis para os seus funcionários, o Zenklub corporativo oferece soluções para promover a segurança e bem-estar nos espaços laborais.
Nossa equipe também auxilia no desenvolvimento de programas personalizados de saúde mental e bem-estar, além de promover treinamentos regulares para líderes e equipes.
Para saber mais sobre como podemos ajudar a sua empresa, conheça o Zenklub Corporativo.