O fato de muitas mulheres ganharem mais do que o parceiro não deveria gerar desconforto no relacionamento. Mas, apesar de o número de lares brasileiros chefiados por mulheres ter subido (dados do Ipea mostram que em 1995, 23% das casas tinham mulheres como pessoas de referência. Em 20 anos, o índice saltou para 40%), quando elas ganham mais do que eles, a diferença ainda é foco de discussão.

Isso porque, mesmo com os avanços em relação aos direitos da mulher e à igualdade entre os gêneros, muitas pessoas ainda preservam o conceito de que o homem é quem deve ser o provedor da casa. Corrobora com essa ideia o fato de as mulheres ganharem menos do que os homens no mercado de trabalho. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgados no final do ano passado revelam que os homens ganham em média R$490 a mais do que as mulheres no mercado de trabalho.

Quando a realidade é diferente disso, muitos relacionamentos costumam passar por momentos difíceis. O blog do Zenklub convidou a psicóloga Luciana Taguti para comentar o assunto e falar sobre o que é possível fazer para manter o relacionamento saudável diante do desequilíbrio financeiro entre os parceiros.

O problema no relacionamento

Quando são as mulheres que ganham mais do que os homens podem surgir problemas no relacionamento porque, mesmo hoje, muitos homens se sentem constrangidos e sentem seu orgulho e virilidade atingidos por esta situação. Muitos homens não estão preparados ou não foram educados, para ter uma relação profissional e de poder igualitária em relação à mulher. A mulher com uma renda maior ou na situação de arrimo da família, foge dos padrões tradicionais que estabelecem socialmente o homem como o principal provedor.

Há ainda a diferença de conceitos, valores e crenças que fazem com que muitos homens terminem seus relacionamentos, por não aceitarem e não saberem lidar com a independência das mulheres, pois elas passam a não serem mais submissas e dependentes deles. É como se a proteção e o sustento da família, no passado vistos como as principais funções sociais do homem, deixassem de existir.

Como evitar o problema

As formas de diminuir os riscos de um problema decorrente da diferença de renda são: em primeiro lugar, dialogar para saber como o parceiro se sente frente a essa situação e depois apoiá-lo e incentivá-lo no seu desenvolvimento e crescimento na carreira ou mesmo a sua dedicação a uma nova atividade profissional que ele demonstre vocação ou realmente goste. Mostrar também que o trabalho e a renda dele são tão importantes quanto a da mulher, também pode amenizar o mal estar. Manter um padrão de vida que seja condizente com a renda mensal de ambos, não apenas com a da mulher, é mais uma atitude que evita situações de saia justa.

Culpa por ganhar mais

Um dos indícios de que a mulher possa estar se diminuindo para não constranger o parceiro é se sentir culpada por ganhar melhor, inconscientemente, pode estar passando na cabeça da mulher que ganhar salários maiores não é um direito feminino diante do homem. As mulheres sempre deveriam se sentir orgulhosas pelas suas conquistas, pois em sua grande maioria, chegaram na posição que ocupam por méritos.

Se o parceiro não obteve o mesmo resultado, a culpa não é dela. Na verdade, em um relacionamento saudável, independente do sexo do parceiro, ele deveria ficar feliz pelas conquistas do outro. Uma relação, seja de amizade, um namoro ou um casamento, passa pelo companheirismo, pelo apoio e pela felicidade verdadeira nas conquistas de quem gostamos.

Para evitar possíveis consequências negativas da mulher ganhar mais do que o homem, procure analisar o que realmente está incomodando e converse com seu parceiro sobre o assunto. Não se sinta culpada por ganhar mais, isso não está certo. A solução mais prática é o homem se reciclar, merecer e pedir um aumento ou até mesmo procurar um trabalho onde consiga ganhar mais. O parceiro incomodado por ganhar menos deve se motivar a melhorar e não o que ganha mais se diminuir para que o outro não se sinta mal.

Como evitar esse tipo de comportamento?

Em qualquer problema no relacionamento, não existe ferramenta mais poderosa que o diálogo e a falta dele é o principal problema de casais hoje. O erro das pessoas é supor que o que o incomoda está claro para o outro e, a não ser que você diga, saiba que provavelmente não está.

Desta forma, todo assunto pode ser elaborado, estressado, argumentado e questionado. Dialogar não deve se confundir com brigar, não é tirar satisfações, não é cobrar o outro, é principalmente ouvir. Verificar o ponto de vista da outra pessoa e buscar uma solução, independentemente de qual seja o problema.

Terapia para casais pode ajudar, e muito. Mas você também pode fazer terapia individual. Caso busque por uma psicóloga online, temos especialistas prontas para atender.