Para identificar conflitos no trabalho, os gestores devem ficar atentos a alguns sinais, já que eles costumam se manifestar por meio de queda na produtividade, problemas de comunicação, tensão entre as equipes e afastamentos por motivos emocionais.
Reconhecer precocemente esses indícios de conflitos entre os colegas de trabalho, possibilita uma atuação preventiva, preservando a saúde mental no trabalho e garantindo um ambiente saudável.
Leia o nosso artigo e entenda como identificar, gerenciar e preservar o bem-estar no ambiente profissional.
Por que acontecem conflitos no trabalho?
Muitas questões podem motivar conflitos no trabalho, comprometendo o clima organizacional e a saúde mental dos colaboradores. Os motivos mais comuns que leva a desentendimentos no ambiente de trabalho costumam ser:
- Diferenças de personalidade: as pessoas possuem formas de pensar, valores e perfis diferentes, o que pode gerar conflitos no trabalho e atritos contínuos, quando não identificados e gerenciados.
- Falhas na comunicação: a falta de clareza e a má interpretação de mensagens, uso de canais inadequados, silêncios excessivos e ruídos na comunicação podem gerar conflitos entre colegas e mal-entendidos.
- Divergência de valores e expectativas: quando os funcionários têm princípios, visões e expectativas diferentes no que tange ao trabalho, é comum o surgimento de atritos frequentes, que podem prejudicar a qualidade das entregas.
- Falta de clareza nas funções: ausência de definições claras de papéis e direcionamentos confusos por parte dos gestores tendem a resultar em estresse e sentimento de injustiça.
- Mudanças organizacionais: alterações em processos, equipes, liderança, funções e estrutura podem gerar resistência e insegurança, que tendem a resultar em conflitos no trabalho e queda na produtividade no trabalho.
- Competição entre os profissionais: a disputa entre colegas de trabalho por reconhecimento e recompensas podem intensificar os atritos, prejudicando até a saúde mental no trabalho.
Tipos de conflitos mais comuns no ambiente de trabalho
Conflitos no trabalho se dividem em quatro: intrapessoais (conflitos internos), interpessoais (conflitos com outra pessoa), intragrupais (conflitos no grupo) e intergrupais (conflitos entre grupos). Confira quais são os mais frequentes:
- Conflitos intrapessoais: surgem quando o próprio profissional enfrenta problemas internos, como dúvidas sobre escolhas profissionais, demandas prioritárias e dificuldade em equilibrar vida pessoal e profissional.
- Conflitos interpessoais: problemas que resultam em confrontos diretos entre colegas, como divergências de interesses, opiniões e forma de trabalho, etc.
- Conflitos intragrupais: motivados quando membros do mesmo time não conseguem entrar em um acordo, comprometendo o clima organizacional e a cooperação.
- Conflitos intergrupais: ocorrem quando departamentos diferentes entram em disputa, que pode ser por reconhecimento, uso de recursos e forma de atuação.
Quais os impactos dos conflitos no ambiente de trabalho?
A existência de conflitos no trabalho pode acarretar impactos relevantes para o clima organizacional, gerando consequências que comprometem o bem-estar no ambiente profissional.
- Redução da produtividade: profissionais envolvidos em atritos perdem a concentração para a realização de tarefas, resultando em queda de produtividade.
- Deterioração do clima organizacional: atritos constantes tornam o ambiente tóxico, que resulta em falta de confiança, desmotivação, queda na qualidade e aumento do absenteísmo.
- Impacto na saúde dos profissionais: conflitos no trabalho podem desencadear problemas emocionais, como ansiedade, estresse, depressão, fadiga e insônia, o que pode aumentar os afastamentos por problemas emocionais.
- Desgaste da imagem da organização: atritos mal gerenciados afetam o clima interno, mas também podem comprometer a reputação da empresa no mercado, influenciando a percepção de parceiros, clientes, investidores e profissionais.
- Problemas operacionais e queda na qualidade: conflitos no trabalho podem resultar em atrasos de entrega, retrabalho, baixa qualidade e prazos perdidos, comprometendo a confiança de clientes e parceiros.
Sinais de que um conflito está afetando o bem-estar emocional dos colaboradores
Em geral, conflitos dentro de empresas é algo esperado que aconteça. Divergências também são ótimas formas de encontrar novas respostas para problemas. Porém, quando os relatos de conflitos no trabalho pelos colaboradores se tornam muito frequentes, é importante ligar o alerta.
Conflitos no trabalho podem afetar o bem-estar emocional dos colaboradores, refletindo em sintomas físicos, psicológicos e comportamentais:
Sintomas físicos causados por conflitos no trabalho
- Distúrbios do sono;
- Cansaço excessivo;
- Falhas de memória;
- Desconfortos frequentes (região lombar, musculares ou de dor de cabeça);
- Fadiga generalizada;
- Problemas gastrointestinais;
- Pressão alta;
- Palpitações.
Sintomas emocionais causados por conflitos no trabalho
- Ansiedade;
- Estresse crônico;
- Irritabilidade;
- Mudanças de humor;
- Sensação de sobrecarga;
- Sentimento de tristeza recorrente;
- Apatia
- Desânimo, inutilidade;
- Baixa autoestima.
Sintomas comportamentais causados por conflitos no trabalho
- Desinteresse;
- Isolamento social; afastamento de atividades;
- Falta de iniciativa;
- Queda na produtividade e rendimento;
- Esquecimentos;
- Falta de criatividade.
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Como lidar com conflitos de forma saudável?
Lidar com conflitos de forma saudável requer a adoção de metodologias de psicologia positiva para promover espaços seguros para diálogos e relações mais empáticas e equilibradas.
Nesse sentido, a escuta ativa é fundamental no contexto organizacional, uma prática que se baseia em ouvir o outro com total atenção e analisar o que está sendo ouvido para, assim, formular uma resposta acolhedora e coerente com o cenário.
Além disso, a empatia também permite que a pessoa se sinta segura, compreendida e valorizada, promovendo uma confiança mútua e a cooperação, diminuindo eventuais tensões e contribuindo para a obtenção de soluções permanentes.
Para fazer uma mediação de conflitos de forma eficiente, usar a comunicação não-violenta é uma estratégia eficiente.
Esse método de comunicação cria uma estrutura baseada na observação objetiva, na expressão transparente de emoções e na identificação de necessidades.
A finalidade dessa abordagem é manter uma conexão real, estabelecer um respeito mútuo e fortalecer a cultura do diálogo, criando espaços de segurança psicológica, o que contribui para o aprendizado de todos os envolvidos.
Outro cuidado importante para lidar com conflitos no trabalho é manter o controle emocional, principalmente, em momentos de tensão.
Nessas situações, evite reações impulsivas, pratique autorregulação emocional e mantenha uma postura de respeito para ter a racionalidade e a clareza diante de conflitos no trabalho.
Essas são apenas algumas boas práticas para transformar atritos em oportunidades de desenvolvimento, promovendo um clima empático e de respeito coletivo.
Quando e como buscar mediação de outro profissional?
Em muitos casos de conflitos no trabalho, a mediação profissional é o melhor caminho para garantir uma resolução imparcial, preservar as relações e promover um diálogo saudável entre as partes.
Uma mediação profissional pode ser uma boa escolha quando os atritos são persistentes e complexos ou quando começam a prejudicar de maneira significativa o ambiente de trabalho e a saúde emocional dos trabalhadores.
Isso é ainda mais necessário quando o diálogo informal já foi buscado, mas não trouxe os resultados desejados. Nesse caso, o ideal é contar com o apoio de líderes, profissionais de Recursos Humanos ou mesmo mediadores externos contratados.
Muitas empresas, como a Coca-Cola, por exemplo, possuem programas internos de mediação para promover um clima organizacional saudável e empático, reduzindo os conflitos no trabalho e aprimorando a satisfação dos colaboradores.
Contar com a mediação profissional contribui para diminuir tensões entre as equipes de maneira ágil e eficiente, fortalece a confiança mútua e aumenta a produtividade, além de preservar a saúde mental no trabalho e evitar eventuais processos trabalhistas,
O papel dos líderes na gestão de conflitos
Os líderes e também o setor de RH (Recursos Humanos) têm papel importante na gestão de conflitos no trabalho.
Isso porque, cabe à liderança reconhecer eventuais tensões entre as equipes e construir um ambiente organizacional saudável, de modo a evitar estresse e a depressão no trabalho, proporcionando um clima favorável à preservação da saúde mental das equipes.
A atuação preventiva dos líderes pode envolver uma série de práticas, que incluem a escuta ativa para compreender as questões de maneira empática, facilitando e fortalecendo o diálogo com os colaboradores.
Para evitar conflitos no trabalho, é importante também que os gestores definam regras claras e métodos de comunicação, como feedback estruturado para criar espaços de segurança psicológica e uma comunicação não violenta.
Esses cuidados garantem que os conflitos no trabalho sejam enfrentados com transparência, maturidade e abordagens resolutivas, que promovam um clima harmonioso e equilibrado entre os colaboradores.
Lembre-se que a liderança deve transmitir equilíbrio emocional às equipes e buscar sempre a mediação de conflitos de forma imparcial, atuando como facilitadores e demonstrando autocontrole e empatia com todos.
Essa postura melhora e fortalece a confiança, ajuda a reduzir estresse e ansiedade entre os colaboradores, contribuindo, assim, para promoção de um clima saudável e para preservação da saúde mental dos trabalhadores.
Transforme conflitos em oportunidades de crescimento
Transformar conflitos no trabalho em oportunidades de crescimento pode ser desafiador, mas com uma gestão construtiva e estratégica, é possível manter uma ambiente de confiança mútua e colaboração, no qual as divergências fazem parte da evolução coletiva.
A gestão eficaz dos conflitos no trabalho proporciona maior segurança psicológica, o que possibilita que os colaboradores se sintam mais seguros para desenvolver suas atividades, propor ideais, admitir falhas e assumir responsabilidade sem receio.
Essa abordagem contribui para a cooperação, o aprendizado contínuo e o aprimoramento dos processos, refletindo na eficiência e na produtividade das equipes, que passam a enxergar conflitos no trabalho como uma fonte de aprendizado.
Tudo isso é capaz de melhorar os resultados operacionais, fortalecer a cultura da empresa e diminuir índices de rotatividade, tornando o ambiente mais saudável a longo prazo.
Enfrente os desafios do dia a dia com mais equilíbrio com a Zenklub
Lidar com conflitos no trabalho pode ser desafiador e, por isso, requer cuidado, equilíbrio emocional e suporte adequado.
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