O que é benchmarking? Veja sua importância e como colocar em prática!
O benchmarking é uma arte que qualquer negócio precisa saber usar.
Afinal, a melhor forma de obter sucesso em um empreendimento é aprender com aqueles que já atuam no setor e observar as medidas mais bem sucedidas.
Neste artigo vamos ver como colocar a teoria do benchmarking na prática a fim de promover o progresso do empreendimento em que você trabalha!
Tenha uma excelente leitura!
Benchmark: o que é
Apesar do nome ser um tanto desconhecido para nós brasileiros, o benchmark é um termo em inglês que se refere à observação de empresas que realizam um determinado trabalho ou prestam um certo serviço.
Assim, quando se refere ao benchmarking se refere à análise de uma série de possíveis aspectos que englobam as corporações, entre elas:
- Produto;
- Processo;
- Função;
- Abordagem nos negócios.
É claro que o benchmark de uma empresa deve ser orientado de acordo com seus valores e modelo de negócio.
Por exemplo, uma corporação que aplica o ESG, não deve focar no benchmarking de empresas que não atuem com esse mesmo viés.
Quais são os tipos de benchmarking?
Apesar de você já saber o que é o benchmarking de uma forma genérica, há vários tipos dele que é importante conhecer:
Competitivo
O Benchmarking competitivo é aquele focado em organizações que disputam o mesmo mercado.
Assim é possível traçar estratégias para modelar aquilo que funciona para empresas concorrentes e descobrir as lacunas de mercado que ainda não são supridas.
Ou seja, ao fazer um bom benchmarking competitivo, uma empresa tem o arsenal de conhecimentos necessários para progredir pelo caminho mais curto.
Genérico
Este acontece quando uma certa atividade interna da empresa é “destrinchada” para considerando os seguintes aspectos:
- Pessoas;
- Processos;
- Tecnologia.
Dessa maneira é possível identificar possíveis gargalos que impedem o pleno desenvolvimento da atividade.
Performático
Todo negócio precisa ter métricas.
E o benchmarking performático nada mais é que a análise dos indicadores de um negócio.
Ao rastrear métricas e indicadores-chave de desempenho (KPIs), os líderes e gestores podem identificar pontos que estão progredindo e aqueles que precisam de estímulos adicionais.
Interno
Embora o conceito tradicional de benchmarking envolve uma análise externa, é possível fazer o chamado benchmarking dentro de uma empresa.
Mas diferente do genérico, no benchmarking interno compara-se processos semelhantes dentro da própria empresa.
Nesse sentido, é importante que os setores estejam alinhados para metrificar suas performances, fornecendo dados concretos para as análises.
Importância do benchmarking no ambiente digital
No ambiente digital é importantíssimo explorar o potencial do benchmarking.
Afinal, com a ajuda da tecnologia tanto processos internos como externos de empresas podem ser analisados.
Assim, diferente de uma análise presencial de empresas, no meio virtual é possível dinamizar as comparações e críticas às atividades.
Por exemplo, pode-se usar a Internet para verificar estratégias de marketing de negócios do mesmo setor que estão tendo sucesso.
Além disso, pode-se entender como certos investimentos melhoram a eficiência e eficácia dos colaboradores dentro de projetos.
Como fazer um benchmarking: passo a passo
Basicamente, os pilares do benchmarking são quatro:
- Analisar;
- Interpretar;
- Avaliar;
- Mensurar.
Ou seja, em um primeiro momento é importante analisar as informações, catalogando todos os dados evidenciados.
Na sequência, interpreta-se cada dado de acordo com o contexto, negócio ou até mesmo circunstância em que as operações ocorreram.
Assim é possível diluir eventuais vieses que surgem durante a análise de benchmarking.
Com isso posto, avalia-se como as informações obtidas podem melhorar as políticas da empresa, atingindo mercados novos e ou mais qualificados.
Por fim, por meio das métricas, faz-se a mensuração que compara os progressos com o benchmarking.
Ferramentas no benchmarking
Hoje, com o advento e consolidação da Internet, é possível usar várias ferramentas virtuais para aprimorar o benchmarking.
Assim, pode-se avaliar uma série de métricas importantes para a construção de projetos mais assertivos.
Afinal, ao se observar exemplos de empresas no mesmo setor pode-se manter o que funciona e ressignificar aquilo que não dá resultado.
Algumas ferramentas para realizar o benchmarking na internet, são, por exemplo:
- SimilarWEB;
- Mention;
- InfiniteGraph;
- Open Site Explorer;
- Ubersuggest;
- Google Alerts;
- Google News;
- Redes sociais.
Implementação do benchmarking
Para a melhor implementação do benchmarking é preciso subdividi-lo em etapas.
Isso faz com que todo o processo seja mais factível e motivador, pois à medida que se cumpre um passo, chega-se mais perto do objetivo final.
Aqui estão as principais fases de implementação do benchmarking dentro de uma empresa e suas respectivas subdivisões:
1) Planejamento
- Identificação do item;
- Obtenção do apoio da Direção;
- Desenvolvimento do sistema de medida;
- Desenvolvimento do plano de coleta de informação;
- Revisão dos planos;
- Caracterização do item.
2) Coleta interna de informação
- Coleta e Análise de Informação Publicada Internamente;
- Seleção de potenciais parceiros internos;
- Caracterização do item em cada parceiro;
- Coleta Interna de Dados;
- Realização de visitas aos parceiros.
3) Coleta externa de informação
- Coleta de informação publicada externamente;
- Coleta de dados externos.
4) Melhoria do desempenho do item
- Identificação das Ações Corretivas;
- Desenvolvimento do Plano de Implementação;
- Obtenção da Aprovação da Solução;
- Implementação e Verificação da Solução.
5) Melhoria contínua
- Manutenção da base de dados;
- Implementação da melhoria contínua do desempenho.
O que não fazer em um benchmarking
Para um benchmarking de sucesso, é imprescindível evitar determinados pontos os quais podem colocar todo o esforço a perder:
- Ver o benchmarking como um processo único, ao invés de um ação continuada que deve ser sempre alimentada;
- Não realizar o benchmarking segundo as metas SMART (específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais);
- Não usar dados que fazem relação com o negócio, isto é, não são métricas que podem aprimorar os processos da empresa;
- Falta de ação para colocar em prática as observações teóricas provenientes do benchmarking;
- Esquecer de mensurar os resultados, observando-se o progresso em relação ao passado.
Benchmarking é um processo contínuo
Portanto, não se deve encarar o benchmarking como algo pontual, mas sim da forma como é: um processo constante de observação e análise.
Por isso, é essencial que as empresas procurem ajuda para obterem todo o suporte necessário para o contínuo seguimento de seus valores e propósitos através de medidas assertivas.
Nesse contexto, o Zenklub é mais que um benefício, é uma ferramenta que oferece intervenções especialmente preparadas para ajudar empresas e pessoas a atingirem sua máxima performance, tanto no benchmarking quanto em vários outros aspectos essenciais da saúde corporativa.
Para saber mais, acesse: https://zenklub.com.br/empresas/