Acidente e incidente são dois termos presentes na saúde e segurança do trabalho, porém, possuem significados distintos. Um acidente é um evento inesperado que causa danos, lesões ou perdas, enquanto um incidente é um evento inesperado que não causa danos.
Ambas são importantes para mapear riscos dentro da empresa e reduzir a chance de problemas futuros. Compreender essas diferenças permite que a sua empresa atue de forma adequada na prevenção de riscos, no cumprimento da legislação vigente e na implementação de medidas que promovam ambientes laborais seguros e saudáveis.
Leia o nosso artigo e entenda as diferenças entre acidente e incidente, impactos de cada um deles nos espaços organizacionais e como atuar de forma preventiva para proteger os trabalhadores, reduzir riscos e fortalecer a cultura de segurança.
Acidente de trabalho, segundo a Lei n.º 8.213/91, é aquele que ocorre no exercício das atividades a serviço de uma empresa, causando dano funcional ou lesão, que gere perda ou redução da capacidade profissional de forma temporária, permanente ou mesmo morte.
A legislação também equipara ao acidente de trabalho situações específicas, como doenças ocupacionais associadas ao ambiente ou às condições laborais, acidentes de trajeto, agressões e contaminações acidentais.
Incidente de trabalho é uma situação abrupta que não resulta em danos imediatos ao colaborador, mas tem potencial de risco de acidente como, por exemplo, a queda de uma carga próxima ao trabalhador, mas sem atingi‑lo.
Os incidentes de trabalho costumam ser subnotificados nas organizações, principalmente, porque não são considerados eventos graves.
Em muitos casos, isso ocorre porque os profissionais têm receio de punições, em razão da ausência de uma cultura de reporte ou, ainda, pela falta de conscientização sobre a necessidade de registrar essas situações.
Contudo, assim como o acidente, o incidente também merece atenção dos empregadores, principalmente, porque acende um sinal de alerta no que tange à gestão da saúde e segurança no trabalho.
O registro de incidentes serve como indicador para detectar falhas nas operações, revisar procedimentos e adotar melhorias, tornando o ambiente de trabalho seguro, evitando que acidentes mais graves ocorram.
Como você viu, a principal diferença entre um acidente e um incidente está na geração de algum dano, perda ou lesão. Se houve dano, temos um acidente, se não, houve um incidente.
Sendo assim, o acidente de trabalho é algo mais sério, exigindo atendimento médico imediato, notificação às autoridades e investigação adequada.
Inclusive, o artigo 19 da Lei nº 8.213/91 prevê que todo acidente de trabalho precisa ser notificado pela empresa por meio da CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho). O descumprimento pode resultar em sanções administrativas e trabalhistas.
Ainda assim, o acidente e incidente compartilham de causas parecidas, como nos exemplos que você verá abaixo, como falta de segurança nos espaços laborais, falhas operacionais ou postura de risco. Nesse caso, a Pirâmide de Bird é uma ferramenta muito útil para representar essa relação entre o acidente e incidente.
Pela ilustração abaixo, para cada acidente de trabalho registrado, há dezenas de acidentes leves e outros milhares de incidentes, o que demonstra que medidas de prevenção de incidentes, por exemplo, são primordiais para identificar e corrigir acidentes gravas.
Por isso, as empresas devem dar atenção adequada aos incidentes não somente para fortalecer a cultura de segurança, mas para diminuir riscos e evitar que incidentes que poderiam ser prevenidos, virem grandes tragédias.
Acidente e incidente possuem características e impactos distintos nos ambientes laborais, mas para que você possa compreender claramente essas diferenças, trouxemos a seguir alguns exemplos práticos:
Exemplos de acidentes de trabalho
Exemplos de incidente de trabalho:
A legislação brasileira, especificamente, as leis n.º 8.213/91 (art. 19 e 22) e n.º 8.212/91 determina que as empresas devem notificar acidentes de trabalho à Previdência Social por meio da CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho), até 1 dia após o evento, ou imediatamente, em caso de morte.
Além da obrigatoriedade da comunicação, os empregadores têm o dever legal de fazer uma ampla investigação interna do acidente, com detalhamento do fato, identificação das causas e a adoção de medidas preventivas e corretivas.
Na esfera judicial, as organizações também podem ser responsabilizados de forma civil por danos morais ou materiais, e criminalmente, caso seja comprovado imprudência, imperícia ou negligência na segurança dos espaços laborais.
Embora incidentes não provoquem danos imediatos, o registro do evento é importante, principalmente, porque serve como sinal de alerta para a adoção de medidas corretivas e de prevenção, evitando que esses fatos resultem em acidentes graves.
Inclusive, os aspectos legais e as obrigações das empresas em casos de acidente e incidente estão previstos em algumas normas regulamentadoras importantes, que são as seguintes:
Condições emocionais, como o estresse e a ansiedade, quando não identificados e tratados adequadamente nos ambientes laborais, podem aumentar de maneira significativa o risco de acidente e incidente nas empresas.
Isso acontece porque o estresse crônico, por exemplo, pode aumentar os níveis de cortisol, afetando áreas do cérebro responsáveis pela memória e concentração.
Ou seja, trabalhadores com desequilíbrio emocional podem ter dificuldade para manter o foco nas atividades, não retém informações adequadamente e também não conseguem analisar as situações de risco corretamente, contribuindo para acidente e incidente.
Sem contar que a saúde mental comprometida também pode aumentar os erros operacionais, deixando-os mais distraídos quanto aos sinais de alerta para riscos ocupacionais e os procedimentos de segurança.
Tudo isso é ainda mais intensificado diante de fatores, como longas jornadas, sobrecarga de trabalho e falta de apoio dos líderes e ausência de pausas no expediente, que podem potencializar ainda mais o estresse, aumentando as chances de acidente e incidente.
Inclusive, pessoas com desequilíbrio emocional também tendem a apresentar distúrbios do sono, o que pode prejudicar funções importantes, como concentração, deixando-o em um estado muito parecido ao da embriaguez, refletindo na segurança no trabalho.
Para evitar acidente e incidente na sua empresa, é importante adotar medidas de prevenção eficientes, garantindo um ambiente de trabalho seguro e saudável para todos. Veja alguns cuidados fundamentais:
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