Empresas que investem no bem-estar dos funcionários ganham um diferencial surpreendente no mercado. Afinal, elas passam a ter colaboradores mais saudáveis, satisfeitos e produtivos. Mas será que você é uma delas?

Pode ser difícil identificar se o seu negócio conta com soluções que realmente ajudam os seus contratados, e muitas empresas sequer entendem a verdadeira importância dessas ações.

Assim, se você quer se destacar entre os concorrentes, criar um ambiente que seja saudável e traga resultados positivos, precisa saber como investir na qualidade do trabalho que oferece para sua equipe.

Veja como ser uma das empresas que investem no bem-estar dos funcionários e confira ações práticas para auxiliar na saúde mental dos colaboradores.

Seja uma das empresas que investem no bem-estar dos funcionários

As empresas que investem no bem-estar dos funcionários são aquelas que redirecionam recursos para, efetivamente, atender as necessidades dos seus contratados. 

O primeiro passo é entender o que eles precisam, e quais as manifestações mais recorrentes dentro do ambiente corporativo. Sem traçar as reivindicações da equipe, não será possível transformar o seu negócio.

Além disso, o bem-estar envolve uma série de fatores, e não significa, necessariamente, oferecer um programa diferenciado. Ele não vai ser vantajoso se não oferecer o que os seus funcionários precisam.

Por que investir no bem-estar mental?

Estar entre as empresas que investem no bem-estar dos funcionários significa ter resultados mais positivos, colaboradores mais produtivos e lucros maiores.

Um estudo realizado pela Universidade do Sul da Califórnia, divulgado pelo portal Gazeta do Povo, mostrou que um trabalhador feliz é 31% mais produtivo, com o triplo de capacidade criativa e capaz de vender 37% a mais.

Em outras palavras, oferecer o que seus contratados buscam significa investir em uma equipe mais satisfeita e concentrada.

Além disso, ações voltadas para o bem-estar no trabalho do colaborador reduzem as chances de rotatividade, inclusive atraem mais interessados. Segundo a mesma pesquisa, 72% dos trabalhadores afirmaram que escolheriam trabalhar em uma companhia com programas voltados para a saúde mental.

Ou seja, empresas que investem no bem-estar dos funcionários não apenas têm colaboradores mais felizes, como também se tornam mais atrativas para o mercado.

Riscos e prejuízos de uma empresa doente

Por outro lado, deixar de atender as necessidades da sua equipe e ter uma empresa doente pode levar ao acúmulo de estresse, insatisfação e prejuízos financeiros.

Funcionários sobrecarregados e infelizes tendem a ser menos produtivos, e o desânimo mina a sua energia e vontade de trabalhar.

Com isso, os resultados podem enfrentar uma perda considerável na qualidade, interferindo no retorno para os seus clientes, além de atrasos nas entregas e um aumento na margem de erros.

Eventualmente, isso pode levar a menos negociações e clientes que também ficam insatisfeitos, comprometendo toda a estrutura e credibilidade da sua empresa.

Internamente, empregados insatisfeitos também tendem a sair e procurar outros empregos, aumentando a sua rotatividade de contratações, que geram prejuízos, gasto de recursos e tempo.

5 ações práticas para investir na saúde mental

Depois de entender a importância de promover um ambiente saudável de trabalho, muitos gestores podem procurar dicas para implementar no dia a dia.

Nesse caso, se você quer se tornar uma das empresas que investem no bem-estar dos funcionários, confira 5 sugestões que separamos para te ajudar a atender ao que a sua equipe precisa:

1. Benefícios voltados para saúde

A primeira dica, e uma das mais importantes, é ter benefícios voltados para a saúde. A implementação de planos de atendimento e assistências podem fazer a diferença na satisfação dos seus colaboradores.

Isso porque eles terão recursos para se cuidar e procurar ajuda profissional quando sentirem que for necessário.

Ainda, também é uma forma de recompensar o trabalho dos colaboradores, e oferecer uma ajuda considerável nesse sentido.

Mesmo que eles estejam apresentando sinais de insatisfação, com programas e benefícios de saúde, poderão tratar isso mais facilmente.

2. Tenha horários flexíveis

Grande parte das empresas que investem no bem-estar dos funcionários optam por horários e condições não-convencionais de trabalho.

Dessa forma, se for possível, tente adotar o trabalho remoto, ou propor rotinas diferenciadas para os seus colaboradores.

Diversas empresas estão seguindo o exemplo da Europa e adotando 4 dias úteis na semana, com mais tempo para descanso. Os resultados são positivos, e os colaboradores apontam melhorias na sua saúde mental, segundo dados divulgados pelo Estadão.

79% dos colaboradores apoiam ter uma semana mais curta, mesmo com mais horas de trabalho, e 85% concordam que isso promove mais bem-estar, sendo uma alternativa interessante para considerar.

3. Promova um ambiente acolhedor

Um ambiente acolhedor é aquele onde o colaborador se sente confortável e tem suas necessidades atendidas.

Nem sempre isso significa ter poltronas, puffs ou um salão de jogos. Em alguns casos, pode ser salas com acústica melhor, para evitar barulhos que atrapalham as rotinas.

Em outras palavras, você precisa entender o que os funcionários precisam, e transformar o ambiente para atendê-los.

Com um ambiente mais confortável, as chances de ter uma equipe realmente satisfeita aumentam.

4. Simplifique as rotinas

Estar entre as empresas que investem no bem-estar dos funcionários também significa trazer mudanças na sua estrutura de trabalho.

Por isso, considere simplificar as rotinas, se possível, de modo a facilitar as coisas para a equipe. Um exemplo é reduzir o número de reuniões presenciais, que tomam muito tempo do expediente e podem sobrecarregar os colaboradores com tarefas atrasadas.

Além disso, invista em ferramentas que automatizam as operações mais repetitivas, permitindo que seus funcionários foquem nas atividades realmente importantes.

Essas mudanças simplificam o dia a dia e fazem com que a equipe fique mais satisfeita e tranquila para trabalhar.

5. Ofereça suporte emocional

Por fim, se você quer ser uma das empresas que investem no bem-estar dos funcionários, precisa oferecer suporte emocional para eles.

Isso significa disponibilizar toda a ajuda e assistência necessária dentro do ambiente em que eles estão.

Ter profissionais de atendimento para lidar com uma crise de ansiedade, por exemplo, é uma medida simples, mas que faz toda a diferença.

Além disso, os colaboradores se sentirão acolhidos e ouvidos, e mesmo que não seja uma mudança prática, transforma o ambiente de trabalho e o torna mais confortável.

Plataforma de saúde mental para a sua empresa

É possível ser uma das empresas que investem no bem-estar dos funcionários com algumas ações práticas, como a adoção de uma plataforma de saúde mental para o seu negócio.

Essa solução, além de prática e acessível, também traz uma série de recursos para que você e os seus colaboradores possam alinhar as melhores formas de assistência no dia a dia.

Além de atendimentos, ter a disposição conteúdos exclusivos de autoconhecimento e diários emocionais fazem a diferença para a equipe.

É importante que os trabalhadores saibam que possuem uma alternativa disponível, que seja de fácil acesso, e demonstrem que a empresa se importa com a sua satisfação e conforto.Por isso, seja diferente, e invista na saúde mental dos seus colaboradores com uma plataforma qualificada. Venha conferir como o Zenklub pode te ajudar, e transforme a sua corporação.