Embora ainda seja uma profissão que não ouvimos falar muito, a psicopedagogia é extremamente importante para a área de ensino. Mas, você sabe o que faz uma psicopedagoga?

De forma breve, uma psicopedagoga trabalha para compreender o processo de absorção de informações e também a construção do conhecimento do ser humano em todas as frases de sua vida.

O fato é que a psicopedagogia é uma profissão que pode ajudar muito no processo de desenvolvimento educacional das crianças, e vamos entender com mais detalhes o que é, qual a função do profissional que atua nessa área e muito mais.

O que é psicopedagogia?

Embora seja uma profissão que surgiu no século XX, ouvimos falar muito pouco sobre essa profissão. A psicopedagogia é a combinação de estudos e conhecimento da pedagogia e da psicologia.

O seu principal objetivo é estudar o comportamento humano e os fatores psicológicos que ocorrem durante o processo de aprendizagem e problemas que o indivíduo tem ou possa  vir a desenvolver no nessa fase de sua vida. 

Os problemas abordados nesse processo são tanto cognitivos, como ambientais, perceptivos e principalmente psicológicos. 

De forma mais objetiva, a psicopedagogia é voltada para além de identificar problemas de aprendizagem como já mencionamos, sejam em crianças, adolescentes e adultos, ela trabalha também para prevenir futuras dificuldades na aprendizagem.

É com a psicopedagogia também que é possível capacitar e reabilitar as pessoas com dificuldades, identificar os motivos, prevenir e orientar professores e também pais, tirando dúvidas a respeito da dificuldade de aprendizagem e como lidar e trabalhar com isso. 

Quais as funções de uma psicopedagoga?

De forma clara e objetiva, a função de uma psicopedagoga é orientar e motivar as pessoas durante o processo de aprendizagem. Além de ser capacitada para identificar quaisquer problemas já existentes e que possam vir a surgir e com isso agir para solucioná-los, visando o objetivo educacional daquela pessoa.

Falando da psicopedagoga dentro do ambiente escolar, ela busca avaliar questões socioafetivas, raciocínio lógico, cognitivo, leitura, escrita e também as questões psicológicas que podem atrapalhar a pessoa de forma significativa. 

E para que todo esse trabalho seja realizado dentro do ambiente escolar, esse profissional irá coletar informações por meio de entrevistas com pais, responsáveis, parentes próximos e até mesmo os professores. Deste modo, ele conseguirá tratar cada pessoa de forma particular e focar nas questões que mais precisam de atenção em um primeiro momento.

Como posso trabalhar na área?

Assim como muitas profissões, para atuar na área é preciso fazer uma graduação ou buscar uma especialização em psicopedagogia, que é o caminho que a grande maioria dos profissionais recorrem.

É preciso deixar claro que para que essa especialização seja realizada, é preciso que a pessoa tenha no mínimo uma graduação em pedagogia ou psicologia. 

Vale destacar que nas escolas os profissionais dessa área prestam auxílio tanto para os alunos com falta de atenção, dificuldades para memorização e também de compreensão, até para aqueles indivíduos que sofrem com distúrbios como dislexia, dispraxia, entre outros.

Mas, sabemos que o trabalho do psicopedagogo não se resume apenas nas escolas e com crianças e adolescentes. Esse profissional também tem a possibilidade de atuar no meio corporativo, oferecendo treinamentos e também cursos profissionalizantes.

Qual é a diferença entre psicopedagogo, pedagogo e psicólogo?

Com base no que pudemos ver até aqui, os psicopedagogos, pedagogos e psicólogos podem trabalhar em conjunto, com o foco principal no tratamento das questões psicológicas de um indivíduo. Porém, ainda podem existir dúvidas sobre a área de atuação de forma específica de cada uma delas.

Para começar o psicólogo é o profissional responsável por estudar e entender o funcionamento da mente e o comportamento humano, além da suas interações com o ambiente físico e social. Seu principal objetivo é diagnosticar, compreender, além de explicar e orientar as mudanças de comportamento humano.

O psicólogo tem a possibilidade de escolher a área de abordagem que ele irá seguir, como por exemplo, a psicologia clínica, cognitiva comportamental, social, organizacional, forense, entre outras. Esse profissional também pode escolher trabalhar com a psicologia infantil.

Agora falando um pouco sobre o pedagogo, seu foco principal é o aprendizado. Profissionais com essa formação costumam trabalhar com crianças, principalmente do nível primário. Desse modo, eles conseguem colocar em prática tudo que aprenderam sobre pedagogia em sua graduação. O intuito da formação pedagógica é fazer com que as crianças possam adquirir conhecimento de maneira mais leve e simples, porém, sempre com eficiência. 

Agora que já vimos qual o trabalho que o psicólogo faz e do pedagogo, é possível compreender que o psicopedagogo é a união das duas profissões. 

Ou seja, o psicopedagogo trabalha tanto com a questão da aprendizagem, como com as questões psicológicas e do cérebro, analisando a capacidade de absorção de informações e construção do conhecimento daquele indivíduo.

Quando procurar um psicopedagogo?

É preciso ficar atento aos sinais que a criança, adolescente e até mesmo o adulto apresenta no processo de aprendizagem. O fato é que esse processo é influenciado por diversos fatores, como ambientais, emocionais, cognitivos e afetivos, ou seja, questões externas e principalmente internas.

Por isso, entre tantos sinais que são apresentados, alguns deles mais comuns e fáceis de identificar são: 

  • Distração;
  • Hiperatividade;
  • Dificuldade na pronúncia;
  • Desinteresse;
  • Dificuldade de concentração;
  • Dificuldades de desenvolvimento na leitura e na escrita;
  • Desinteresse em ir à escola;

A presença desses sinais quer dizer que algo não está legal e providências precisam ser tomadas, afinal, essa dificuldade de aprendizagem não interfere apenas ali no momento dos estudos, ela pode causar maiores problemas no futuro.

Buscar a ajuda de um psicopedagogo é extremamente importante para solucionar as questões que atrapalham e impedem o desenvolvimento e aprendizagem daquele indivíduo. Quanto antes a ajuda desse profissional for solicitada, mais rápido o retorno positivo virá. 

Qual a diferença de psicopedagogo infantil e adulto?

De modo geral, o psicopedagogo é mais procurado para tratar crianças e adolescentes na fase da escola, mas esses profissionais também são procurados para trabalhar com adultos, podendo atuar com pessoas de qualquer idade.

Adultos que buscam auxílio desse profissional não quer dizer necessariamente que ele tenha dificuldade para aprender, geralmente é com o intuito de aperfeiçoar seu processo de aprendizagem.

Além da finalidade que mencionamos acima, o trabalho do psicopedagogo com o adulto contribui para o autoconhecimento, melhorar o desempenho profissional, resolver as questões de aprendizagem e corrigir possíveis falhas que ocorreram no passado, quando iniciou sua fase de escolarização.

Já o psicopedagogo que atua na educação infantil, além de trabalhar para desenvolver o aprendizado da criança, ele atua para identificar questões externas e internas que estão prejudicando, encontrar onde estão as maiores dificuldades, estimular o interesse, etc.

Quando falamos de fatores externos que podem prejudicar o aprendizado da criança, estamos nos referindo a questões econômicas, afetivas, familiares, sociais e ambientais.

E quando nos referimos às questões internas, estamos falando na identificação de transtornos de aprendizagem como TDAH, dislexia, disgrafia, discalculia, entre outros.

Como está o mercado de trabalho para essa área?

O mercado de trabalho para esses profissionais está cada vez mais movimentado, pois a grande maioria das escolas hoje estão desenvolvendo projetos psicopedagógicos. Projetos esses que podem ser para desenvolver a igualdade social, a inclusão, oferecer a mesma oportunidade para todos e principalmente para trabalhar o respeito às diferenças.

Desse modo, os psicopedagogos estão sendo cada vez mais acionados para auxiliar na elaboração de estratégias, prevenir e diminuir a dificuldade de aprendizagem dos alunos, entre outros fatores.

Outro campo em que esse profissional está sendo muito requisitado é no meio corporativo, onde ele trabalha para aperfeiçoar a capacidade de aprendizagem dos profissionais, além de poder ministrar cursos. O salário em média para essa classe, varia entre R$ 2.200,00 e R$ 5.500,00.

Conclusão

O psicopedagogo é um profissional que atua na área de pedagogia, relacionada ao ensino, e também tem sua especialização na área de psicologia, buscando entender e solucionar dificuldades de aprendizado. 

Esse tipo de profissional não atua apenas no ambiente escolar ou com crianças, tendo um papel importante e cada vez mais valorizado dentro de empresas, otimizando e desenvolvendo as capacidades e habilidades dos colaboradores.

É possível, através de dados comportamentais mais assertivos, entender quais são as necessidades de aprendizado ou dificuldades que seus colaboradores enfrentam. Dessa forma, a empresa pode utilizar a psicopedagogia como uma ferramenta para melhora de performance e resultados. 

O ZenManager é a plataforma do Zenklub para RHs que oferece esses dados comportamentais e de bem-estar de forma inteligente para orientar essa e outras estratégias do RH.

Investir em lideranças e no bem-estar dentro da sua empresa garante retorno em bem-estar, qualidade de vida e financeiro para todos. Ganhe em performance e impulsione os resultados da sua empresa investindo em gestão de saúde emocional com o Zenklub.

COMECE AGORA.

Referências

VERCELLI, Ligia de Carvalho Abões. O trabalho do psicopedagogo institucional. Revista Espaço Acadêmico, v. 12, n. 139, p. 71-76, 2012.

MASINI, Elcie F. Salzano. O psicopedagogo na escola. Cortez Editora, 2015.