A Psicologia é uma das mais importantes ciências que cuida da saúde mental do ser humano.
Apesar do estudo da mente humana ser muito antigo, a psicologia como ciência é relativamente recente.
Ao longo deste material, você irá descobrir a história da psicologia e também quais são as suas principais áreas.
Vamos juntos nesta jornada!
O que é psicologia?
A psicologia é uma ciência que busca entender as relações entre o pensamento humano e o seu comportamento. O próprio nome já é autoexplicativo: do grego, psyque = mente e logos = estudo.
Assim sendo, essa área do conhecimento envolve o estudo de complexas relações entre uma série de processos mentais, entre eles:
- Intuição;
- Sentimentos;
- Percepção;
- Aprendizagem;
- Cognição.
Nesse sentido, a psicologia é uma ciência ampla, o que abre espaço para que várias áreas surjam dentro dela.
Quando surgiu a psicologia?
A busca pela compreensão da mente humana é milenar. Os babilônios e os egípcios, há mais de 3000 anos, buscavam entender os porquês das ações humanas. Mas, nessa época, os conhecimentos de outras áreas – como a filosofia e até mesmo a espiritualidade de cada cultura – se misturavam na jornada para entender a mente humana.
Então a psicologia surgiu como ciência há menos de 200 anos. O marco da psicologia ocorreu em 1879, quando o filósofo e psicólogo Wilhelm Wundt abriu o primeiro laboratório experimental de Psicologia na Universidade de Leipzig, cidade alemã. A partir daí, passou-se a estudar a mente humana com rigor científico.
Além das iniciativas de Wundt, há que se destacar que a psicologia se desenvolveu junto com os avanços da medicina. Por exemplo, a psiquiatria surgiu no final do século 18, quando o médico francês Philippe Pinel inaugurou uma maneira diferente para classificar as pessoas com transtornos mentais. Nesse viés, a neurologia surgiu como uma especialidade por volta de 1850 na França, com o médico Jean-Martin Charcot.
O próprio Sigmund Freud, criador de uma das maiores áreas da psicologia atualmente (a psicanálise) foi um neurologista e psiquiatra austríaco. Ou seja, a interface entre medicina e psicologia era muito pequena na época do surgimento desta ciência.
Quais são as escolas da psicologia?
De fato, há uma lista extensa de áreas dentro da psicologia, entre elas:
- Psicanálise;
- Comportamental;
- Humanismo;
- Cognitiva;
- Social;
- Gestalt ;
- Psicodrama;
- Sócio-histórica;
- Sistêmica;
- Transpessoal;
- Bioenergética;
- Individual;
- Analítica;
- Construcionismo;
- Construtivismo;
- Logoterapia.
Mas por que há tantas escolas assim? Bem, cada área da psicologia possui uma visão da mente humana. Isto é, cada escola tem uma abordagem para entender a intrincada relação entre a psique, os comportamentos e conflitos.
Em outras palavras, a complexidade das áreas da psicologia deriva da própria complexidade do ser humano, sujeito de estudo da ciência psicológica. Sem contar que cada cientista que se propõe a criar uma nova escola, possui uma maneira singular de pensar a mente humana.
Em quais áreas um psicólogo pode atuar?
Para atuar como psicólogo, é preciso passar por 5 anos de faculdade.
No entanto, a trajetória de estudos do profissional da psicologia não para por aí. Depois de concluir a graduação, pode-se optar por especializações de acordo com as áreas de atuação.
Ou seja, para entender o que faz um psicólogo, é importante conhecer as principais áreas nas quais esse profissional atua, veja algumas delas…
Psicologia Clínica
Possui como foco principal o diagnóstico e tratamento, através da psicoterapia, dos vários transtornos da mente humana.
Assim, a psicologia clínica é uma área que, via de regra, não foca em um grupo específico da população, atendendo tanto adultos como crianças.
No entanto, há psicólogos clínicos cujo foco é algum transtorno mental específico como, por exemplo, depressão e transtornos de ansiedade (entre eles, Transtorno de Ansiedade Generalizada, Síndrome do Pânico, Transtorno Obsessivo-Compulsivo – TOC).
Psicologia Escolar
Essa área visa entender como as crianças e adolescentes lidam com os processos educacionais.
Dessa forma, é possível auxiliar no aprendizado dos alunos, adaptando as experiências didáticas de acordo com as individualidade de cada um dos estudantes.
A psicologia escolar tem uma interface próxima com a pedagogia.
Psicologia Organizacional
Também conhecida como psicologia do comportamento organizacional, o objetivo de tal área é promover a performance dos colaboradores de uma empresa.
Isso é feito entendendo as relações dos mecanismos de trabalho com as tarefas de cada colaborador.
A psicologia organizacional é de suma importância para que líderes e membros do setor de Recursos Humanos (RH) possam tomar decisões mais assertivas dentro das corporações.
Psicologia do Trânsito
Imagine o quão caótico seria o trânsito se não pudéssemos controlar (ao menos minimamente) o nosso estado mental!
Não à toa, todos os motoristas, antes de obterem suas habilitações, devem passar por pelo teste psicotécnico, no qual um psicólogo avalia traços de personalidade e cognição do aspirante a condutor.
Por conta disso, a psicologia do trânsito visa entender o comportamento humano no cenário da mobilidade urbana, fazendo com que participantes de tal contexto possam usufruir de um ambiente mais seguro, ordenado e cordial.
Psicologia do Esporte
Os atletas de alto rendimento são submetidos a extenuantes rotinas de treinos que, somadas à pressão para o aperfeiçoamento dos resultados, resultam em uma série de estímulos à mente.
Nesse cenário, é importante que um profissional procure entender e cuidar do aspecto mental dos atletas. Esse é o psicólogo do esporte.
Com o acompanhamento de tal profissional é possível não só superar travas psicológicas que dificultam o progresso dos atletas, mas também atuar na prevenção de transtornos da mente neste grupo.
Psicologia Hospitalar
Um dos fatores que mais desperta ansiedade nas pessoas é a morte. Afinal, não se pode saber, com certeza, o que há do outro lado…
Um dos ambientes em que esses anseios em relação à morte vem mais à tona são os hospitais. Tudo isso pode causar sofrimento não só nos pacientes, mas também nos seus familiares e amigos.
Dessa maneira, a atuação do psicólogo hospitalar visa acolher os anseios e dilemas psíquicos dos doentes, oferecendo-lhes apoio mental e os orientando em relação ao acompanhamento.
Psicologia Jurídica
Esta área, diferente da psicologia clínica, que abrange os transtornos mentais, é mais específica para a área do direito.
A psicologia jurídica se desenvolve de forma considerável hoje em dia através de abordagens como a terapia familiar sistêmica.
Com tais recursos, é possível sanar conflitos entre as partes de um processo judicial, aumentando os índices de conciliação.
Neuropsicologia
Como o próprio nome diz, essa área é uma união entre psicologia e neurologia.
Através da neuropsicologia, o profissional avalia de maneira minuciosa as várias faculdades cognitivas de uma pessoa, ou seja, faz uma série de teste a fim de classificar os graus de pontos importantes da mente como, por exemplo:
- Percepção;
- Atenção;
- Memória;
- Pensamento;
- Linguagem;
- Aprendizagem.
Conclusão
A psicologia é uma ciência vasta que possui uma série de áreas.
Afinal, entender a mente humana é um grande desafio devido à sua complexidade.
Se você precisar de ajuda de um psicólogo, saiba que aqui no Zenklub há milhares de profissionais da saúde mental disponíveis para te atender.
Basta agendar sua sessão. Tudo 100% online!
Referências
https://psychology.osu.edu/about/what-psychology https://www.simplypsychology.org/whatispsychology.html