Jovem recebe resposta incrível a pedido de folga para cuidar de saúde mental e post viraliza
Todos nós sabemos a importância de se cuidar da saúde mental da mesma forma como cuidamos da saúde física. A revista Você S/A, inclusive, publicou nesse mês de julho uma reportagem a respeito, e a jovem Madalyn Parker, programadora da Olark, uma empresa de softwares dos Estados Unidos, teve a prova disso ao enviar um e-mail para seu chefe.
Há algumas semanas, Madalyn enviou uma mensagem para seus colegas e seu chefe comunicando que iria tirar uns dias de folga para cuidar da saúde mental. A resposta do CEO da empresa, no entanto, surpreendeu a todos.
“Eu quero agradecer pessoalmente por você mandar esse e-mail”, disse Ben Cogleton no e-mail que enviou de volta a Madalyn.
“Toda vez que você faz isso eu me lembro da importância que é usar os dias de folga para tratar da saúde mental – não consigo acreditar que isso não seja padrão em todas as empresas. Você é um exemplo para todos nós, ajuda a quebrar o estigma sobre o assunto e levanta o moral da equipe toda”, disse ele
A jovem programadora postou a resposta no Twitter e a mensagem rapidamente viralizou e até o momento já passa dos 15 mil retweets. Em resposta à repercussão dos fatos, Ben Cogleton escreveu um artigo sobre o tema, intitulado “É 2017 e saúde mental ainda é um problema no ambiente de trabalho” (em tradução livre).
“Exemplos como este mostram como cada vez mais líderes estão conscientes da importância de se cuidar da saúde mental e o quanto devemos criar um ambiente de trabalho onde haja abertura para se lidar com essas questões de forma natural e saudável”, diz Rui Brandão, CEO do Zenklub, plataforma de saúde mental e desenvolvimento pessoal que oferece atendimento psicológico por vídeo-chamas.
Rui destaca ainda o papel das empresas no auxílio aos cuidados com a saúde e bem estar dos colaboradores no ambiente de trabalho. “Contudo, ainda há um longo caminho a percorrer. Quando olhamos para os números, vemos o crescimento exponencial de doenças como ansiedade e depressão. Segundo um estudo de Harvard, ao longo de um ano, 10% dos colaboradores de uma empresa vão ter depressão. O problema existe e é preciso disponibilizar as ferramentas para as pessoas procurarem se tratar proativamente e não arrastarem o problema e se afastarem”, finaliza.
Com informações da revista Exame.