Cinco celebridades que falaram abertamente sobre violência e abuso
Muitas mulheres ainda são vítimas de violência e de abusos. Celebridades de todo o mundo têm relatado suas experiências pessoais como forma de apoiar e encorajar outras mulheres a fazer o mesmo.
Falar sobre o tema é uma maneira de começar a encarar o problema e ajuda a superá-lo. Procurar orientação psicológica jamais deve ser um problema. Uma profissional pode ajudar a vencer possíveis traumas em decorrência de violência ou abuso.
Abaixo, listamos cinco celebridades que quebraram o silêncio e relataram suas experiências.
Xuxa
A apresentadora fez um relato durante o programa dominical Fantástico, da Rede Globo, e contou que foi sexualmente abusada aos 13 anos de idade.
“Nós achamos que somos culpados. Eu sempre achei que eu estava fazendo alguma coisa: ou era minha roupa ou era o que eu fazia que chamava a atenção. Então, ao invés de falar para as pessoas, eu tinha vergonha, me calava, me sentia mal, me sentia suja, me sentia errada. E se eu não tivesse uma mãe, se eu não tivesse o amor da minha mãe, eu teria ido embora, porque o medo de você ter aquelas sensações de novo, passar por tudo isso, é muito grande. Só que eu não falei pra minha mãe, eu não tinha essa coragem de falar com ela. E a maioria das crianças, dos adolescentes, passa por isso”.
Lady Gaga
A cantora Lady Gaga falou sobre abuso sexual na premiação do Oscar de 2016. Ela subiu ao palco com vítimas de abuso e escreveu em sua conta pessoal no Instagram “Obrigado por ficarem atrás de mim no palco. Obrigado por tudo que vocês disseram, por ouvirem a minha história e dividirem a de vocês. Eu nunca vou esquecer. Cinquenta sobreviventes, tão corajosos, com uma determinação implacável”.
A estrela também compôs a música Til It Happens To You, juntamente com Diane Warren, para o documentário The Hunting Ground, sobre jovens que sofreram violência sexual em campos de universidades dos Estados Unidos.
Jane Fonda
A atriz Jane Fonda concedeu uma entrevista poderosa à também atriz Brie Larson em um especial da revista The Edit para o Dia Internacional da Mulher. Jane revelou que foi estuprada e sofreu abuso infantil e falou sobre como o patriarcado tem traumatizado as mulheres.
“Eu fui estuprada, fui sexualmente abusada quando criança e eu fui demitida porque não dormi com o meu chefe”, disse. “Eu sempre pensei que era minha culpa; porque eu não tinha feito ou dito a coisa certa”.
Estrela da comédia da Netflix “Grace and Frankie”, a atriz, que tem lutado bravamente pelos direitos das mulheres ao longo de sua carreira, falou que muitas mulheres internalizam esse tipo de abuso. Jane Fonda disse ainda que o movimento feminista foi responsável pela liberação dessa mentalidade e a ajudou no processo de superação desses episódios.
Luiza Brunet
A modelo e atriz foi vítima de agressão física por parte do seu companheiro, Lírio Albino Parisotto.
Luiza falou sobre a vergonha de denunciar e sobre por que tomou a decisão de fazer uma denúncia: “Eu sempre tive uma família estruturada e sempre fui discreta em minha vida pessoal. É doloroso aos 54 anos ter que me expor dessa maneira. Mas eu criei coragem, perdi o medo e a vergonha por causa da situação que nós, mulheres, vivemos no Brasil. É um desrespeito em relação à gente. O que mais nos inibe é a vergonha. Há mulheres com necessidade de ficar ao lado do agressor por questões econômicas, porque está acostumada ou mesmo por achar que a relação vai melhorar”.
Luana Piovani
A atriz foi agredida pelo também ator Dado Dolabella em 2008, quando os dois mantinham um relacionamento. Em entrevista à revista Playboy, ela falou sobre o episódio. “Ele me deu um tapa. Me estatelei feito uma jaca. Não tenho medo. Mas não sou mulher de levar desaforo, quanto mais bordoada”, disse.