A ansiedade é um mecanismo de reação natural do corpo aos estímulos do cotidiano. A verdade é que todos nós passamos por momentos de ansiedade – que, inclusive, também estão relacionados a coisas boas, como uma viagem, um grande evento como o casamento, ou ainda a expectativa da chegada do bebê.
Em todos os casos, a ansiedade pode desencadear sensações como preocupação, nervosismo e medo. Alguns calmantes naturais podem atenuar esses sintomas. Saiba mais!
Normalmente, os efeitos colaterais da ansiedade não são agradáveis. Por isso, vale a pena investir em soluções naturais para suavizar os incômodos, como um delicioso chá para ansiedade, aromaterapia, fitoterápicos e florais e até mesmo a meditação.
São várias opções e certamente você encontrará alguma que vai te ajudar.
Gelado ou quente, o chá é uma bebida milenar com diversos benefícios para o corpo e para a mente. É importante sempre optar por ervas, rizomas ou raízes secos, de origem confiável e que estejam dentro do prazo de validade.
A aromaterapia recruta os receptores do olfato para tratamentos diversos e promover bem-estar. Ela utiliza óleos essenciais naturais que são aquecidos em difusores ultrassônicos ou diluídos e aplicados na pele em massagens.
Comprimidos fitoterápicos podem ser bons aliados no controle da ansiedade, especialmente quando envolve uma situação que já de antemão te deixa ansioso, como uma prova importante ou uma entrevista de emprego. Na hora de escolher, fique atento aos efeitos colaterais como sonolência ou alteração nos reflexos, caso tenha que dirigir.
A meditação para ansiedade é um recurso muito eficiente para administrar as consequências da ansiedade e controlar a respiração. Além disso, ajuda a manter o foco no presente, clareia os pensamentos e favorece a produtividade. Os benefícios da meditação são ótimos também nos casos de ansiedade social.
O floral para ansiedade é uma opção interessante porque emprega a essência das flores para apoiar o processo de mudança do estado ansioso para o equilibrado. A terapia de florais cria combinações personalizadas de acordo com a situação que a pessoa está enfrentando.
Para obter o melhor de um chá para ansiedade e medo, você deve ser criterioso na seleção das ervas, raízes ou rizomas. Eles devem ser desidratados e, se possível orgânicos. Se forem comercializados a granel, fique atento à forma de armazenamento (local protegido de raios solares e de umidade, recipientes bem fechados) e ao prazo de validade. Assim, você garante a pureza e a integridade dos princípios ativos.
O uso de chá para ansiedade na gravidez ou por mulheres que estão amamentando deve ser avaliado pelo obstetra. Isso porque algumas ervas que são benéficas para a mulher podem ser prejudiciais para o bebê. Nas situações em que a gestante fica ansiosa, pode recorrer às técnicas de respiração ou à meditação, que são seguras e benéficas para os dois.
Embora pareçam seguras por serem naturais, soluções caseiras como um chá para ansiedade e nervosismo requerem cautela. Vários aspectos devem ser levados em consideração, desde a procedência dos ingredientes escolhidos até a interação com medicamentos. Dependendo do caso, a ajuda profissional pode ser necessária.
Se a intensidade ou a frequência dos episódios ansiosos aumenta em vez de diminuir, provavelmente nenhum chá para crise de ansiedade resolverá.
Outro cuidado é o que dizer para uma pessoa nessa situação: frases de ansiedade podem ser gatilhos para o agravamento da crise, então evite-as. Não deixe de procurar ajuda se você sentir que a melhora obtida foi insatisfatória.
Referências