Raphael Cardoso, o especialista que acredita no senso de comunidade para crescimento profissional
ZenCase Profissional é um programa para compartilhar histórias dos profissionais de sucesso do Zenklub, desde como conseguiram o título e dicas para quem deseja bem-estar profissional alinhado ao propósito pessoal. Confira um pouco da entrevista abaixo e assista completo no final. Toda quarta-feira, traremos um especialista diferente.
Raphael Cardoso Silva é psicólogo clínico há 5 anos e atua na área de Terapia Cognitivo Comportamental (TCC). Durante a apresentação, o especialista diz que sempre teve um pouco de preconceito com atendimentos online, porém diante da pandemia do Coronavírus no Brasil, ele teve de se permitir.
A partir de um convite de uma amiga, conheceu o Zenklub em 2020, se cadastrou e fez parte da plataforma trazendo consigo, seus pacientes. Desde então, o especialista tem 61 avaliações, mais de 800 sessões realizadas, 273 pacientes e dá uma dica de ouro: “Peça avaliações para os seus clientes.”.
Início de carreira e senso de comunidade
Quando terminou os estudos em psicologia, Raphael tinha a ideia de que havia uma concorrência muito grande pela frente e acredita que muitos profissionais recém-formados também passam pelo mesmo processo. Mas diante disso, com o tempo, ele complementa que sua visão mudou muito. “Percebi que o mercado está ali pra todo mundo, todo profissional tem espaço.”, diz. O especialista também abre o jogo e diz que existe um medo muito comum que alguns profissionais têm de compartilhar algo e serem julgados.
Outro ponto interessante que ele levanta é que quando começou a atender na plataforma, criou contato com outros profissionais, nisso, aprendeu com as experiências deles por meio da comunidade, workshops e cafés que o próprio Zenklub proporciona. “Me abri para novas possibilidades e desconstruí algumas crenças do começo da formação.”, diz.
Além disso, complementa:
Veja o que o outro tem para agregar pra você, não entenda como uma crítica, mas como algo construtivo.
Dica do especialista: Outra dica interessante do psicólogo é que na primeira sessão com o cliente é que você tem de procurar fidelizá-lo. Como? mostrando como funciona o trabalho, passar confiança, deixá-lo confortável.
Algumas vezes, em alguns atendimentos quando o paciente demonstra que precisa de outro tipo de terapia, o profissional também sugere e indica outra linha terapêutica além da sua. “Deixe claro no seu perfil a linha que você trabalha, isso é muito importante para atrair os clientes certos”, diz.
Campanha: Invista em você
Raphael foi um dos convidados da campanha “Invista em você”, que tem como objetivo mostrar aos profissionais que o investimento em si mesmo é importante para seu crescimento.
Quatro profissionais da plataforma foram escolhidos, dentre eles, o Raphael que abordou o tema: Invista na sua evolução que teve “comunidade” como um dos tópicos. Os demais falaram sobre: bem-estar, novas perspectivas e futuro.
Para participar da campanha, Raphael saiu do interior de São Paulo, Bauru, e foi para a gravação, conheceu a equipe do Zenklub e se sentiu muito confortável e acolhido.
Diante disso, ele levanta uma questão importante que é o reconhecimento do seu trabalho e sentiu que a participação desta campanha foi essencial para que isso acontecesse. “Foi muito bom me ver e falar do meu trabalho. Fico muito grato e orgulhoso de compartilhar minhas experiências com meus colegas.”, finaliza.
Dicas, bate-bola e muito mais…
Para fechar o papo super produtivo, o psicólogo respondeu algumas perguntas super rápidas, mas que mostram um pouco mais sobre sua profissão, vida e propósitos. Mas não vamos falar quais são, você pode conferir na íntegra a entrevista com muito mais insights que não foram retratados aqui e que podem agregar muito mais bem-estar e crescimento à sua vida pessoal e profissional.
Vem conferir.
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Toda quarta-feira traremos um especialista convidado para falar sobre seu sucesso na plataforma. Acesse o blog para conhecer os outros profissionais que têm muito conhecimento para compartilhar. Não perca! Até a próxima.