Este artigo é baseado no evento Cuidando de quem cuida feito especialmente para os especialistas do Zenklub. A convidada Camila de Aguiar, especialista em Gestão de Marca Pessoal e Profissional, trouxe pontos importantes para a construção de marca pessoal para profissonais Zenklub. 

Estamos preparando um Workshop exclusivo para membros premium que vai acontecer no dia 29/05 das 10h às 12h! Teremos muitas atividades práticas, fazendo com que você saia deste encontro com ferramentas para serem colocadas em prática.

Se você ainda não é Membro Premium, mas quer participar, clique aqui. Caso você já seja Membro Premium, faça sua inscrição aqui.

O que é marca pessoal?

Para a convidada Camila Aguiar, a marca pessoal é algo que acontece de forma natural. Ou seja, quando você tem a primeira impressão de uma pessoa. 

A partir do momento que falamos sobre nós ou o nosso negócio, produto ou serviço, já somos uma marca pessoal e as pessoas nos veem assim também.

Por isso, é importante que nós, que somos definidos como marca pessoal, criemos uma boa impressão. Porque é a partir dessa impressão que seremos julgados, ou seja, com base no nosso posicionamento.

Segundo a especialista, a marca pessoal está relacionada a 4 pilares:

  1. Imagem: como você se apresenta para o público;
  2. Comportamento: seu posicionamento diante dos clientes;
  3. Comunicação Verbal: o que se fala e o melhor, como você fala;
  4. Comunicação Não Verbal: sua comunicação sem precisar ser verbalizada. 

Sua marca é o que as outras pessoas dizem sobre você quando você não está na sala. Jeff Bezos – CEO da Amazon.

Principais atributos da marca pessoal

Então, neste ponto da live, Camila diz que quem quer ter seu nome reconhecido é importante se fazer algumas perguntas: 

  • Como você descreve sua marca pessoal?
  • Quão forte a sua marca pessoal está?
  • Como você se descreveria?
  • Quais os 5 principais atributos da sua marca?

Então, tendo essas respostas em mente, coloque elas no papel e comece a construir o modo como você quer ser lembrado e visto. Esse exercício é importante para qualquer pessoa que oferece um produto ou serviço. Então, sempre que possível, pratique.

Iceberg do Branding Pessoal

Autoconhecimento é um processo muito importante em todos os campos da vida, mas quando se trata de marca pessoal, ele é essencial. Quando você entende seus processos pessoais, pode oferecê-los às outras pessoas como um recurso. 

Além disso, alinhar suas expectativas é fundamental para o seu crescimento. Não adianta querer ser visto, sem ter um planejamento e saber onde quer chegar. 

E então, o ideal self entra no cenário: quem é você e quem você deseja ser? 

Segundo a convidada: 

Não adianta ir para a comunicação sem saber o que vai comunicar.

3C’s do Branding Pessoal

Para Camila, ter um branding pessoal de sucesso, você precisa ter conhecimento de 3 pontos importantes chamados: 3Cs do Branding (marca) pessoal. Veja abaixo: 

Clareza

É necessário que você deixe claro o que é sua marca pessoal. Se você é psicólogo, as pessoas precisam saber que sua área de atuação é essa e como você comunica isso também.

Coerência

Aqui, é necessário que você (uma marca), aja com coerência em relação ao seu produto ou serviço. 

Constância

Já a constância é uma junção da clareza e da coerência, é aqui que tudo o que você apresentou sobre si mesmo se consolida no mercado. Neste ponto também é essencial que você tenha redes sociais, artigos, vídeos e uma boa presença online.

Redes sociais e marca pessoal

“Não existe receita de bolo”, comenta a especialista. Porém, é primordial estar presente nas redes sociais para que não perca futuras oportunidades.

Então, para fechar, ela comenta: 

Estar no controle consciente da sua narrativa pessoal é imprescindível no mundo atual.

Ou seja, a presença online é fundamental. Para o branding pessoal, você é a sua própria marca e a sua história, nome, habilidades, comportamentos e experiências fazem parte disso.

Selecione um caminho e se posicione, se você quer ser visto como profissional de certa área, escreva, fale sobre, apareça como autoridade.


IMPORTANTE

Não se esqueça do Workshop que preparamos exclusivamente para Membros Premium que vai acontecer no dia 29/05 das 10h às 12h. Confira os principais tópicos: 

  • Como criar um perfil campeão no Zenklub com Gabi Guarienti;
  • Consciência sobre a percepção da imagem do profissional pelo público externo e
  • Construção de uma imagem que transmita credibilidade com Camila de Aguiar

Se você ainda não é Membro Premium, mas quer participar, clique aqui. Caso você já seja Membro Premium, faça sua inscrição aqui.

Além disso, Camila Aguiar oferece outros pontos importantes para você se destacar como marca pessoal. Caso tenha perdido a live, assista gratuitamente: