Como alcançar o bem-estar emocional e mental
Para entendermos a hipnoterapia, antes, precisamos conhecer e entender melhor o chamado Modelo da Mente de Gerald Kein, ele que foi um dos melhores hipnotistas do mundo. Para ele, a mente é representada pelo cérebro e divida em três camadas, sendo elas:
- Mente consciente (P/C): responsável por tudo aquilo que percebemos e controlamos, por exemplo, piscar os olhos, andar, sorrir, entre outras coisas;
- Mente subconsciente (P/NC): responsável por tudo aquilo que percebemos, mas, não controlamos, ou seja, nossos comportamentos automáticos. Nossos hábitos, costumes e vícios, são bons exemplos disso.
- Mente Inconsciente (NP/NC): responsável por tudo aquilo que não percebemos e não controlamos, ou seja, nosso funcionamento fisiológico. Um exemplo claro disso, é que neste momento você está lendo este texto, mas, sem que você perceba ou controle, alguma célula do seu corpo está trabalhando para manter o seu sistema seguro e a sua saúde em ordem.
Agora que conhecemos e entendemos o Modelo da Mente de Gerald Kein, podemos de fato, começar a desvendar a hipnoterapia.
Afinal de contas, o que é a Hipnoterapia?
Além de ter a sua eficácia comprovada cientificamente e ser reconhecida como uma linha de terapia segura, a hipnoterapia vem conquistando cada vez mais espaço entre as formas de tratamento para diversos problemas emocionais e mentais, baseando-se na ideia de que a mente humana tem a capacidade de autocura. A pergunta que fica é: como se dá essa capacidade de autocura pela mente?
Na hipnoterapia entendemos que a mente humana já possui todos os recursos que são necessários para que uma pessoa alcance seus objetivos e assim possa ter uma maior qualidade de vida e bem estar. Para isto, durante o tratamento em hipnoterapia, a pessoa é levada por meio de um processo de relaxamento e concentração, a uma jornada interna direta ao seu subconsciente, o que lhe permite identificar e resolver questões emocionais ou mentais profundas que possam estar impedindo a sua evolução pessoal.
Em que aspectos a Hipnoterapia pode transformar minha qualidade de vida?
A hipnoterapia pode ser aplicada de diversas maneiras na vida e no dia a dia de uma pessoa, desde o tratamento de questões emocionais e mentais, até mesmo, o aumento da performance, produtividade e realização pessoal. As maneiras mais comuns em que a hipnoterapia é aplicada hoje, são:
- Tratamento de ansiedade, depressão e outros transtornos emocionais;
- Superação de medos e fobias;
- Combate a dependências e vícios;
- Melhora de autoestima e confiança;
- Alívio de dores físicas;
- Aumento de performance;
- Alívio do estresse;
- Ressignificação de eventos traumáticos;
- Melhora na qualidade do sono;
- Adoção de hábitos saudáveis;
Essas são apenas algumas das formas pelas quais a hipnoterapia pode ser aplicada no dia a dia e transformar a vida das pessoas, no entanto, existem outras inúmeras possibilidades de realizar um trabalho através da hipnoterapia.
Mas e os resultados da hipnoterapia, eles são duradouros?
A resposta é sim, eles são duradouros, mas, é claro que alguns pontos precisam ser levados em conta, pois, assim como em qualquer outro processo de terapia, a hipnoterapia demanda engajamento por parte do cliente: comprometendo-se com o tratamento, seguindo as orientações que são passadas e, não menos importante, acreditando no sucesso de todo o tratamento.
Por isso, se você está procurando por uma forma de melhorar sua qualidade de vida física e mental, a hipnoterapia precisa sim ser considerada entre as opções. E eu como profissional da área e autor deste artigo, me coloco à sua disposição para guiá-lo nesta jornada de autoconhecimento e transformação.
Sobre o autor
Meu nome é Maike Batista, sou psicólogo e hipnoterapeuta atuante desde 2019, além de ser um imenso apaixonado por todos os mistérios que envolvem o potencial da mente humana. Atendo adultos e idosos no Brasil e no exterior, e é sempre uma grande honra poder transformar vidas e melhorar o bem-estar emocional e mental, daqueles que depositam sua confiança em meu trabalho.