Hoje em dia nos deparamos o tempo todo com pessoas egoístas, que passam por cima de qualquer um para atingir seus objetivos e que ajudam os outros sempre esperando algo em troca. É difícil encontrarmos pessoas que tenham compaixão genuína pelo próximo e que tenham empatia pelos outros.

O altruísmo, nesse contexto, se torna uma característica extremamente importante no mundo. Ele permite o exercício de se doar ao próximo e contribuir para um mundo melhor. Hoje vamos te explicar o que é altruísmo, como ser alguém altruísta, os benefícios que trarão para sua vida e para a vida de quem está ao seu redor.

O que é o altruísmo? 

De forma bem objetiva, o altruísmo é o total contrário do egoísmo. É uma dedicação sem interesse, é se preocupar pelo outro e ajudá-lo por compaixão e consideração, sem esperar ser retribuído. 

Ou seja, o altruísmo se refere à ter empatia e se preocupar com a outra pessoa, e estar disponível para ajudar, sem esperar nada em troca de suas ações. De acordo com o dicionário, a definição de altruísmo é o amor desinteressado ao próximo, a filantropia e a abnegação dos seus interesses egoístas.

Qual o significado de ser uma pessoa altruísta? 

Agora que você sabe o que é altruísmo, fica mais fácil de entender o que é uma pessoa altruísta e como ela age.

Altruísmo é uma palavra que foi criada pelo filósofo Augusto Comte, que dizia que: altruísmo é uma tendência natural do indivíduo, um modo de viver, que leva as pessoas a se dedicarem aos outros. É controlar seu egoísmo e seus sentimentos negativos pelo outro.

Terapia é para quem quer se desenvolver

Ser uma pessoa altruísta é ter empatia com o outro, entender que as pessoas precisam de ajuda. É ter compaixão e ajudar por pura bondade e empatia com o problema do outro, sem esperar retribuição por seus atos.

Pessoas altruístas fazem o bem por motivos genuínos, por se sentirem compadecidos com o outro, mesmo que tenham que sacrificar algum interesse. Essas pessoas escutam as outras com empatia e generosidade, e estão dispostas a ajudar e a entender.

Existe algum benefício em ser altruísta? 

Ser altruísta faz bem para todos que estão ao seu redor, mas também para você mesmo. Pessoas altruístas pensam no coletivo e são menos egoístas. Ajudar o próximo gera um sentimento de gratificação, gera felicidade e te torna uma pessoa mais leve. Atos altruístas podem servir de exemplo para outras pessoas, que irão repassar esses atos de bondade, contribuindo para um mundo melhor.

Além disso, o sentimento de gratidão e felicidade desperta ainda mais sentimentos positivos na pessoa. Isso acontece principalmente porque seu corpo passa a produzir mais endorfina, serotonina e outros hormônios conhecidos como “hormônios da felicidade”. Ou seja, atos altruístas geram ainda mais bem-estar e felicidade.

Por isso, pessoas altruístas são mais otimistas e levam a vida com mais tranquilidade, respeitando o tempo das coisas para acontecer. Isso acontece porque essas pessoas não têm apego por coisas materiais e nem vícios. 

O altruísmo tira essa preocupação de sempre querer receber algo em troca, de ajudar para ser ajudado, e essas pessoas levam a vida com mais tranquilidade, sem esperar receber por tudo de bom que fazem. Elas não se preocupam com o que já passou e nem se estressam com o que está por vir. 

Ser altruísta também faz bem para o mundo, e ajuda a tornar sua convivência com as pessoas melhor. Atos de bondade no dia-a-dia, empatia e compaixão tornam a vida mais leve de ser levada. 

As pessoas não estão acostumadas a serem ajudadas sem que a pessoa cobre nada de volta. Ser altruísta contribui para um lugar melhor de se viver, e leva felicidade para os outros.

Como desenvolver o altruísmo em você:

Agora que você sabe os benefícios do altruísmo e como pode ajudar você e os outros, iremos te mostrar como ser uma pessoa mais altruísta. Não existe uma fórmula exata de como se tornar uma pessoa melhorar, mas toda grande ação pode começar através de pequenas mudanças em nosso dia a dia.

Tenha empatia

Todo mundo tem problemas em suas vidas e lidam com frustrações. Procurar entender que as pessoas também têm suas próprias dores nos ajuda a nos colocarmos no lugar delas. Quando você é capaz de se colocar no lugar de uma pessoa, de entender os sentimentos dela, fica mais fácil de saber como ajudar e te desperta compaixão pelo próximo.

A empatia faz com que você ajude o próximo por bondade pura, porque você entende pelo que ele está passando e entende a necessidade de ajudar sem esperar nada de volta. 

Faça o bem independente de qualquer coisa 

Quando você se propõe a ajudar as pessoas, a fazer o bem sem nada em troca, você deve fazê-lo independente de qualquer coisa. Isso significa que você não deve fazer distinção entre as pessoas ou os motivos que levaram ela a precisar de ajuda.

Fazer o bem é para fazer o bem para todos, independe se aquela pessoa não é da mesma religião que você, se não torce pro mesmo time. É fazer tudo que estiver ao seu alcance mesmo que essa pessoa seja o total oposto de você. Se você pode ajudar, ajude! O altruísmo se refere a uma bondade sem distinção, apenas vontade de ser útil e ajudar quem precisa.

Seja solidário 

Se preocupe mais com o próximo e procure ajudar quem precisa. Ser mais solidário é ajudar no que puder em qualquer situação. Você pode começar por coisas simples, como doar coisas que você não usa mais para quem realmente necessita, até projetos de voluntariado, que sejam de causas que você defende.

A solidariedade contribui para um mundo mais empático, em que as pessoas se ajudam sem esperar receber nada por isso.

Não julgue 

Ao estimularmos a empatia, percebemos que cada pessoa tem uma história por trás de tudo que ela faz. Cada um tem suas próprias questões e sempre há um motivo por cada um ser como é e agir como age. Para ser uma pessoa altruísta, você se colocando no lugar do outro vai perceber que não há motivos para julgar as pessoas.

Não estamos em posição de julgar ninguém. Procure entender que cada pessoa tem suas próprias motivações, e não podemos fazer juízo de valor sobre os outros. Procure estimular essa percepção, e evite julgar quem você não conhece, formando um preconceito sobre os outros.

Fique feliz com a vitória do próximo 

Pessoas altruístas se sentem felizes com as conquistas dos outros. Eles se sentem realizados e gratificados quando as pessoas estão felizes e realizadas, e não sentem qualquer sentimento negativo pelas realizações do outro, como inveja ou ciúmes, é simplesmente uma genuína felicidade pelo próximo.

A vida assim é bem mais leve e fácil de ser levada. Ficar remoendo sentimentos negativos não faz bem nem pra você e nem pras pessoas que estão ao seu redor, te afastando delas. A felicidade pelo outro é um dos sentimentos mais nobres e genuínos e deve ser estimulado para que você consiga ser uma pessoa altruísta.

Ajude sem esperar nada em troca

Esta é uma das maiores características do altruísmo, que é ajudar sem esperar retribuição. Quando você está disposto a ajudar alguém, essa ajuda deve vir do seu coração, deve ser um ato de bondade.

Não ajude as pessoas esperando retribuição, porque não é uma ajuda genuína. Fique atento às pessoas ao seu redor que precisam de ajuda e que você pode ajudar, e sempre faça as coisas sem cobrar nada ou esperar algo em troca. Você vai perceber que a vida vai ser mais leve sem que você espere coisas das pessoas.

Respeite a si mesmo

Ajudar os outros é muito importante, mas para que você consiga ajudar o próximo é necessário estar bem consigo mesmo. Por isso, cuide de você também, de sua saúde e de seu bem-estar. Além disso, não ultrapasse seus próprios limites ao oferecer auxílio para as pessoas, respeite suas necessidades e não doe mais do que consegue.

Você também tem seus próprios problemas, por isso dedique-se a si mesmo também, sem se esquecer de suas próprias necessidades. Só estando bem consigo mesmo, é que você conseguirá ajudar o outro.

Conclusão 

Ser uma pessoa altruísta hoje é uma característica extremamente importante, gera impacto positivo em sua vida e na vida das pessoas à sua volta. É, acima de tudo, ter empatia com o outro e estender a mão sem esperar nada em troca.

Mas, essa missão nem sempre é simples. É preciso mudar pequenas atitudes no seu dia a dia e entender como desenvolver o altruísmo. A terapia é um passo importante para quem busca por ações altruístas. Desenvolver essa e outras características positivas podem ser uma ferramenta poderosa e grande aliada da saúde mental e emocional.

Buscar ajuda profissional não deve ser vergonha e a terapia já ajudou e continua ajudando muitas pessoas. O psicólogo é um profissional capacitado que age de acordo com um código de ética visando o melhor atendimento para quem o procura.

Investir em autoconhecimento e na sua saúde mental garante retorno em bem-estar, qualidade de vida e financeiro para todos. Ganhe em performance e impulsione os seus resultados investindo em saúde emocional com o Zenklub.

COMECE AGORA.