ALERTA DE SPOILER

ALERTA DE SPOILER

ATENÇÃO: Esse post NÃO É de dieta. Mais uma vez, esse post NÃO É de dieta.

Bom, agora que esclarecemos essa questão bem básica, vamos falar do que realmente importa: alimentação para os diferentes doshas, de acordo com os saberes Ayurvédicos

Vixe, se você já se perdeu, não se preocupa. A gente preparou um guia geral de tudo o que você precisa saber sobre Ayurveda. Maaas… pra quem tá com um pouquinho de preguiça (afinal, quem nunca?), a gente te dá um resuminho.

O Ayurveda, o conhecimento milenar da vida, divide a nossa existência em 5 elementos: éter (ou espaço), ar, fogo, água e terra. Combinando os elementos, você forma os doshas, que são nossos humores biológicos: Dosha Vata (éter e ar); Dosha Pitta (fogo e água); Dosha Kapha (água e terra).

Todos nós temos os três doshas. Em algumas pessoas, eles se manifestam de maneira equilibrada, em outras, dois deles são dominantes, e ainda têm aqueles com um dosha que domina! Quer saber qual deles mais se manifesta em você? Então, corre no nosso app, entra na aba Testes e procura pelo “descubra o seu dosha”.

Quando algum dos seus doshas se desequilibra, seu corpo e sua mente sentem. Para se reequilibrar, várias práticas podem te ajudar. E uma delas é: a boa alimentação. 

Sempre, né? Uma alimentação equilibrada é tudo! Então, se liga nas dicas que separamos* para cada um dos doshas.

Vata

Frutas doces, como banana madura, figo fresco, abacate e damasco, e legumes cozidos, como aspargos, espinafre, beterraba e cenoura, são ideais para o equilíbrio do Vata. Arrasa também na aveia cozida, no arroz e em oleaginosas, como castanhas e amendoins. Enquanto isso, dá uma evitada em frutas secas, maçã e pêra. Legumes crus, especialmente brócolis, alface, cebola e berinjela, não são super recomendados para Vata também.

Quem gosta de arroz pode comer tranquilo e, se curte aveia, dá preferência para aveia cozida. Em geral, é bom evitar feijões, mas se não der para resistir, os melhores para Vata são feijão Azuki, feijão verde e lentilhas. Para temperar, pode ir sem medo de usar especiarias; e no café da manhã, consuma laticínios com moderação.  

Pitta

Manga, melão, maçã e pêra são algumas das frutas recomendadas para Pitta; quanto aos legumes, doces e amargos vão bem, como abobrinha, pimentão, brócolis e couve. Agora, frutas ácidas e legumes acres devem ficar de fora; então, limão, rabanete e similares só para as visitas 😂

Arroz branco, arroz basmati, trigo e todas as leguminosas estão liberados, com exceção das lentilhas. Por outro lado, especiarias não são sempre ideais, mas pode ir sem preocupação no coentro, erva-doce e açafrão. No café da manhã, manteiga sem sal, queijos de búfala e, principalmente, ghee vão muito bem.

Kapha

Enriqueça sua alimentação com figo seco, damasco, cereja e caqui, evitando coco, uva, ameixa e mamão papaia. Dê gosto com cebola, faça uma boa couve-flor e coma aspargos e quiabo, mas deixe tomates, abobrinha, pepinos e batatas doces de lado. 

Se você ama arroz, coma só do tipo basmati, e em poucas quantidades; caso contrário, evite todo tipo de arroz sempre que possível. Trigo também não vai bem, mas milhos, milhete e cevada você pode consumir sem preocupação. Leguminosas estão liberadas, exceto feijões roxos e Mung, lentilhas pretas e soja. No café da manhã, adoce somente com mel e, no pão, arrasa no ghee.

, ler essas listas é fácil, né? Fazer algo com elas é ooooutra coisa. Então, pra você não ter que se preocupar com isso, nós já demos um Google e separamos uma receita para cada dosha.

Risotto de Espinafre com Aspargos – Dosha Vata

Ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) de arroz arbóreo
  • 5 colheres (sopa) de azeite
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picado
  • 250 ml de vinho branco seco
  • 1 litro de caldo de legumes caseiro
  • 1 colher (sopa) de manteiga gelada sem sal
  • 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
  • sal e pimenta do reino
  • especiarias a gosto
  • 1/2 maço espinafre (só as folhas)
  • 8 aspargos frescos

Modo de preparo:

  1. Refogue o alho no azeite até dourar
  2. Acrescente as folhas de espinafre, tampe a panela e deixe no fogo médio
  3. Retire o espinafre e bata num liquidificador
  4. Em outra panela, refogue 1/2 cebola no azeite
  5. Acrescente 4 aspargos cortados em rodelas e refogue por três minutos
  6. Acrescente 1 xícara de água e espere os aspargos ficarem macios
  7. Separe os aspargos e o caldo
  8. Junte o caldo de legumes, as especiarias e o caldo dos aspargos
  9. Para preparar o risotto, refogue o restante da cebelo e um dente de alho
  10. Acrescente o arroz e, em seguida, o vinho  
  11. Inicie o processo de preparação do risotto, acrescentando o caldo aos pontos até chegar no ponto
  12. Acrescente o espinafre e as rodelas de aspargos e mexa
  13. Acrescente o queijo e a manteiga
  14. Na hora de servir, coloque os aspargos inteiros para decorar

Receita adaptada do site Cookpad. Clique aqui para ver a original.

Refogado de pimentão, repolho e abobrinha – Dosha Pitta

Ingredientes:

  • 1 pimentão verde
  • 1 pimentão amarelo
  • 1 pimentão vermelho
  • 1/4 de repolho
  • 2 abobrinhas
  • 1 chalota picada
  • 2 colheres (sopa) de óleo de girassol
  • sal a gosto
  • coentro a gosto
  • cebolinha a gosto
  • uma pitada de pimenta-do-reino

Modo de preparo:

  1. Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a chalota
  2. Acrescente os pimentões em tiras, o repolho em tiras largas, as abobrinhas em cubos, sal e pimenta; não precisa colocar água.
  3. Espere que amoleçam levemente e desligue o fogo.
  4. Acrescente a cebolinha e o coentro picados.
  5. Agora é só se deliciar

Receita adaptada do site Tudo Gostoso. Clique aqui para ver a original.

Couve-flor Assada com Páprica

Ingredientes:

  • 1 couve-flor
  • ¼ de xícara (chá) de azeite
  • 2 colheres (chá) de páprica
  • sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

  1. Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta).
  2. Descarte as folhas e o talo da base da couve-flor. Corte a couve-flor em quartos. Lave sob água corrente, seque bem e transfira para uma assadeira média.
  3. Numa tigela, misture o azeite com a páprica, sal e pimenta-do-reino. Regue os pedaços de couve-flor com o azeite temperado e espalhe para cobrir toda a superfície dos floretes.
  4. Leve ao forno para assar por cerca de 40 minutos, até dourar – na metade do tempo, vire os pedaços. Retire a couve-flor do forno e sirva a seguir.

Receita adaptada do site Panelinha. Clique aqui para ver a original.

Curtiu? Então bora ter uma alimentação mais equilibrada pensando nas suas necessidades? Pra isso, mais do que se ligar nas nossas dicas, você tem que passar com um especialista Ayurvédico, que vai trabalhar ao seu lado com práticas que vão além da alimentação para que você possa encontrar mais equilíbrio em todos os âmbitos da sua vida.

*As recomendações de alimentos para cada dosha foram feitas com o apoio de Luciana Leon Rosa, psicóloga, terapeuta Ayurvédica e especialista do Zenklub.

Crédito da imagem de abertura: Chinh Le Duc

Zenklub

Proporcionar um estilo de vida mais saudável e permitir que as pessoas se empoderem da sua saúde emocional e bem-estar é o objetivo do Zenklub. Para além das matérias no blog, no site você pode consultar um psicólogo por vídeo-chamada de onde estiver. São mais de 80 psicólogos a um clique de distância.
Zenklub