O príncipe William apresentou, na última quarta-feira (7), dados alarmantes sobre as taxas de depressão e suicídio. “A taxa de suicídio entre homens jovens neste país é uma mancha terrível em nossa sociedade. [Isso] é o maior fator de morte entre homens com menos de 40 anos neste país”, declarou o príncipe, ressaltando que o suicídio é a maior causa de morte, à frente do câncer, armas brancas e acidentes de trânsito.

“Se um destes problemas tomasse tantas vidas haveria um clamor nacional”, ressaltou. O discurso foi realizado durante a conferência Anxiety Epidemic, da ONG The Guild of Health Writers.  O príncipe William também fez duras críticas ao silêncio da sociedade britânica em relação ao suicídio. “Isto tem que parar”, declarou.

Estatísticas sobre saúde mental

A Fundação de Saúde Mental do Reino Unido estima que entre 2% e 5% dos britânicos adultos sejam afetados pelo transtorno de ansiedade generalizado. Inclusive, mais de 30% das cirurgias gerais estão relacionadas à ansiedade, que frequentemente é diagnosticada com depressão. Estes números mostram a dimensão do problema de saúde mental que vivemos hoje. Não só no Reino Unido, mas problemas como depressão e suicídio estão a crescer a ritmos assustadores também no Brasil. Conheça as estatísticas de ansiedade, depressão e suicídio.

Iniciativas da família real

A família real tem concentrado esforços para conscientizar a população sobre a importância de se cuidar da saúde mental. Em 2016, Kate Middleton, o príncipe William e o príncipe Harry lançaram a campanha #HeadsTogether, para eliminar o estigma que cerca os problemas de saúde mental, como síndrome do pânico, ansiedade, depressão, transtorno obsessivo-compulsivo e transtornos de alimentação.

O objetivo da campanha, liderada pela Royal Foundation e por sete organizações de caridade que prestam apoio e oferecem tratamento para problemas de saúde mental, é difundir a hashtag #headstogether para incluir o assunto na rotina dos britânicos.

“The suicide rate among young men in this country is an appalling stain on our society. Suicide is the biggest killer of men under 40 in this country. Not cancer, not knife crime, not road deaths – suicide. If one of these other issues took so many young lives, there would be a national outcry. But there has only ever been silence. And this has to stop. This silence is killing good people.” – The Duke of Cambridge, speaking at the Guild of Health Writers ‘Anxiety Epidemic’ conference. The event was an opportunity for Their Royal Highnesses to engage with members of the Guild of Health Writers working in print, online and broadcast media on @Heads_Together and its ambition to create millions of conversations on mental health in 2017.

A video posted by Kensington Palace (@kensingtonroyal) on

Faça o teste clínico de depressão

O reconhecimento e diagnóstico de depressão nem sempre são simples. Se você quer saber se tem depressão, clique no link: questionário de depressão  e faça um questionário de 8 perguntas (duração menos de 1 minuto). O teste é adaptado do teste científico Americano criado pelo Dr. Spitzer e Dr William (PHQ – Patient Health Questionnaire).

Zenklub

Proporcionar um estilo de vida mais saudável e permitir que as pessoas se empoderem da sua saúde emocional e bem-estar é o objetivo do Zenklub. Para além das matérias no blog, no site você pode consultar um psicólogo por vídeo-chamada de onde estiver. São mais de 80 psicólogos a um clique de distância.
Zenklub