Eeee… Chegou a hora de falar sobre Novembro Azul

Bom, você já deve saber o que isso significa, né? Resumindo bem, esse é o mês para promover conscientização sobre a prevenção e o tratamento do câncer de próstata

Papo sério, né? Pois é, o zenklub não é bagunça e a gente quer te ajudar a entender mais sobre esse tema, porque sabemos que as informações, às vezes, ficam um pouco… perdidas. Então, chega junto e vamos nessa.

Por que em Novembro?

Essa é fácil. Porque o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata cai em 17 de novembro. Então, já tem virado uma convenção em diversos países dedicar o mês inteiro para falar sobre esse assunto – assim como acontece com o Outubro Rosa e o câncer de mama.

Beleza. E o que é essa tal de próstata? 

A próstata é uma glândula que fica próxima à bexiga e ao reto. Ao longo da vida, ela vai crescendo pouco a pouco; em sua fase xóven, a próstata tem mais ou menos o tamanho de uma noz. Sua principal função é produzir, justamente, o líquido prostático, um dos principais componentes do sêmen, que serve para nutrir, proteger e facilitar a locomoção dos espermatozóides (que são produzidos pelos testículos). 

Entendido. Mas o que é o câncer de próstata?

Todo câncer acontece quando algumas células se multiplicam de maneira anormal. Talvez por estar sempre ativa e não parar de crescer, a próstata tem uma certa predisposição a desenvolver essa anomalia. Essas células “a mais”, digamos, prejudicam o funcionamento da próstata e podem se espalhar para o restante do corpo, comprometendo a saúde geral da pessoa.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo que mais atinge homens cis. Mas vale lembrar que mulheres trans e pessoas não binárias com próstata também estão sujeitas a desenvolver esse tipo de câncer, como a gente fala nesse outro post aqui

Existem sintomas do câncer de próstata?

Dor nos ossos, vontade de urinar com frequência, dor ao urinar e sangue na urina ou no sêmen são os principais sintomas. Mãaas… Isso só quando o câncer já está mais desenvolvido. Nas suas fases iniciais, geralmente não se sente nada de diferente, ou nada que chame muito a atenção. Por isso que a prevenção é tão importante.

Como é essa prevenção do câncer de próstata?

Assim como em muitos outros tipos de câncer, uma das melhores maneiras de prevenir o câncer de próstata é levando uma vida saudável e equilibrada, no corpo e na mente. Existem muitas maneiras de se ter uma rotina melhor para o seu corpo, e cada pessoa deve procurar o seu jeito; mas, uma forma que pode ser um bom complemento para você é o Ayurveda, que a gente falou recentemente aqui no blog.

A outra maneira é procurar um diagnóstico precoce, ou seja, tentar evitar uma surpresa indesejada de um câncer já avançado e mais difícil de ser tratado, a partir de um acompanhamento rotineiro. Para isso, existem os exames de toque e o PSA, que a gente também melhor explicou neste post do blog. Passa para não ficar com dúvidas, e quebrar alguns tabus, quanto aos exames.

Se eu receber o diagnóstico, como é o tratamento do câncer de próstata?

A resposta mais real que a gente pode dar é que varia. Vai depender da idade da pessoa, da sua condição física e de quão avançado está o câncer. Em casos mais brandos, somente o acompanhamento basta; já nos mais severos, é preciso remover a próstata e tratar o restante do corpo, em caso de metástase.

E aí? Ficou alguma dúvida ainda? Passa nos nossos outros posts que nós indicamos acima e, se você ainda tiver alguma dúvida ou preocupação, a gente recomenda que você procure um urologista para fazer suas perguntas e se examinar. Lembre-se que pedir ajuda e exercer o #autocuidado não são sinais de fraqueza; mas a gente fala melhor disso no post “sobre o que é ser homem e o que é masculinidade”

E caso você esteja lidando com o câncer de próstata, não deixe de cuidar da sua #saúdeemocional também. Conviver com essa doença demanda muito emocionalmente, algo que fica mais fácil com o apoio de um especialista. Então, se precisar, entra no nosso app e ache um especialista que melhor atenda as suas necessidades. 

Zenklub

Proporcionar um estilo de vida mais saudável e permitir que as pessoas se empoderem da sua saúde emocional e bem-estar é o objetivo do Zenklub. Para além das matérias no blog, no site você pode consultar um psicólogo por vídeo-chamada de onde estiver. São mais de 80 psicólogos a um clique de distância.
Zenklub