Estamos em pleno Novembro Azul e nós, do zenklub, vamos assumir o papel de Fada Desmistificadora e ~tocar~ num tema que ainda é tabu: o exame de toque retal.

No nosso último post, sobre Novembro Azul: o que é e como prevenir o câncer de próstata, a gente deixou bem claro: a melhor maneira para não se complicar, quando o assunto é câncer de próstata, é fazer exames que identifiquem o câncer o mais cedo possível. Um dos exames é justamente o de toque retal.

Como o exame de toque retal funciona? 

Com o dedo, o médico vai avaliar a condição da próstata. É assim: ele vai sentir se ela está mais dura do que o normal e se apareceu algum nódulo suspeito, já que esses são alguns sinais de que o paciente pode ter desenvolvido o câncer de próstata.

Qual é o médico que deve fazer o exame de toque retal?

O médico mais recomendado para fazer o exame com foco em detectar câncer de próstata é o urologista. 

E, sim, o coloproctologista também faz um exame de toque super importante. Pooorém, já que eles têm especialidades diferentes, eles procuram por coisas diferentes (e, até, pedem posições diferentes para os pacientes). O procto está mais focado em procurar machucados e doenças no ânus e no reto – como hemorróidas e outros tipos de câncer. 

Então, se você já passou dos 50 e/ou tem casos de câncer de próstata na família, o melhor é ir atrás de um uro para que ser examinado. 

Fora o exame de toque, existe exame de PSA para câncer de próstata. Para que ele serve?

O PSA é um exame de sangue que ajuda a detectar câncer e outras doenças da próstata. Ele pode ser especialmente útil para detectação bem precoce do câncer. Mas, nem sempre seus resultados são 100% confiáveis, podendo indicar tumores malignos quando na verdade não há. 

Então, ele costuma ser um exame complementar ao de toque e quem deve decidir qual exame realizar, e quando realizar, é o seu médico urologista.

O que mais preciso saber sobre os exames de câncer de próstata?

Aqui nesse post, a gente reuniu algumas informações bem gerais sobre esse tipo de câncer. São as infos básicas que você precisa saber previamente.

Se você ainda tiver dúvidas ou estiver com alguma preocupação, nossa dica é: em vez de ficar navegando pelas internets procurando respostas, passa no médico! É a melhor coisa que você pode fazer 😉

E, como sempre, se estiver precisando de apoio emocional para ajudar a lidar com questões de saúde física, baixa nosso app e conheça os especialistas que trabalham com a gente 😉

Zenklub

Proporcionar um estilo de vida mais saudável e permitir que as pessoas se empoderem da sua saúde emocional e bem-estar é o objetivo do Zenklub. Para além das matérias no blog, no site você pode consultar um psicólogo por vídeo-chamada de onde estiver. São mais de 80 psicólogos a um clique de distância.
Zenklub