Dezembro chegou. O cara do Green Day já dormiu e já acordou, já passamos pelo Dia das Bruxas e começamos as confraternizações, só no esquenta para a festas de fim de ano. Mas tudo vem com um preço: com o ano novo chegando, a gente comemora, mas também para pra fazer as famosas promessas (que agora a galera também chama de resoluções) e fica na expectativa se vai dar pra cumprir tudo. E aí… está preparado para cumprir as promessas de ano novo?
Todo ano é mais ou menos a mesma coisa. Mesmo. Essa época perto do ano novo é cheia de clichês. A gente vai pra festa da firma, combina um HH com uma galera que não vê sempre, encontra a família no Natal, vai curtir o réveillon e prepara aquela listinha de promessas, que costuma ser sempre mais ou menos igual a do último ano e você acaba tendo que se prometer que dessa vez você vai cumprir tudo.
Surpresa: você não vai. E… surpresa de novo: tá tudo bem!
Na hora de cumprir as promessas de ano novo, mude suas expectativas

Se você faz promessas para o ano novo, você já está fazendo algo de bom, usando esse finzinho de ano para refletir. Toda vez que um ciclo termina para um novo começar, poder refletir nesse momento, olhando para como foi essa fase e o que você espera da próxima, é um exercício muito importante para o amadurecimento. Mas, para isso, esse exercício precisa ser produtivo.
Um pequeno problema que acontece é quando você se empolga tanto nas promessas que acaba ficando quase impossível de cumprir todas ou até só uma delas. A gente não quer te surpreender de novo, mas olha só: você é humano. Ou seja, você não é perfeito, você tem limites e você não vive num mundo ideal. Então, quando você vai montar a sua listinha e ela tem umas 10, 15, 20 promessas… Aí não tem Super-Homem ou Beyoncé que consiga cumprir tudo.
Ter vontades para o ano novo é ótimo, mas a gente não pode esquecer que a gente não é um iPhone que de repente recebe uma atualização de sistema e aí começa a poder fazer um monte de coisa nova. Não. O nosso processo costuma ser muito mais lento e fragmentado, que não pode ser acelerado por conta de uma resolução. Tudo isso faz parte e existe muita beleza nesse processo.

Então, pra fazer melhor a sua listinha e se preparar pra cumprir as promessas de ano novo, começa mudando as suas expectativas consigo mesmo, entendendo que achar que você vai cumprir todas só vai te fazer mal: porque dificilmente você vai em um ano e, no final, você fica achando que fracassou, que não tem como melhorar.
Depois, é hora de mudar as suas expectativas em relação às suas promessas em si. Por exemplo, conseguir “manter a casa mais bem arrumada” é claramente mais fácil do que “arranjar um parceiro afetivo”; ou então, “não perder tanto tempo no celular” é mais prático do que “ser mais feliz”. Algumas resoluções dependem de terceiros e outras são trabalho para uma vida – ou melhor, a combinação de várias resoluções costuma ser o trabalho para uma vida: comer melhor, se exercitar, se estressar menos, juntar dinheiro, investir no seu hobby, mudar de carreira, cuidar da saúde, ler mais, amar mais, ajudar os outros, passar tempo com a família e ser feliz… Não dá pra esperar que os 12 meses do ano novo são ser suficientes para cumprir todas. E sabe de uma coisa? Tá tudo bem.
Faça listas com promessas mais realistas

Uma lista mais realista é uma das chaves mais importantes para você ir com mais leveza na hora de cumprir as promessas de ano novo.
Faça 2 ou mais listas

Aproveita que você está nessa vibe toda de reflexão e planejamento e não se limita a uma lista só. Em uma, você coloca aqueles objetivos mais práticos, sem pensar em muitos itens. Na outra, você pensa naquilo que é mais a longo prazo, naquelas promessas que você não necessariamente precisa cumprir no ano novo, mas que você quer que algum dia você chegue lá na sua vida. Ah, e é bom tirar ou alterar algumas que dependem muito de uma outra pessoas; por exemplo: começar a namorar não é a melhor promessa, mas você pode começar a trabalhar em se abrir mais. Então, na hora de dar Ctrl+C/Ctrl+V na sua lista do ano passado, aproveita pra dar essa dividida e editada nela.
Seja mais assertivo

Se tem alguma coisa que você realmente quer cumprir no ano novo, então não seja tão vago. Por exemplo, muita gente se promete ser mais saudável. Só que levar uma vida com mais saúde por completo pode ser um objetivo mais a longo prazo, sendo construído mês a mês, ano a ano, durante um período maior de tempo, especialmente para quem não possui hábitos tão saudáveis. Agora, se exercitar duas vezes na semana, comer fast food só uma vez no mês e iniciar algum tratamento, como o ayurvédico, já são promessas mais assertivas e palpáveis – que depois devem ser renovadas por outras e assim por diante.
Reveja as suas prioridades

Aceite que você está em constante mudança. Então, se chegar dezembro e bater aquela frustração de não ter cumprido as promessas feitas no ano passado, veja o que realmente ainda vale a sua insistência. Por exemplo: é bem comum que as pessoas vejam no ano novo uma oportunidade de emagrecer; mas, pode ser que você já tenha começado a desenvolver novas expectativas em relação ao seu corpo, sem depender tanto da imposição de regras sociais. Então, em vez de remoer um sentimento de fracasso, dê espaço para esse novo ímpeto que surge em você, procurando novas resoluções que você cumprir no ano novo.
A importância da utopia com as promessas

Okay. A gente já entendeu que você tem que se você estiver comprando demais de si mesmo, mudar suas expectativas em relação a si mesmo e às suas promessas pode te ajudar, e que você deve pensar no seu futuro próximo de modo mais realista. Mas, isso não quer dizer que você deva deixar de sonhar com o seu mundo ideal – a coisa é que você precisa ter a paciência & a sapiência de que a gente não chega nesse mundo de uma hora para a outra. Então, pegue mais leve consigo mesmo, mas não perca a sua utopia.
Utopias são muito importantes para nós, até na hora de montar e cumprir as promessas de ano novo, porque elas nos dão um norte e mostram onde a gente quer chegar. Pode ser que você faça 80 anos e ainda não tenha alcançado a sua utopia, mas ficar com ela ali na cabeça faz com que você esteja trabalhando constantemente para ser uma pessoa mais feliz e construir um mundo melhor.
Por isso, toda vez que você olhar o calendário e vir o ano novo chegando, entenda como a sua utopia entra nesse meio. Não faça promessas de que as suas máximas idealizações vão se concretizar logo depois do Carnaval. Em vez disso, entenda como você pode chegar um pouquinho mais perto delas, para um dia conseguir cumprir ao menos parte da sua utopia.

Nenhuma utopia oferece um caminho fácil, mas todas nos levam por caminhos de felicidade. Uma vez que a felicidade não é um ponto de chegada: é um processo. Além disso, imaginar uma utopia nos ajuda a entender que existem muitas forças que estão fora do nosso controle, mas que nós temos tempo para aprender a lidar com elas.
Por exemplo, os homens lidam com as pressões de uma dita masculinidade tóxica. Mudar as expectativas relacionadas a essas pressões não acontece de uma hora para outra, e não é algo que pode ser feito isoladamente. Por outro lado, saber a importância de enfrentar essas forças de maneira construtiva e produtiva dá um significado mais profundo para a utopia.
A partir desse tipo de pensamento, é possível começar a imaginar promessas que tenham um significado muito mais duradouro e profundo, que envolvam um esforço que vai além de somente se matricular numa academia; e que entenda que é assim mesmo, a gente vai aos poucos, com erros, com passos para trás, mas sempre com um ano novo em vista para chegar mais perto de cumprir as metas mais importantes.
Dica para te ajudar a cumprir as promessas de ano novo

Se todo esse texto te deixou um pouco confuso do que fazer com as suas resoluções, se prepara porque temos uma dica quentíssima: coloca aí na sua lista de promessas cuidar mais de si mesmo.
No fim das contas, essa deve ser a utopia que está sempre com a gente, essa vida em que a gente se cuida e procura se conhecer sempre. Colocando o seu bem estar em primeiro lugar, você consegue olhar para o ano novo e ter mais noção de como revisitar as suas listinhas para uma vida mais feliz.
E olha só: a gente está aqui para te ajudar a cumprir essa promessa. No nosso app, você encontra os especialistas que podem te acompanhar na busca da sua utopia, com sessões online feitas diretamente dentro da nossa plataforma. E se você ainda não tem certeza se quer começar um acompanhamento, nós agora temos também o zenPremium, pra você aproveitar diferentes conteúdos que vão te ajudar a lidar melhor como seu dia a dia, além de novas ferramentas que vão te ajudar a mapear seu emocional constantemente. Gostou? #SeConhecerFazBem