Você sabia que o teste palográfico é o famoso “teste dos risquinhos”?
Além de ser feito com apenas caneta e papel, gera excelentes resultados para o recrutamento e seleção.
O teste palográfico pode ajudar você e sua empresa a reduzir custos, aumentar o desempenho, assertividade nas contratações.
Sem contar que tal método é uma excelente ferramenta na formação da cultura organizacional da empresa.
Nós do Zenklub reunimos as principais informações sobre teste palográfico para você ficar antenado com as principais ferramentas de seleção do mercado.
Boa leitura!
O que é teste palográfico?
O teste palográfico é utilizado pelo Detran, sistema de retirada de porte de armas, além de recrutamento e seleção.
A eficiência desse teste é reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e é uma importante ferramenta na seleção e retenção de novos talentos.
O teste palográfico é realizado dentro de 5 minutos, onde o avaliado deve fazer a maior quantidade de riscos similares possível, e nesse período suas atitudes gráficas e comportamentais são avaliadas.
Origem
O teste palográfico foi inventado por Salvador Escala Milá, do Instituto Psicotécnico de Barcelona, na Espanha.
Depois, Agostinho Minicucci, doutor em Educação e Livre-docente em Psicologia, trouxe a abordagem para o Brasil na década de 1970.
Porém a versão que possui parecer favorável pelo SATEPSI é a de 2004, elaborada pelos pesquisadores Iraí Cristina Boccato Alves e Cristiano Esteves.
Como funciona?
Alguns aspectos gráficos dos “Palos” os tradicionais “Risquinhos” são avaliados, e confrontados com atitudes do testado, vamos dar alguns exemplos de valências avaliadas:
- Tamanho;
- Distância entre os “Palos”;
- Inclinação;
- Margens;
- Distância entre linhas;
- Direção das linhas;
- Pressão;
- Qualidade do traçado;
- Organização;
- Velocidade;
- Ritmo;
- Arpões ou ganchos.
Impulsividade, emotividade e depressão também são avaliados durante a observação.
Apesar de ser um teste simples, sua avaliação fidedigna deve ser feita por um psicólogo, preferencialmente organizacional.
Qual é o objetivo do teste palográfico?
O objetivo do teste palográfico é principalmente analisar as características comportamentais do profissional, na que isso permite, por exemplo, maior assertividade no recrutamento e seleção.
Isso permite você descobrir se o candidato tem maior ou menor identificação com as características comportamentais que você procura para a organização.
O teste palográfico, quando aplicado corretamente e em conjunto com a ação do setor de RH, consegue, permite entender como será o relacionamento com colegas, reduz a taxa de turnover e reduz custos.
Como é avaliado o teste palográfico?
Para entender melhor: os aspectos dos palos e, consequentemente, as atitudes dos avaliados durante o teste demonstram características pessoais.
Alguns exemplos de aspectos qualitativos observados durante a execução da tarefa são:
- Organização;
- Inteligência Emocional;
- Adaptação a normas e regimentos;
- Ritmo de trabalho;
- Capacidade de concentração;
- Impulsividade;
- Segurança;
- Relacionamento interpessoal.
O teste reprova?
Não por ser um teste de personalidade, o teste por si só não possui a intenção de reprovar ou aprovar candidatos, mas sim viabilizar uma perspectiva sobre a interação desses profissionais no ambiente corporativo.
Portanto, o teste palográfico é uma excelente ferramenta qualitativa, que permite alinhar as expectativas da organização com as capacidades dos entrevistados e por isso, é tão eficiente.
Quais são os benefícios do teste?
Há inúmeros benefícios do teste palográfico, entre eles estão:
Retenção de talentos
O mundo corporativo é competitivo, reter os maiores talentos da companhia, permite além de redução de gastos, maior chance de possuir bons profissionais satisfeitos.
Redução de Custos
Com a diminuição do turnover, ou seja, relação entre demissões e contratações, recursos financeiros são poupados.
Fit Cultural
Uma contratação assertiva gera solo fértil para um desenvolvimento de uma cultura organizacional sadia.
Como utilizar o teste palográfico no recrutamento
O teste palográfico deve ser aplicado, idealmente, por um psicólogo organizacional, sendo que é sua atividade reconhecida pelo conselho.
Alinhar as necessidades da empresa, coletando informações do setor RH após minuciosa análise é importante para o trabalho do psicólogo.
A confluência dessas informações, permite a utilização do teste palográfico, tanto no recrutamento interno e externo,quanto na percepção de qualidades presentes nos colaboradores.
Esse tipo de análise permite que a longo prazo, o quadro de funcionários se torne cada vez mais estável, saudável e produtivo.
Como ir bem no teste?
Ao ser perguntado sobre como se sair bem no teste palográfico o psicanalista Müller Farias, aponta que a melhor maneira de lidar com os testes projetivos é utilizando de sua naturalidade.
Afinal, tratando-se de uma seleção de emprego, o recrutador já possui um perfil que deseja encontrar.
Assim, sendo esse perfil compatível com o seu perfil pessoal, você será aprovado e se encaixa com a função dada, com maior chance de sucesso e satisfação.
Por outro lado, tentar simular respostas pode causar um resultado confuso, que poderá eliminá-lo, mesmo possuindo o perfil adequado, ou aprová-lo por engano para uma função que não irá dar-lhe satisfação e autorrealização.
Exemplos
Quando se trata de avaliação para um cargo em uma empresa com a ajuda do teste palográfico, devemos levar em consideração que a empresa traçou antecipadamente um perfil para aquele cargo.
Você ser ou não aprovado, não significa que é inadequado.
Afinal, a empresa espera encontrar nesta avaliação alguém que se aproxime das características do perfil traçado por eles.
Nós da zenklub, possuímos mais de 4000 profissionais da saúde mental que atuam nas mais diversas áreas, entre elas psicologia organizacional que pode ajudar você ou sua empresa a otimizar seus processos!
Saiba mais sobre os profissionais Zenklub!
Referências
https://www.pontotel.com.br/teste-palografico/
https://www.gupy.io/blog/teste-palografico
https://menvie.com.br/teste-palografico/
https://rhopen.com.br/teste-palografico-o-que-e-e-como-utiliza-lo-nas-entrevistas/