Topiramato é um anticonvulsivante, mais conhecido por nomes comerciais como Topamax e Amato. Embora seja uma substância com múltiplos mecanismos de ação, é preciso respeitar as indicações da bula e usá-la somente com acompanhamento médico.
Se você quer saber para que serve o topiramato ou quais são os efeitos colaterais, está no post certo! A seguir, explicamos todos os detalhes e esclarecemos as dúvidas mais comuns. Por exemplo, topiramato emagrece? Topiramato dá sono? Confira!
O topiramato foi descoberto por bioquímicos nos Estados Unidos. Após diversos estudos, em 1979, foi desenvolvida uma combinação voltada inicialmente para tratar convulsões e ataques epiléticos. Assim, surgia o Topamax, formulado pelo laboratório Janssen. Mas as pesquisas não pararam por aí.
As análises sobre o topiramato avançaram, descobrindo assim seus diversos mecanismos de ação. O medicamento é capaz de atuar em vários processos químicos no cérebro, reduzindo a excitabilidade das células nervosas.
Então, com a regulação dessa perturbação, é possível controlar e amenizar crises epilépticas e convulsões. Além disso, essa influência do topiramato se mostrou eficaz na prevenção de crises de enxaqueca.
Em princípio, o topiramato é um fármaco que atua no sistema nervoso central, equilibrando as células neurológicas. Segundo a bula, para que serve o topiramato quer dizer na prática que este medicamento é indicado para:
De acordo com a bula, o topiramato é contraindicado nos seguintes casos:
Como qualquer outra medicação, o topiramato requer algumas precauções e cuidados. Isso porque o fármaco precisa de condições viáveis para a sua atuação, ao passo que também pode causar efeitos indesejáveis.
Portanto, informe o seu médico se você já teve ou se apareceram as seguintes condições durante o tratamento:
Portanto, o paciente deve informar o médico sobre todo o seu histórico de saúde antes de iniciar o tratamento.
Da mesma forma, é primordial estar atento a toda e qualquer reação que aconteça durante a terapia. Tais efeitos requerem avaliação do médico, bem como uma resposta ou uma solução com urgência.
O topiramato não deve ser administrado juntamente com alguns remédios, devido à interação química entre eles. Por isso é fundamental informar seu médico sobre seu histórico de saúde e tratamentos em andamento.
Também é fundamental comunicar sobre alguns fármacos comprados sem receita, como analgésico ou anti-inflamatório, por exemplo. Conheça a seguir algumas medicações que devem ser evitados durante o tratamento:
Quando o assunto é topiramato efeitos colaterais, a primeira pergunta é: topiramato dá sono? Sim, por atuar no sistema nervoso central, esse medicamento pode causar sonolência.
Mas não é apenas a vontade de dormir que o paciente pode sentir. A seguir, alguns efeitos colaterais do topiramato:
O Topamax, do laboratório Janssen, é o medicamento referência do topiramato. Contudo, essa substância ativa pode ser encontrada em sua versão genérica, bem como nos seguintes nomes comerciais, por exemplo:
A hidroclorotiazida é um medicamento usado no tratamento da hipertensão arterial. Mas apesar de serem de categorias distintas, a junção desses dois medicamentos é prejudicial.
Em suma, a hidroclorotiazida aliada ao topiramato pode aumentar os níveis de topiramato no organismo. Por conseguinte, o paciente terá mais efeitos colaterais.
Em primeiro lugar, a bupropiona era um medicamento utilizado para tratar a depressão. No entanto, a medicação também se mostrou eficaz para suavizar os efeitos da abstinência de tabaco no tratamento para deixar de fumar.
Em resumo, essa medicação funciona melhor quando a dependência química da nicotina é maior que a psicológica. Embora entre os seus efeitos colaterais figurem convulsões e cefaleia, somente o médico pode determinar as melhores opções para tratar esses efeitos.
Por certo, o topiramato é um remédio que ameniza epilepsia, convulsões e enxaqueca. Ou seja, não há indicação para emagrecer. Embora a perda de peso seja um dos efeitos colaterais, ele não deve ser utilizado para essa finalidade. Isso porque o uso indevido desse medicamento e sem acompanhamento médico pode causar danos sérios à saúde.
Ainda que seja um fármaco que atua no sistema nervoso central, o topiramato não é indicado para ansiedade. Além disso, essa medicação pode deprimir o paciente, descartando ainda mais o uso de topiramato para ansiedade. Para tratar esse distúrbio, a melhor solução é buscar apoio com os terapeutas da Zenklub.
As informações desta página foram disponibilizadas com fins puramente informacionais. Em hipótese alguma, elas devem embasar a autoprescrição ou indicação para terceiros. Sempre consulte um especialista sobre qualquer assunto relativo à sua saúde mental.