5 conselhos para não se importar com que pensam sobre você
Já vou começar esse tema falando a verdade nua e crua: não é fácil para ninguém. Mas parar de se importar com o que as pessoas pensam é um grande atalho para a liberdade. E, com os conselhos que você vai ler aqui hoje, essa mudança de vida vai parecer até receita de bolo de caixinha, de tão fácil de seguir.
Vamos lá?
Bom, vamos começar falando porque é tão insuportavelmente chato se importar com o que as pessoas pensam sobre a gente. O motivo principal é bastante óbvio: esse negócio de ficar pensando o que as pessoas estão pensando sobre tudo o que você faz, fez ou vai fazer pode acabar tomando proporções tão absurdas a ponto de controlar sua vida e todas as suas atitudes. Aí você acorda e vai dormir todos os dias mais angustiado que vestibulando em dia de prova, se perguntando “ó céus, ó dor, ó vida, o que será que estão pensando de mim?”.
Sua vida é feliz ou significativa?
Quando você desgasta sua preciosa energia se preocupando com a opinião alheia, você passa a tomar atitudes com base no que pensa que as outras pessoas vão achar, e não no que você acredita que seja a melhor coisa a ser feita. O que é uma grande loucura.
E quem sofre as consequências desse comportamento insano? Você mesmo. A principal consequência é se tornar um tipo de pessoa que não toma posição nenhuma sobre nada nunca, e fica ali ocupando espaço em um dos lugares mais lotados do mundo: em cima do muro.
Hoje deve ser seu último dia nessa vida. E eu vou dizer o porquê.
Primeiro porque ninguém realmente se importa. Garanto. Ou você realmente acha que as pessoas têm tempo para pensar na roupa que você escolheu usar hoje? Um estudo realizado pela National Science Foundation – um órgão dos Estados Unidos destinado à promover a ciência e a engenharia através de programas de pesquisa e projetos de educação -, fez um estudo que alega que uma pessoa tem mais de 50 mil pensamentos em um dia. O que significa que, mesmo que alguém pensar em você mais de 10 vezes por dia, isso será equivalente a apenas 0,02% de todos os pensamentos que ela teve naquele dia. Acredite ou não: você não é tão especial assim.
Em segundo lugar, ninguém no mundo é capaz de agradar todo mundo. Nem o sol, nem o mar, nem o Einstein conseguiram, então não seria sábio da nossa parte tentar.
Terceiro porque você colhe o que planta. Quanto mais você pensar no que os outros estão pensando, mais todo mundo vai pensar alguma coisa de você. E mais você vai se tornar essas pessoas obcecadas por aprovação – aquelas que ninguém gosta – e, o pior, complacente com todo mundo, achando que isso vai impedir qualquer tipo de julgamento sobre você. Não vai.
E quarto porque ninguém merece viver assim. Mas chega de falar dos sintomas. Vamos à cura! Com vocês, 5 conselhos práticos de como parar de se importar com o que as outras pessoas pensam sobre você:
1. Conheça seus valores
Primeiro e mais importe é saber reconhecer o que realmente importa para você. Porque uma vez que isso esteja bem claro para você mesmo, a opinião dos outros se torna insignificante. E é nesse momento em que você para de dizer “sim” para tudo e começa a fazer suas próprias escolhas, sem se curvar a pressões externas, de quem quer que seja.
2. Mostre sua cara
Agora que você sabe quais são seus valores, é hora de colocá-los em prática. Chegou a hora de você aprender a falar o que pensa. A única regra aqui é ser honesto consigo mesmo.
3. Escolha bem suas companhias
É aquela história: me diga com quem andas e te direi quem és.
Fique perto de pessoas autoconfiantes que vivem suas próprias vidas sem comprometer seus valores; elas são sempre boas companhias. E o exemplo delas será passado para você rapidamente, sem você nem perceber.
4. Crie uma lista de medos a serem superados
Funciona assim: você faz uma lista com todas as coisas que fazem você se sentir desconfortável. Medos, inseguranças, tudo. Depois, começa a fazer essas coisas, uma por uma. O crescimento vem do fato de você encarar seus medos e, principalmente, superá-los.
Por exemplo: banho gelado. Odeia tomar banho gelado? Coloque na lista. No começo, até o cabelo vai sair do chuveiro tremendo. Mas da segunda vez, não vai ser assim tão difícil. Na terceira, menos ainda. E assim até que fique fácil e isso não seja mais desconfortável para você. Você passa por cima de um medo.
É um jeito simples de se obrigar a sair da sua zona de conforto. Porque uma coisa é verdade: não importa o quanto você leia sobre confiança, se você não tomar atitudes, as coisas não vão mudar sozinhas.
5. Viaje sozinho
Se você quer um jeito de combinar todos os conselhos anteriores em um só e ainda se divertir um bocado, esse é o caminho. Viaje sozinho. Você será exposto a culturas diferentes, vai quebrar normas sociais que nem conhecia e sair da sua bolha. Leve o mínimo de bagagem e coloque o essencial em uma mochila. Não faça planos e apenas deixe as coisas acontecerem. Acredite, essa experiência será mais reveladora do que você imagina – você estará só consigo mesmo, e vai acabar honrando só os seus valores o tempo todo.
Quer conversar com um profissional sobre o assunto? Se tiver com dúvidas e quiser um aconselhamento especializado, agende uma sessão de orientação comigo ou com outro dos nossos especialistas aqui. O Zenklub é a maior rede vídeo-consultas com psicólogos, onde você tem acesso a mais de 100 especialistas a qualquer hora, de qualquer lugar.
Teve um menino que quando eu coloquei uns stoirs ficou rindo pq eu tinha colocado um vídeo de uma série que eu gosto mto aí eu me senti tão inútil e senti q oq eu gostava e oq eu estava fazendo era coisa de doente e pessoas chatas,dps eu fui me olhar no espelho e comecei a me perguntar pq eu me importo com ele,dps comecei a pesquisar e isso está me ajudando mto é sério obg vou tentar melhorar esse ato meu de c importar tanto com os outros e não ligar p o q eu gosto de fazer isso obg msm
Julia, que legal que o texto tenha te auxiliado a compreender melhor sobre esse assunto. 🙂
O texto me ajudou muito!! Até sorri 🙂 Passei por um momento bemmm desconfortante com pessoas fofoqueiras que gostam de falar da vida alheia e espalhar mentiras.
Não importa como eu vim parar nesse site, só sei que me ajudou muiiiiiito!! Nada de pensar no que os outros estão falando de mim, quero apenas seguir em frente, afinal achou que nem sou taoooooooo importante assim vai?!
Estou passando por um momento bastante difícil, estou trabalhando pra uma pessoa q está numa fase muito ruim da vida, e eu também estou numa fase pior, e eu quero pedir demissão, mas tô com medo de ela pensar q eu vou abandona-la no pior momento e ela criar uma má imprensão de mim… Mas eu preciso me colocar em primeiro lugar! Me ajudou bastante, fiquei pensativa, parei de chorar por estar sem saber oq fazer… Esfriei minha cabeça e já tomei minha decisão
Gaby, pode ser difícil, mas é muito importante priorizar-se, não é mesmo?
Estou passando uma situação muito difícil no trabalho as minhas colegas de trabalho não gostam de mim teve uma que disse tantas coisas para mim que me machucou muito disse que sou estranha cada dia estou de um jeito e verdade ela disse só comigo as pessoas não querer ter minha amizade isso me doeu muito tô muito mal com cada palavra que ela me disse tão mal que chorei muito me ajudem nao tenho nem vontade de trabalhar mas naquele lugar
Olá, Patrícia. Tudo bem? Imagino que não esteja sendo fácil para você lidar com essa situação, mas saiba que você não está sozinha e que o apoio emocional de um especialista, como um psicólogo ou terapeuta, pode ser muito benéfico para te auxiliar.
Se tiver qualquer dúvida sobre a nossa plataforma, conte conosco
Eu estou com um probleminha meio estranho, eu trabalho em uma farmácia e do lado tem um bar, eu falo com as funcionárias de lá perfeitamente se elas entrarem no estabelecimento, eu sou muito educado e comunicativo, mas na rua não cumprimento elas por receio de me “estranharem” o problema é que eu fico me sentindo mal com o fato de não cumprimentar por parecer uma pessoa “grossa” aí as vezes eu fico com crise de ansied
eu tenho medo ,da minha madrasta ela fala q sou feia q nunca fico bonita nas roupas ,e que nao posso namorar nao posso sair de casa pra ver nem um amigo ,pq eu moro com meu pai ,e chamo minha madrasta de mae ela cuidou de mim desde quando eu tinha 6 meses nao conheço minha mae verdadeira,eu tenho medo de posta uma ft minha eu sempre corto o meu rosto ,e todos mim acha feia , ate eu mim acho feia ja quis mim mata ,meu nome e iasmim tenho 19 anos e tenho medo vcs mim ajuda?
Saiba que você não precisa passar por isso sozinha e que é natural se sentir assim, sob essas condições. Procurar ajuda é um passo muito importante e não é sinal de fraqueza.
Caso tenha qualquer dúvida sobre as sessões com os nossos psicólogos, conte conosco!