A estrutura organizacional é fundamental para o funcionamento e o desenvolvimento de uma empresa. É essa estrutura que estabelece, de forma simplista, a gestão dos processos e os trabalhos das equipes.
Com o avanço da tecnologia e as mudanças da sociedade moderna, a estrutura organizacional de uma empresa se torna um fator determinante para o sucesso. Isso porque uma divisão muito conservadora pode impedir a inovação e o crescimento dos negócios.
Ou então modelos que funcionavam no início do empreendimento podem não ser mais condizentes com a atualidade. Por essa razão, é importante compreender o que é estrutura organizacional para avaliar qual se adapta melhor ao seu ramo de negócios.
A estrutura organizacional é a maneira como a empresa é dividida, assim como a forma como é dirigida. Denominada como cadeia de comando, a estrutura organizacional de uma empresa é constituída por uma linha hierárquica ramificada em setores.
Esse conceito é baseado em uma escala que tem como princípio um líder em cada unidade. A administração realiza uma espécie de repartição de responsabilidade. Isso significa que cada área da instituição possui um superior a quem os colaboradores devem se reportar, na maioria dos casos.
A divisão do trabalho dentro de uma estrutura organizacional é basicamente a repartição das funcionalidades em departamentos. Essa organização define de forma clara as demandas e responsabilidades de cada setor, equipe e colaborador.
Essa segmentação varia conforme a teoria da Administração adotada. Na Administração Científica essa divisão ocorre pela fragmentação das tarefas, já na Teoria Clássica, isso pode ocorrer de forma vertical ou horizontal.
Para entender o que é estrutura organizacional na prática, imagine uma loja de roupas. Essa empresa tem o dono como principal responsável pelos negócios. Mas ele não cuida do empreendimento sozinho.
Por isso, o estabelecimento é dividido entre três departamentos: vendas, estoque e administrativo. E em cada uma dessas áreas, há um líder que comanda os trabalhos de cada um desses setores.
Com a definição sobre o que é estrutura organizacional, compreendemos alicerces que constituem e regem uma companhia. Ou seja, uma empresa é composta por níveis hierárquicos ou funcionais e pela divisão dos trabalhos ou de departamentos.
Essa arquitetura determina as relações entre os cargos e setores de acordo com as diretrizes da empresa. Isso porque a estrutura organizacional especifica as relações hierárquicas e a gestão.
Por essa razão, é importante compreender e conhecer os tipos de estrutura organizacional. Isso dará instrução e informação para selecionar o modelo ideal.
A estrutura organizacional funcional é bastante caracterizada pela ênfase na especialização em todos cargos e níveis hierárquicos. A autoridade é baseada na expertise, descentralizando as decisões.
A divisão é feita por especialidades e cada pessoa ou setor contribui com o conhecimento de seu domínio. É como se cada especialista fosse um líder sobre determinado assunto.
A estrutura organizacional matricial apresenta uma operação híbrida, também chamada de organização em grade ou matriz. Esse desenho combina o modelo funcional com uma departamentalização de maneira concomitante em uma única estrutura organizacional.
A empresa e a hierarquia seguem divididas com um todo e, paralelamente, é formado um novo setor temporário ou fixo. É como se modernizassem os alicerces tradicionais, deixando-os mais flexíveis e dinâmicos.
Para ilustrar, pense em uma equipe concebida por integrantes de diversos setores a fim de desenvolver um projeto. Esses profissionais continuarão atuando em sua área e seguindo as ordens do seu gestor. O que muda é que eles irão atuar também nesse programa, que terá um líder a quem estarão subordinados.
Com origem na formação dos exércitos, a estrutura organizacional linear é o formato mais simples e antigo no mundo corporativo. É caracterizado pela relação de autoridade única entre superior e subordinado.
A classificação hierárquica é muito bem definida no formato piramidal, com decisões centralizadas e linhas formais do organograma. É um tipo de estrutura organizacional recomendado para empreendedores iniciantes, pequenas empresas, organizações que têm apoio de consultoria, entre outros.
A estrutura organizacional orgânica é conhecida por ser um sistema adaptável às condições ambientais instáveis. Por essência, esse modelo reconhece a expertise das equipes e permite a descentralização das decisões.
Outra característica importante da estrutura organizacional orgânica é a flexibilidade em todo o organismo. Ou seja, métodos, tarefas, obrigações e até autoridades podem ser redefinidos de acordo com a necessidade. Isso faz com que a interação entre as pessoas seja tanto lateral como vertical, inclusive para orientação.
Além dos tipos de estrutura organizacional explicados anteriormente, a estrutura organizacional de uma empresa também pode ser classificada por departamentos. Os setores e as especializações são distribuídos pelo organograma podendo estar interligados ou não.
Nessa estrutura organizacional, a divisão é feita pelo agrupamento de atividades e tarefas em relação à função exercida na empresa. A lógica é clara: são reunidas atividades básicas em departamentos como vendas, produção, financeiro, entre outros.
A departamentalização por projetos é vista como uma estratégia de organização. Esse tipo de estrutura organizacional é utilizado por empresas envolvidas em produções que exigem grande concentração de recursos e tempo.
Dessa forma, o organograma é estabelecido por campanha. A empresa se adapta diante do produto que irá construir, uma vez que se trata de obras enormes, como construção civil ou fabricação de navios.
A estrutura organizacional de uma empresa pode ser coordenada pela departamentalização por clientes. Isso quer dizer que a divisão dos trabalhos é feita de acordo com o público-alvo.
Esse sistema costuma ser adotado por empresas que atuam com diferentes tipos de consumidores. Essa clientela apresenta características diversas como idade, classe social, sexo, interesses, entre outros critérios.
A departamentalização por processo é uma estrutura organizacional recomendada para a produção industrial. Essa divisão se dá por agrupamento ao longo da sequência de fabricação. Isso pode ser visto pelos supervisores presentes em cada etapa do processo de montagem, por exemplo.
A segmentação de cada departamento também pode ser realizada por localização geográfica. Nesse tipo de estrutura organizacional a departamentalização pode ser feita com relação às atividades exercidas de acordo com a região de interesse de mercado, por exemplo.
Como o próprio nome já diz, a departamentalização por produto ou serviço diferencia os setores de acordo com o produto ou serviço. A estrutura organizacional de uma empresa reúne todos os processos da fabricação do celular branco em um mesmo departamento, por exemplo. Assim, o celular preto se torna uma outra área distinta.
A estrutura organizacional especifica as relações hierárquicas, uma vez que a sua organização estabelece uma arquitetura de comando. Isso quer dizer que os alicerces da sua empresa serão construídos a partir do modelo escolhido para a gestão.
A estrutura organizacional de uma empresa é um processo decisório para o bom funcionamento do todo. A eficiência e eficácia dos trabalhos é determinante na estratégia a ser adotada, nas posições de gestão, liderança e na divisão de tarefas.
Portanto, é de suma importância estabelecer o tipo de estrutura organizacional adequado à sua empresa. E, sobretudo, ter clareza do modelo que irá determinar essa linha de autoridade.
A estrutura organizacional estabelece a divisão dos trabalhos, responsabilidades e funções. Nesse esquema, os colaboradores podem ser agrupados em departamentos, como planejamento operacional, produção, vendas, governança corporativa, administrativo, entre outros.
Uma das características mais relevantes quando se aborda uma organização formal é o racionalismo envolvido, que deve estar em conformidade com as normas. A empresa passa a ser regida por cargos funcionais e hierárquicos. Cada posição na escala possui uma expectativa a ser atendida.
Ou seja, o princípio básico de normas de comportamento, conduta e entregas é concebido dentro da instituição. Isso coloca limites para uma relação entre os mais diversos níveis de cargos existentes, seja entre pares, seja entre superiores. Ainda deixa claro o que se espera do profissional a partir da função ou ocupação exercida.
A estrutura organizacional estabelece a divisão dos departamentos, cargos, funções e atividades. Toda essa construção deve ser feita de maneira estratégica e de acordo com o seu negócio.
Portanto, não adianta implantar a forma mais fácil ou permanecer como está se isso não estiver condizente com a empresa. É preciso avaliar o seu modelo institucional, o mercado, a sociedade, as demandas e o futuro para construir a gestão certa.
E ainda que não haja uma fórmula para montar uma estrutura organizacional, existem princípios e requisitos que norteiam esse processo. Com base nessas informações, apresentamos a seguir algumas dicas para a construção da arquitetura empresarial.
Para começar, é preciso desenhar a estrutura básica. Isso é feito determinando os cargos e a descrição de cada um deles. A partir daí os departamentos começam a aparecer para formar um organograma.
Com a construção da base, vem o planejamento dentro desse escopo. Nessa etapa, deve ser feita a organização das tarefas, objetivos, recursos e coordenação. Dentro desse plano, as pessoas são alocadas e as equipes são construídas.
A organização formal estabelece de forma clara as expectativas que devem ser atendidas. Aqui é preciso delinear padrões de desempenho, meios de avaliação, objetivos a serem atingidos, entre outros.
Para atender às expectativas e entregar os resultados, é preciso que as pessoas entendam como fazer o que precisam. Nesse momento, entram os mecanismos de operação, os sistemas, tecnologias, programações e ferramentas para a realização das tarefas.
Por fim, mas não menos importante, deve ser construído o processo de tomada de decisões. Independentemente do tipo de estrutura organizacional, seja centralizada ou descentralizada, é importante ter um suporte no processo decisório.
Isso funcionará como um guia para manter as pessoas e os trabalhos no rumo certo. Para isso, é preciso formular um pilar que contenha as informações ou os meios de obtê-los, o procedimento de análise e o formato do cruzamento de dados. Toda essa metodologia deve conduzir a uma lógica a ser seguida no processo decisório.
Referências
CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administração. São Paulo: Editora Manole, 2014. 9. ed.O QUE É ESTRUTURA ORGANIZACIONAL? In: site Dicionário Financeiro. Disponível em: https://www.dicionariofinanceiro.com/estrutura-organizacional/.