Você consegue separar vida pessoal da profissional? Provavelmente, não. Muitas vezes, quando estamos no ambiente corporativo, deixamos de lado a pessoa que somos no dia a dia, fora do escritório, e passamos a nos relacionar com uma nova pessoa: nós mesmos.

É muito comum criarmos e vivermos uma persona no trabalho. Ela pode ser mais rígida, mais desinibida ou até mais agressiva do que costumamos ser na nossa vida pessoal. (Que fique claro, isso não tem nada a ver com a síndrome do impostor, que é a incapacidade de internalização e reconhecimento de vitórias e conquistas).

Quem não se lembra de Donald Draper, o publicitário da série Mad Men que era seguro e eloquente no trabalho mas vivia cheio de inseguranças e dores emocionais na vida pessoal?

Tentar separar vida pessoal da profissional

Uma das atitudes mais comuns é tentar mesmo assim separar vida pessoal da profissional, o que certamente incorre ao erro de muitas pessoas de quererem agir de maneiras completamente diferentes no trabalho e em casa. Separar vida pessoal da vida profissional não existe, porque da vida fazem parte o trabalho e as relações pessoais, que incluem familiares e amigos.

“(…) o que somos no privado, somos também como profissionais e isso não tem como fugir. Você pode disfarçar, mas sempre vai deixar transparecer quem você realmente é. No jeito de tratar alguém que está subordinado a você, com seu gerente, com seu colega de trabalho, com o porteiro do prédio, ou com a moça do cafezinho. Esse trato diário e constante revela quem somos e o quanto nos importamos com as pessoas. A indiferença na vida real ou a atenção por interesse, talvez seja uma das grandes doenças que atinge a nossa vida profissional.”, escreveu Ana Lucia Souza Machado em um artigo recente sobre as relações humanas.

Por isso é tão importante que nos atentemos aos nossos valores e que os levemos para todos os ambientes nos quais circulamos. Afinal, passamos a maior parte do tempo trabalhando, e forjar atitudes e comportamentos que não são nossos gera um cansaço emocional muito grande.

Se você vive excessivamente cansado, talvez esteja vivendo várias vidas em uma só. Já pensou falar com um especialista em trabalho no Zenklub? Temos mais de 100 psicólogos disponíveis para você conversar por vídeo-consulta. Muitos são especialistas em coaching e desenvolvimento pessoal, pode ser uma boa ajuda se está passando por esta situação