É só chegar o mês de Outubro que tudo fica cor de rosa. Pode parecer só mais uma tendência de moda ou uma make recém saída da série do momento, mas o significado por trás dessa iniciativa é muito mais profundo: a conscientização e prevenção do câncer de mama.

Você sabia que, só no Brasil, aproximadamente 60 mil novos casos de câncer de mama são diagnosticado por ano? Ou seja, a cada 100 mil mulheres, mais de 55 desenvolvem essa condição. Por isso é essencial conversamos sobre a importância de autoconhecimento e autocuidado, inclusive quando o assunto é a saúde da mulher.

Mas afinal, o que é o Outubro Rosa?

O Outubro Rosa é uma campanha mundial que surgiu na década de 90, nos Estados Unidos, para estimular a conscientização da população, em especial das mulheres, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

A campanha tem como objetivo aumentar as chances de cura e reduzir a mortalidade causada pela doença, que é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres, perdendo apenas para o de pele.

Durante todo o mês, instituições de saúde disponibilizam gratuitamente (ou com preço reduzido) o acesso a exames de prevenção. Além disso, as principais ruas, monumentos e pontos públicos das grandes metrópoles ganham os tons da campanha.

Desde 2010, o INCA (Instituto Nacional de Câncer) participa desse movimento, promovendo apresentações, eventos, debates e materiais educativos para disseminar a informação aqui no Brasil.

Como começou essa história?

No século XX, alguns estados americanos já promoviam isoladamente iniciativas com o tema da campanha de câncer de mama. Aos poucos a ação foi  tomando grandes proporções, até ser oficializada pelo Congresso Americano.

Dentro dessa história, vale lembrar a importância de Nancy Brinker, fundadora do instituto Susan G. Komen Breast Cancer Foundation que, em 1983, deu o primeiro passo e promoveu a “Caminhada pela Vida”, em Dallas. O objetivo do evento era dar mais visibilidade ao tema, além de arrecadar fundos para pesquisas e projetos.

As famosas fitas cor-de-rosa ganharam espaço e se tornaram símbolo oficial da campanha em 1991, ao serem distribuídas na “Caminhada pela Vida”, em Nova York. De lá para cá, as corridas continuam acontecendo e engajando cada vez mais pessoas ao redor do mundo.

Espalhando a palavra do autocuidado

Agora que você já entendeu a importância do tema, que tal compartilhar esse conhecimento com as mulheres ao seu redor? Prezar pela saúde de quem você gosta também é uma ótima forma de demonstrar carinho e cuidado. Se quiser saber mais sobre o câncer de mama, clique aqui. E para conferir como prevenir a doença, é só espiar aqui.

Crédito da imagem de abertura: Miguel Á. Padriñán

Zenklub

Proporcionar um estilo de vida mais saudável e permitir que as pessoas se empoderem da sua saúde emocional e bem-estar é o objetivo do Zenklub. Para além das matérias no blog, no site você pode consultar um psicólogo por vídeo-chamada de onde estiver. São mais de 80 psicólogos a um clique de distância.
Zenklub