A hiperatividade e déficit de atenção é um problema geralmente visto em crianças, baseados nos sintomas de desatenção (pessoa muito distraída) e hiperatividade (pessoa muito ativa ou excessivamente agitada). Estima-se que cerca de 3% a 6% das crianças na idade escolar entre 6 a 12 anos, apresentam hiperatividade ou déficit de atenção, e que aproximadamente 60%  dos pacientes que apresentam TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) na infância permanecem com os sintomas na idade adulta, embora em menor grau de intensidade, já que, com o passar dos anos, os sintomas da hiperatividade tendem a diminuir, permanecendo com maior frequência a desatenção.
Geralmente o problema é notado quando a criança inicia atividades de aprendizado na escola, pelos professores das séries iniciais. Durante a adolescência, o quadro geralmente mantém-se o mesmo, mas na vida adulta o transtorno pode acompanhar-se de problemas de conduta (mau comportamento), problemas de trabalho e de relacionamentos com outras pessoas.

Sintomas da pessoa com Desatenção

Uma pessoa apresenta desatenção quando a maioria dos sintomas ocorrem na maior parte do seu tempo:

  • Frequentemente deixa de prestar atenção a detalhes.
  • Comete erros por descuido em atividades escolares, trabalhos etc.
  • Não segue instruções, não termina seus deveres escolares e tarefas domésticas.
  • Possui dificuldade na organização de suas tarefas e atividades diárias.
  • Com frequência evita, antipatiza ou reluta em envolver-se em tarefas que exijam esforço mental constante.
  • Frequentemente perde coisas necessárias para tarefas ou atividades.
  • Facilmente é distraído por estímulos alheios a tarefa principal que está executando.
  • Com frequência apresenta esquecimento em atividades diárias.

Sintomas da pessoa com hiperatividade

Uma pessoa pode apresentar o transtorno da hiperatividade quando apresenta a maioria dos sintomas, tornando-se uma ocorrência constante em sua vida:

  • Agita as mãos ou pés ou se remexe muito na cadeira.
  • Com frequência abandona sua cadeira na sala de aula ou em outras situações nas quais se espera que permaneça sentado.
  • Corre em demasia em momentos inapropriados, quando adolescentes e adultos esse sintoma pode não ocorrer, mas a pessoa deixa nos outros uma sensação de constante inquietação.
  • Tem dificuldade para brincar ou se envolver silenciosamente.
  • Frequentemente fala em demasia.
  • Dá respostas precipitadas antes de as perguntas serem completadas.
  • Possui dificuldade para aguardar sua vez.
  • Interrompe ou se mete em assuntos dos outros, intrometendo-se em conversas e brincadeiras de colegas.

Indisciplina?

Crianças excessivamente inquietas, agitadas e com tendência a agressividade, com dificuldades de aceitar regras e normas representam um desafio para os pais e professores. Quando enfrentar e desafiar outras pessoas se torna um hábito persistente no cotidiano da criança, isso sugere que alguma coisa não está funcionando. A relação com os pais, com ela mesma, com o mundo e as causas devem ser analisadas. Acredito que inicialmente devemos observar se esse estado comportamental é permanente ou temporário e se criança está apresentando dificuldades em se relacionar e expressar suas emoções. Se for uma conduta permanente, é importante buscar ajuda de um especialista.

Sinais de problemas comportamentais

  • Você precisa chamá-lo várias vezes para ele atender a um pedido simples? Se isso ocorrer não chame a atenção da criança de longe, olhe nos olhos dela e diga novamente.
  • Seu filho costuma fazer birras ? Não o ignore por pensar que é uma fase, pode ser que mais tarde ele tenha dificuldade com a imposição de limites.
  • Costuma interromper suas conversas? Não permita que a criança interrompa a conversa dos adultos, ou ela achará que tem direito a atenção dos outros quando quiser.
  • É agressivo com irmãos e outras crianças? Se você não intervir, os comportamentos poderão se tornar um hábito. Oriente a forma que ele deve agir quando estiver nervoso.
  • Está inventando fatos? É importante alertá-lo que mentir não é uma atitude honesta. Procure descobrir qual foi a motivação que o fez mentir.

Com base nas informações descritas acima, ressalto a importância da identificação dos sintomas, para que a criança não cresça estigmatizada e não fique durante anos com o desenvolvimento prejudicado na escola e na sua vida social. O aspecto fundamental para que o tratamento seja eficaz é o suporte da família e de seus professores, para que desta forma a criança possa  se reestruturar.

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