Terapia? Pra mim?

Você já aprendeu aqui no blog do Zenklub qual a diferença entre o trabalho do psicólogo, do psiquiatra e do psicanalista. Agora vamos falar um pouco mais sobre como funciona o trabalho dos praticantes da Psicologia. Perguntamos à Marjorie Carvalho como é o procedimento de um psicólogo e como funciona uma sessão de terapia:

“O psicólogo – profissional com formação em Psicologia – é habilitado para lidar com questões de ordem psicológica, emocional e comportamental. Ele pode atuar em diversas áreas como empresas, escolas, hospitais, fóruns e no consultório realizando terapia, onde pode ser conhecido como psicoterapeuta. Para entender o indivíduo e, então, poder ajudá-lo em mudanças na sua vida, existem várias abordagens psicológicas como, por exemplo, Gestalt, Psicanálise, Behaviorismo e Sistêmica. A terapia oferecida ao paciente segue uma teoria psicológica de acordo com a escolha e preferência do profissional. É preciso que fique claro que são olhares diferentes, mas todas tem as suas potencialidades”.

Este profissional estuda a fala e o comportamento do cliente e, por meio do diálogo, propõe novas maneiras de pensar e de encarar situações que são fonte de desconforto. O vídeo abaixo ilustra bem esse processo:

Viu? Você não precisa carregar o peso dos seus problemas sozinho. Não é vergonha nenhuma precisar de ajuda e o Zenklub está pronto para te ajudar. Veja quem são os nossos psicólogos e marque sua sessão.

Marjorie Carvalho

Marjorie Carvalho

Psicóloga Clínica, Terapeuta Sexual e Instrutora de Mindfulness/Atenção Plena. Seu trabalho é contribuir para a realização e poder pessoal das pessoas que acompanha.
Marjorie Carvalho