A questão de saúde e segurança no trabalho são assuntos de extrema importância no dia a dia de empresas, principalmente nas que fazem trabalhos mais arriscados, como por exemplo fábricas com equipamentos pesados. Por isso, precisam ser garantidas que as medidas de segurança estão em dia e uma das ferramentas para isso é o SIPAT.
A realização das SIPATs (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho), surge como uma medida da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) dessas empresas que buscam garantir o conhecimento de seus colaboradores quanto às medidas de segurança.
Vamos entender melhor do que se trata essa Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, do que ela fala e como torná-la mais atrativa para engajar seus colaboradores.
SIPAT é a sigla para Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, uma semana organizada pela empresa para conscientizar todos os funcionários e colaboradores sobre medidas de segurança e a importância da prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.
Essa é uma ferramenta e medida de segurança obrigatória prevista na legislação brasileira, conforme inciso IX, do art. 4º, da Lei 13.174/01. Esse evento é realizado pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) e fala sobre temas como prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
Além disso, cada vez mais esses eventos vêm abordando outros temas, como por exemplo a saúde mental e a segurança psicológica no trabalho.
Muito mais do que uma ferramenta obrigatório por lei, a SIPAT é uma medida muito importante e necessária para conscientizar os colaboradores das medidas de segurança para prevenir acidentes de trabalho.
Quanto mais informação de qualidade e preocupação com a segurança por parte da empresa, mais seguros estão os colaboradores, gerando confiança, otimizando processos e melhorando a performance no trabalho. Além disso, essa também é uma ferramenta de investimento em saúde.
Quando uma empresa organiza e busca engajar da melhor forma seus colaboradores na SIPAT, também está promovendo o conhecimento e reflexão, desenvolvendo a consciência sobre a importância da prevenção de acidentes, combate à doenças do trabalho, sejam elas físicas ou psicológicas, segurança e qualidade de vida no local de trabalho e fora dele.
De acordo com a legislação brasileira, a SIPAT deve acontecer durante uma semana inteira, sendo uma medida obrigatória da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) de acordo com o inciso IX, do art. 4º, da Lei 13.174/01.
De acordo com a legislação, não existe número mínimo ou máximo de funcionários necessários para a realização da SIPAT. O que a lei estabelece é que toda empresa que possui uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (CIPA), realize a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho organizada pela mesma.
Também sabe-se que toda empresa que adota o regime formal de contratação (CLT) deve eleger membros para formar a CIPA. E é de obrigação da comissão a organização da SIPAT.
Os temas abordados na SIPAT são definidos baseado em análises feitas pela CIPA de cada empresa, levando em consideração registros de acidente, afastamentos, pesquisas e relatos dos próprios colaboradores.
O conceito é que 50% das palestras devem tratar de temas relacionados à prevenção de acidentes e doenças do trabalho, abrindo os outros 50% para temas relacionados à prevenção e promoção de saúde.
De modo geral, a definição desses temas é bastante livre, devendo ser pensada estrategicamente para que o evento fale de assuntos relevantes e pertinentes aos colaboradores e também os mantenha engajados e interessados.
Conheça alguns dos principais temas a serem abordados na SIPAT:
É muito importante que primeiro se defina os membros da empresa responsáveis pela organização do evento, formando a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Essas pessoas serão responsáveis por definir temas, datas, locais e outras exigências do evento.
Esse é um evento importante e de grande porte, portanto deverá ser organizado com antecedência, para que se possa definir local, data, palestrantes, recursos financeiros necessários e atividades.
Como já citamos anteriormente, os temas de palestras e atividades são definidos mediante análises e estudos de informações como levantamentos de acidentes e afastamentos, interesse e opinião dos colaboradores, pesquisas e questionários.
Então, depois de analisar todas essas informações, chegou a hora de definir quais serão os temas principais, que guiarão os eventos durante a SIPAT.
O ideal é que a empresa, ao definir os temas, procure especialistas sobre o assunto, para palestrar, realizar atividades e orientar os colaboradores.
Por exemplo, ao falar sobre Síndrome de Burnout, o ideal é que um psicólogo especialista na área de orientação e guie o papo sobre o assunto. Essa é a melhor maneira para fornecer informações relevantes e confiáveis aos seus colaboradores.
Também é papel dos membros da CIPA realizar uma divulgação eficiente, que vai atingir todos os colaboradores e envolvidos da SIPAT. Essa comunicação interna, realizada através de intranet, murais, cartazes, e-mail, entre outros meios, deve gerar interesse e motivar a participação de todos os colaboradores.
Após o evento, é muito importante que sejam coletados dados e se gere relatórios para avaliar a eficiência do projeto. Também é fundamental que os colaboradores sejam ouvidos, e que os feedbacks sirvam para aprimorar ainda mais a realização do evento.
Engajar e motivar os colaboradores em eventos como a SIPAT pode ser um desafio, já que muitos encaram como uma obrigação para não contrariar líderes e gestores. Mas, não precisa ser assim.
A equipe organizadora pode tomar algumas atitudes para que, além de uma obrigação, o evento seja interessante e tenha um real valor para os funcionários.
Um ótimo jeito de engajar os colaboradores é permitir que os temas sejam escolhidos por eles. Dessa forma, serão temas relevantes e pertinentes para seu dia a dia, além de gerar o interesse inicial pelo evento.
Isso pode ser feito através de pesquisas de opinião, caixinha de sugestões ou através de reuniões com as equipes. O importante é que a organização do evento demonstre interesse também pelos assuntos desejados.
A relevância dos temas apresentados também influencia diretamente na motivação dos participantes. Por isso, aconselha-se que antes de definir os temas abordados, seja feita uma análise de pautas pertinentes e importante para o grupo que participa da SIPAT.
Longas horas de palestras, workshops e atividades pode ser cansativo, por isso faça coffee breaks para os funcionários, forneça um almoço diferente e torne isso em um momento de descontração e integração.
A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho não é apenas uma medida de segurança obrigatória para muitas empresas, mas também é uma oportunidade para engajar seus colaboradores e colocar em pauta assuntos relevantes para sua saúde e bem-estar.
Por isso, investir em palestras, workshops e atividades ministradas por profissionais capacitados e com temas relevantes para seus colaboradores é tão importante para a manutenção da saúde física e emocional deles. Com isso, o time de Recursos Humanos precisa estar sempre atento às novidades e inovações de processos.
Mas, sabemos que garantir a qualidade desses processos e cuidados com os profissionais podem ser um grande desafio. Por isso, contar com a ajuda de uma equipe variada de profissionais como psicólogos, terapeutas e coaches pode facilitar essa jornada.
Investir no bem-estar dentro da sua empresa garante retorno em bem-estar, qualidade de vida e financeiro para todos. Ganhe em performance e impulsione os resultados da sua empresa investindo em gestão de saúde emocional com o Zenklub.
Referências
TROIANI, Leonice; COUTINHO, Jacqueline Fonseca. SEMANA INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DO TRABALHO. Anuário Pesquisa e Extensão Unoesc Chapecó, v. 4, p. e21400-e21400, 2019.
OLIVEIRA, MARCELA FERNANDA TOME; VENTURA, Acácia de Fátima. CIPA-Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. SIMPÓSIO DE ENSINO E GRADUAÇÃO, v. 6, 2008.