Com o intuito de ver o impacto na saúde emocional que a pandemia e o isolamento social têm tido na vida das pessoas, montamos o Relatório Zenklub.
De maneira confidencial, levantamos quais foram as queixas que mais aumentaram, de abril a junho 2020, nas sessões de terapia online que conduzimos em nossa plataforma.
Veja o que descobrimos
Ao reunir dados anônimos de relatos e queixas de sessões de terapia feitas por brasileiros de todo o país, foi possível ver um aumento significativo de diferentes aflições já nos primeiros meses de quarentena.
Com mais medo e ansiedade, o crescimento do pânico é o que mais chama a atenção.
Porém, questões como agressão e preconceitos (possivelmente ligadas ao isolamento), redes sociais e foco (pela dificuldade de lidar com o fluxo de notícias) e obesidade (por conta da pressão estética e sedentarismo) também aparecem como destaques negativos.
Primeiramente, vê-se que o impacto emocional da pandemia tem sido grande e deve ser visto como uma questão de saúde também durante esse período.
Além disso, nota-se que as pessoas estão mais conscientes sobre esse fato, procurando falar sobre seus problemas e indo atrás de tratamentos como a terapia para cuidarem de si.
O relatório também viu um crescimento de 201% na quantidade de sessões de terapia realizadas no segundo trimestre de 2020, o que comprova esse fato. Sobre isso, Rui Brandão, CEO do Zenklub, comenta:
Foi e ainda é necessário que fiquemos socialmente isolados para cuidarmos da nossa saúde física e da dos outros, mas isso tem impactado a nossa saúde mental, como os dados mostram. Saúde não é apenas a ausência de doenças, mas sim um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e nesse momento muitas pessoas têm usado a terapia como aliada para cultivá-lo.
Se você se identifica com as altas apresentadas no relatório, o Zenklub pode te ajudar. Baixe o app para ter acesso a conteúdos exclusivos sobre bem-estar e saúde emocional, e agende sessões com um psicólogo qualificado para te ajudar. Para saber mais, clique aqui.