A experiência do câncer é extremamente difícil. Desde o momento do diagnóstico, as pessoas se deparam com muitos medos: da morte, do sofrimento, de se tornarem dependentes de cuidados e das reações adversas dos tratamentos. E, como consequência, muitas delas apresentam ansiedade, angústia, humor deprimido, e, até mesmo, depressão ao longo do tratamento.

Quando falamos mais especificamente sobre o câncer de mama, acrescentamos a este cenário, que já é complexo e difícil, questões como a necessidade de se submeter à cirurgia para a retirada parcial ou total da mama (mastectomia), de acordo com cada caso; e determinados quimioterápicos que têm como uma das reações adversas a queda do cabelo (alopécia).

Muitas mulheres vivenciam sofrimento ou têm dificuldade emocional para lidar com essas questões, visto que as alterações físicas (em alguns casos transitórias e em outros permanentes) decorrentes do tratamento impactam na imagem corporal, na autoestima, na vida social e sexual.

Acompanhamento psicológico ajuda a lidar com aspectos emocionais

Apesar de cada pessoa vivenciar e reagir de forma particular, o acompanhamento psicológico é indicado para tratar todos os aspectos emocionais envolvidos no processo, desde o recebimento do diagnóstico, passando pelas etapas do tratamento oncológico até a fase de reabilitação.

Como alguns casos podem ser mais graves, é necessário avaliar as alterações psíquicas de longo curso que dificultem o enfrentamento ou paralisem o paciente frente à doença. É imprescindível considerar e tratar a gama de questões psicológicas envolvidas, para que elas não resultem em obstáculos para o tratamento oncológico, e para que impulsionem a busca de uma melhor qualidade de vida.

A trabalho do psicólogo tem o objetivo de oferecer suporte emocional para que a paciente possa expressar o sofrimento, compreender as dificuldades do momento, perceber quais as situações a imobilizam emocionalmente e de empoderá-la para que, a partir de recursos psíquicos próprios, ela possa lidar da melhor maneira possível com as alterações e limitações impostas pela doença e pelos tratamentos. O acompanhamento psicológico também pode contribuir de forma positiva para seu ajustamento psicossocial e reabilitação.

ACOMPANHAMENTO ESPECIALIZADO

Se tiver com dúvidas e quiser um aconselhamento especializado, agende uma sessão com os nossos especialistas. O Zenklub é a maior rede credenciada de psicólogos online, onde você tem acesso a mais de 100 especialistas por vídeo-consulta.