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Diversidade geracional no ambiente de trabalho | Zenklub

Escrito por Zenklub | 02/12/2024

Podemos perceber que nos dias de hoje a diversidade em modo geral é algo muito mais valorizado e comum de se encontrar dentro de uma organização. Por isso, um dos tópicos que vem ganhando muita força e destaque é a diversidade geracional.

Trabalhar ao lado de profissionais de diferentes idades, tornou- se algo muito mais comum dentro do ambiente organizacional. Hoje vemos que o mercado de trabalho pode ser composto por três ou mais gerações.

A idade de um profissional geralmente é um fator associado ao seu conhecimento e capacidade. Mas por outro lado, ainda hoje existe a ideia de que os profissionais possuem prazo de validade a partir do momento que atingem uma certa idade.

Além de tudo isso, é importante lembrar que não existem apenas as gerações Y e Z, mas também as gerações X e os Baby Boomers que são os veteranos. Por isso, vamos falar mais sobre cada uma dessas gerações dentro do mercado de trabalho e a importância da diversidade geracional.

​​O que é diversidade geracional?

De maneira objetiva, a diversidade geracional é o nome dado a um conjunto de pessoas de diferentes faixas etárias que convivem em um mesmo ambiente.

Dentro do contexto corporativo não é muito diferente e significa um conjunto de profissionais de diferentes faixas de idade, que dividem o mesmo ambiente de trabalho. A diversidade geracional é também considerada um fator importante de inclusão social dentro do mercado de trabalho.

Hoje em dia a diversidade geracional ainda é uma meta para muitas empresas. Mas, o cenário dessa distribuição nas empresas brasileira encontra-se da seguinte maneira:

  • 12% possuem até 25 anos – se enquadram na geração Z
  • 33% possuem entre 26 e 34 anos – se enquadram na geração Y
  • 36% possuem entre 35 e 44 anos – se enquadram na geração X
  • 16% possuem entre 45 e 54 anos – se enquadrando também na geração X
  • 3% possuem mais de 55 anos – se enquadrando na geração BABY BOOMERS 

Vale destacar também que embora o percentual de baby boomers seja baixo, eles ainda têm um grande destaque em cargos de liderança e gerenciamento. 

A média de idade dos presidentes das empresas premiadas pelas melhores práticas de diversidade geracional, é de 54 anos. 

Ou seja, podemos entender que a experiência é sim um fator determinante na ocupação dos cargos de maior hierarquia.

Leis de discriminação etária

A diversidade geracional tem como um de seus objetivos, combater a descriminação etária. Isso acontece quando um colaborador ou candidato a uma vaga de emprego é tratado de forma diferente devido sua idade.

A lei nº 9.029 de 13 de abril de 1995, proíbe a exigência de atestados de gravides e esterilização, e outras práticas discriminatórias para efeitos admissionais ou de permanência da relação jurídica de trabalho, e dá outras providências.

Por que investir na cultura geracional?

Falar sobre diversidade dentro de empresas já se tornou um requisito básico. Trazer mais diversidade geracional para o ambiente corporativo pode trazer diversos benefícios para a empresa e para os colaboradores também.

Pessoas de diferentes idades trabalhando juntas trazem para o dia a dia mais pontos de vista, incentivando a diversidade e beneficiando a empresa com novas ideias. 

Além disso, as vantagens que a empresa tem ao implementar uma melhor cultura geracional podem ser percebidas assim que acontecem as primeiras interações entre os colaboradores.

Alguns exemplos desses benefícios são: a construção de uma nova cultura, melhora a reputação da empresa, reduz conflitos e também, promove a criatividade. Ou seja, um ambiente acolhedor promove uma maior felicidade no trabalho.

Mas, são necessárias algumas ações por parte da empresa. Por exemplo, é preciso deixar claro a todos os colaboradores que a diversidade de idades é muito importante e busca trazer benefícios e não gerar problemas.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Amcham Brasil em 2011, 70% das empresas ainda não realizavam ações para facilitar a integração multigeracional. Mas, esse cenário vem mudando aos poucos nos últimos anos.

O que se pode notar, é que as empresas estão voltando uma atenção maior para a criação de equipes mais diversas.

As gerações no local de trabalho

Hoje, existem quatro gerações que estão presentes no mercado de trabalho. Apesar de cada uma ter algumas características mais específicas, é importante lembrar que cada colaborador tem sua individualidade.

Embora esses perfis diferentes possam ocasionar conflitos entre os colaboradores, de certa maneira essa diferença é importante para trazer maturidade para as equipes. Abaixo vamos citar quais são essas gerações e suas características.

Baby Boomers

Nascidos entre as décadas de 1940 e 1960, os babys boomers são uma geração marcada por virem logo após a segunda guerra mundial.

Um momento vindo com prosperidade, estabilidade econômica e alta taxa de natalidade. São pessoas que enxergam o trabalho como algo essencial em suas vidas, e acreditam ter sucesso em suas carreiras apenas pelo fato de se manterem durante anos na mesma empresa.

Dentro das empresas, esse grupo de colaboradores tendem a ser trabalhadores, não têm medo de colocar a mão na massa.

Geração X

Uma geração que nasceu entre os anos de 1960 e 1980, foi marcada pela época da revolução social e quebra de paradigmas. Esses foram os primeiros a ver as mulheres assumindo seu papel na sociedade e conquistando sua independência.

No ambiente organizacional, a geração X é marcada por profissionais experientes e dedicados, que valorizam a inteligência emocional quando assumem posições de liderança. São comprometidos com os objetivos da empresa e saber separar a vida pessoal da profissional.

Geração Y/Millennials

Nascidos entre os anos de 1980 e 1995, é uma geração conhecida como Millennaials. Composta pelos profissionais mais antenados e atualizados do mercado de trabalho, é uma geração que cresce estimulada a desenvolver múltiplas tarefas. 

Uma geração que vivenciou a transição do analógico para o digital, possuem bom conhecimento em tecnologia e estão atingindo a maturidade profissional antes dos 40 anos. 

Diferente de seus antecessores, essa geração valoriza muito mais a experiência do que a segurança, e por esse motivo, possuem mais ambição em empreender.

Geração Z

A geração nascida entre os anos de 1995 e 2010, são mais imediatistas, impulsivas e possuem dificuldade para lidar com o tempo. Nasceram na era da tecnologia e da internet e são mais recentes no mundo do mercado de trabalho.

Para essa geração, é importante que atuem em uma atividade que estejam alinhadas a seus valores, e possuem mais interesse quando há a possibilidade de flexibilização de sua rotina.

Desafios da diversidade geracional no trabalho

Entender a diferença geracional no local de trabalho não é algo muito difícil. Um equívoco que acontece muito é achar que lidar com diferentes gerações no ambiente de trabalho pode causar mais conflitos do que o normal.

Mas, na verdade, o que pode ser o problema não é a diversidade geracional no ambiente de trabalho, e sim a forma errada com que essas diferenças são apresentadas e tratadas no mundo corporativo. 

A seguir, vamos apontar alguns desafios a serem enfrentados ao implementar a diversidade geracional na empresa:

  • Construção de uma nova cultura
  • Redução de conflitos
  • Dificuldade de se relacionar com colegas de outras gerações
  • Romper barreiras para um bom convívio

Como enfrentar o preconceito de idade?

A melhor maneira de enfrentar o preconceito etário dentro das empresas é falar de forma aberta e clara com os colaboradores. 

É preciso explicar sobre o que se trata a diversidade geracional, realizar exercícios de inversão de papéis e enfatizar os motivos pelos quais a diferença de idade também contribui para o sucesso da equipe.

Além disso, é importante abordar o preconceito de idade em treinamentos, ter um certo cuidado na forma como se referir a determinados assuntos e situações, montar equipes intergeracionais para que haja diversidade de pensamentos.

Essas e outras atitudes contribuem para aumentar a conscientização dos colaboradores da organização sobre preconceito no ambiente de trabalho, e tornar mais tolerante o convívio com essa diversificação de idade.

Benefícios da diversidade geracional no mercado de trabalho

Pessoas de diferentes idades trazem para a organização diferentes pontos de vista, experiências e habilidades. 

Sabemos que cada geração possui sua experiência e seus pontos positivos que agregam o mercado de trabalho. A geração composta por profissionais mais velhos, tende a ser representante de um mercado de trabalho mais maduro e com mais experiência profissional. 

O mercado de trabalho geralmente está mais aberto a profissionais mais jovens, mas com o aumento da expectativa de vida, está surgindo uma necessidade maior de vagas para os profissionais mais velhos. 

Como implementar a cultura geracional no ambiente de trabalho?

Como pudemos observar, cada geração possui seu valor e comportamento diferente. Agora que já sabemos o que é diversidade geracional, quais as faixas etárias que compõem esse grupo e qual sua importância precisamos pensar na melhor forma para implementar.  

A seguir, vamos abordar quais atitudes o RH da sua empresa pode tomar para implementar a diversidade geracional de maneira planejada.

Crie atividades de conscientização

Dar treinamentos e palestras sobre os assuntos relacionados à diversidade é fundamental. Uma das possibilidades é criar uma dinâmica entre os colaboradores onde eles invertem seus papéis. Essa também é uma forma de conscientizá-los de maneira criativa.

Diversifique as técnicas de comunicação

A comunicação é a chave principal para que o time de recursos humanos consiga alcançar todos os colaboradores. No caso da diversidade geracional, é importante aplicar técnicas de comunicação que abranjam os variados perfis de profissionais que compõem as equipes.

Ou seja, a maneira como a geração Z recebe informações pode não funcionar para as demais. Daí a importância de ter mais de um canal de comunicação.

Desenvolva planos de carreira e de comunicação para cada geração

Desde os mais jovens até os mais velhos, os colaboradores se sentem mais valorizados quando a empresa dá oportunidades de crescimento. 

É fundamental que a empresa ou o próprio funcionário estabeleça um plano de carreira e linguagens de comunicação que sejam adequados para cada geração de colaboradores.

E como gerenciar?

É importante que sejam encontrados motivadores de cada geração. Conhecer o perfil de cada funcionário é fundamental e ter como exemplo ao menos um colaborador de cada geração faz toda diferença, até mesmo para a imagem da empresa. 

Ocupar cargos que sejam de acordo com seu nível de qualificação, aptidão e habilidades. Mas claro, que sejam de acordo com o que a vaga pede.

À medida com a qual o RH obtém mais domínio do assunto, a tendência é que sejam desenvolvidos mais métodos para manter a diversidade geracional em evidência.

Um ponto muito importante é que a gerência e líderes tenham ciência dos fatores mais relevantes que cada colaborador considera gerar impacto positivo em seu desempenho e que também favoreça a empresa.

O papel do RH na diversidade geracional

O RH tem um papel fundamental no processo de implementação da diversidade geracional dentro das empresas. 

A implementação precisa ser iniciada a partir do processo de seleção de novos colaboradores. Mas é importante que o RH primeiro tenha conhecimento sobre quais os benefícios que a diversidade geracional pode proporcionar para a empresa.

A partir dessa mudança de mentalidade do RH, a seleção de novos colaboradores de diversas gerações se torna mais comum e fácil. 

Porém, não basta apenas selecionar novos colaboradores de diferentes faixas etárias, o RH também precisa trazer essa cultura para os funcionários que já fazem parte do time de colaboradores da empresa.

Trazer informação para esses funcionários e deixá-los cientes da importância da diversidade geracional, proporcionar treinamento a todos também faz parte do papel do RH.

Conclusão

A diversidade geracional dentro das empresas vem abrindo um maior leque de possibilidades de crescimento e resolução de problemas de forma criativa. Além disso, é uma importante ferramenta para inclusão social e diversos profissionais.

Por isso, o time de Recursos Humanos precisa estar sempre atento às novidades e inovações desse tipo. Para isso, processos de inclusão e diversidade devem ser acompanhados e planejados com cuidado, para que todos os colaboradores entendam sua importância e relevância. 

Dessa forma, com um planejamento e acompanhamento, o ambiente corporativo pode dar o suporte emocional, técnico e estar preparado para uma melhor integração dessas pessoas diversas que são unidas pela diversidade geracional.

Mas, sabemos que garantir a qualidade desses processos, a inclusão e cuidados com os profissionais podem ser um grande desafio. Por isso, contar com a ajuda de uma equipe variada de profissionais como psicólogos, terapeutas e coaches pode facilitar essa jornada. 

Investir em autoconhecimento dentro da sua empresa garante retorno em bem-estar, qualidade de vida e financeiro para todos. Ganhe em performance e impulsione os resultados da sua empresa investindo em gestão de saúde emocional com o Zenklub empresas.

COMECE AGORA.

Referências

https://legislacao.presidencia.gov.br/atos/?tipo=LEI&numero=9029&ano=1995&ato=9c8gXSU5UeJpWT3a0

Colet, D. S., & Mozzato, A. R. (2019). Nativos digitais? características atribuídas por gestores à geração Z. Desenvolve – Revista de gestão do Unilasalle, Rio Grande do Sul, 8(2), 5-40.

Cordeiro, H. T. D., Freitag, B. B., Fischer, A. L., & Albuquerque, L. G. (2013). A questão das gerações no campo da gestão de pessoas: tema emergente?. Revista de Carreiras e Pessoas, 3(2), 2-18.