Você sabe o que é inteligência emocional ou já ouviu falar sobre esse termo?

Vamos entender mais sobre esse conceito e descobrir se você possui ou não essa habilidade. 

O que é inteligência emocional?

A Inteligência Emocional é a habilidade de uma pessoa reconhecer, entender e gerenciar suas emoções. O termo começou a possuir mais ênfase pelo psicólogo Daniel Goleman, autor do livro homônimo.

Esse conceito não se trata de conhecimentos intelectuais, científicos ou acadêmicos, mas sim da forma de lidar com emoções e sentimentos, tendo como principal motivo o desenvolvimento pessoal e profissional.

Quando o indivíduo possui essa habilidade bem trabalhada, acaba se favorecendo nas relações com outras pessoas, tendo uma melhor interação e comunicação, resultando em vantagens na vida profissional e pessoal. 

Segundo pesquisas realizadas pela Talent Smart, 90% dos profissionais com melhor desempenho na área de trabalho, possuem um nível alto de inteligência emocional.

Ou seja, a Inteligência Emocional também ajuda positivamente na saúde mental e física, prevenindo transtornos psicológicos e distúrbios psicossomáticos.

Sinais de que você possui Inteligência Emocional 

Agora que você sabe o que é Inteligência Emocional, vamos descobrir se você possui um nível alto de IE.

  • Você sabe prestar atenção

A capacidade de suportar distrações e se concentrar na tarefa que deve ser feita, é um grande segredo da inteligência emocional.

  • Você sabe dizer não

As pessoas com um nível alto de IE, geralmente são bem preparadas para lidar com o estresse e controlar impulsos, evitando hábitos insalubres. 

  • Você se dá um tempo para desacelerar e ajudar os outros

Por sempre estarmos tão ocupados correndo em um estado de estresse, tentando fazer as coisas, que simplesmente não temos tempo para perceber os outros, quanto menos ajudar. Então, se você possui o hábito de desacelerar para dar atenção aos outros, você demonstra inteligência emocional.

  • Você conhece suas forças e suas fraquezas

Quando você sabe identificar suas áreas de fraqueza e força e analisa como pode lidar com esses casos, você é considerado uma pessoa emocionalmente inteligente. 

  • Quando você está chateado, sabe exatamente por quê

A autoconsciência é a capacidade de reconhecer de onde vêm suas emoções e saber por que está chateado. Por isso, pessoas que são emocionalmente inteligentes quando estão diante das emoções, possuem consciência do que estão sentindo e o efeito dessa emoção sobre elas. 

Agora veja alguns sinais de que você “não possui Inteligência Emocional”

Desenvolver a Inteligência Emocional pode ser uma tarefa difícil para muitos, já que vimos alguns sinais que demonstram se você possui um alto nível de IE, vamos ver também sinais de que você não é inteligente emocionalmente.

  • Você não consegue esquecer seus erros

Por não esquecer seus erros e sempre trazê-los para o dia a dia, você acaba ficando ansioso e começa a evitar qualquer nova responsabilidade que possa fazê-lo errar novamente.

  • Você guarda rancor

Pesquisadores da Universidade Emory têm provado que, de fato, guardar aquele estresse contribui para o aumento da pressão arterial e das doenças cardíacas. Além disso, guardar rancor significa que você está guardando estresse, e pessoas com alto QE sabem evitar isso a qualquer custo. Esquecer o rancor não só faz você se sentir melhor agora quanto melhora a sua saúde.

  • Tem dificuldade em se afirmar

Por não compreender o que está sentindo, o indivíduo que possui um nível baixo de IE não consegue estabelecer limites ou opinar de uma forma realista. Mas quando o indivíduo possui um nível alto de IE, ele consegue se impor facilmente.

  • Você não se conhece direito

Por não possuir autoconhecimento e não saber o que te incomoda, você que possui um baixo nível de Inteligência Emocional, irá se submeter a situações e pessoas que irão te fazer mal emocionalmente.

  • Você se estressa facilmente

Por fim, pessoas que falham ao usar suas habilidades de inteligência emocional tendem a ativar outro lado menos efetivo do controle do humor.

Dicas para desenvolver a Inteligência Emocional

Para alcançar o equilíbrio entre a razão e emoção e ter como resultado a tão esperada Inteligência Emocional, podemos utilizar 6 dicas. Veja abaixo quais são:

  1. Aprender a trabalhar as emoções negativas;
  2. Dominar suas emoções;
  3. Analisar seu próprio comportamento;
  4. Desenvolver a empatia;
  5. Trabalhar a autoconfiança
  6. Conhecer os próprios limites. 

Então, colocando essas dicas em prática, você poderá se beneficiar obtendo:

  • Melhor uso do pensamento e raciocínio. 
  • Autoconhecimento.
  • Controle das emoções próprias e dos outros.

Como a Terapia pode te ajudar

A Psicoterapia Cognitiva Comportamental pode te ajudar a desenvolver seu autoconhecimento e a compreender melhor seus pensamentos e emoções, podendo então desenvolver sua Inteligência Emocional, mantendo suas relações mais saudáveis e obtendo seu crescimento individual tanto no meio pessoal quanto no profissional. 

Eu posso te ajudar

Eu posso te ajudar a entender os seus sentimentos e preocupações. Você pode conversar comigo sobre a sua Inteligência emocional, ansiedade, autoconhecimento, autoestima e depressão.

Vem comigo nessa jornada rumo ao autoconhecimento!

Agende sua sessão comigo agora.

Este artigo foi útil?

Você já votou neste post

Publicado por:

Andre Luis Cuani

Publicado por:

Andre Luis Cuani

Psicólogo com experiência em Gestão de Pessoas e Atendimento Clínico, Formado em Administração/Processos Gerenciais pela UNINTER e em Psicologia pela INESUL, é Especialista em Gestão de Pessoas e em Terapia Cognitiva Comportamental. Profissional/psicólogo do Zenklub desde 2019, criador da página @esepararprapensar na qual divulga conteúdos voltados à reflexão e promoção de saúde mental. CRP: 08/29800.