Apesar da valorização do psicólogo nos hospitais, escolas e na área organizacional, a maioria dos estudantes de psicologia ainda preferem o atendimento clínico.

A opção pelo atendimento clínico ainda é a mais procurada por aqueles que aspiram ser psicólogos.

Em entrevista para o jornal Extra, estudantes de psicologia de uma universidade do Rio de Janeiro afirmam que a maioria aspira seguir carreira como psicólogo clínico, provando que o bom e velho divã não saiu de moda.

O motivo da escolha pela área clínica, de acordo com o jornal, é, sobretudo, pelos vários enfoques que a psicologia tem. Dentro da área clínica, o psicólogo pode escolher uma linha de atuação como a Psicanálise, a Cognitivo-comportamental, a Sistêmica, a Gestalt e diversas outras.

Entrar na faculdade de psicologia permite que o aluno possa conhecer um pouco de cada linha de atuação e escolher aquela com a qual ele mais se identifica. Existem aquelas que trabalham com a interpretação dos sonhos e com aspectos do inconsciente, outras trabalham mais com as crenças e existem aquelas que se focam na experiência e no fenômeno que o sujeito está vivendo.

É importante ressaltar que todas as linhas teóricas fazem um bom trabalho e que a opção por uma ou por outra é uma questão de gosto tanto do estudante de psicologia e futuro terapeuta, quanto do cliente.

Igualmente, é importante deixar claro que a faculdade dá uma pequena base de cada linha teórica, porém é importante que o futuro psicólogo pesquise por conta própria qual o trabalho de cada linha, afinal de contas se você quer se tornar um bom profissional e terminar a faculdade, você deverá ler como ninguém!

Se você já pensou em atendimento online e em como vai ser o futuro da terapia, no Zenklub você pode fazer supervisão online com psicólogos de todas as abordagens.

Até a próxima!