A Let’s Bora é uma plataforma de intercâmbios fundada em 2020 que oferece experiências de transformação e aprendizado através de viagens.
Em busca de promover a saúde mental e o bem-estar dos seus funcionários, a Let’s Bora decidiu contratar o Zenklub para oferecer ferramentas de autocuidado e autoconhecimento para suas colaboradores
Babi Braz, fundadora e CEO da Let’s Bora, explica que a decisão de contratar o Zenklub foi tomada por vários motivos. Em primeiro lugar, a empresa estava em um momento de crescimento e precisava oferecer benefícios que atraíssem e retivessem talentos.
“A gente estava vivendo um momento ali de crescimento e estruturação da empresa e eu acredito que, obviamente, para todas as empresas que estão crescendo, existe um momento onde o volume de trabalho, responsabilidade e as demandas gerais aumentam muito. Então investir em saúde mental é uma forma de ajudar todo mundo, até as lideranças, a passarem por essa transição”, explica Babi .
Além disso, ela destaca que a saúde mental é um fator importante para o bem-estar dos funcionários e para o sucesso das empresas.
“Eu acho que, principalmente para pequenas empresas, é muito importante investir em saúde mental porque apesar do crescimento, o orçamento é, geralmente, mais limitado. Então, a gente precisa ser muito estratégico na hora de investir nos nossos recursos e nos nossos benefícios.”
De acordo com a Bárbara, existem duas funções do Zenklub que são as queridinhas – além das sessões com especialistas.
Muitas vezes elas não percebem como estão se sentindo, porque tem tanta coisa acontecendo, tantas atividades no dia a dia, que elas simplesmente não param para se perceber. Então, o diário vem com essa provocação de você dedicar ali dois, três minutinhos do dia para falar como é que você está se sentindo hoje. Gera realmente um nível de consciência que é bem legal e começa a gerar uma mudança também.
Como líder, esta é uma ferramenta que me mostra exatamente qual é a saúde atual da empresa, como é que os colaboradores estão se sentindo, quais são os pontos de atenção e quais atitudes precisam ser tomadas. É uma ferramenta muito boa porque chama atenção para o que não está legal e aí a gente pode entender o que está acontecendo.
Segundo Babi , o principal resultado é um clima organizacional perceptivelmente mais saudável. As colaboradoras da Let’s Bora estão mais felizes, menos estressadas e mais engajadas com o trabalho.
Já é possível perceber também grandes mudanças individuais em cada uma das colaboradoras, além dos resultados no coletivo. Eu, particularmente, acredito que todo o profissional é formado 60% de habilidades comportamentais e 40% de conhecimento técnico, portanto uma vez que você investe em saúde mental e esses profissionais começam a trabalhar pontos como: ansiedade, confiança, colaboração, descentralização e tantos outros, o impacto disso na qualidade da entrega é gigantesca.
A Babi também destacou que o Zenklub está ajudando a Let’s Bora a construir uma cultura de bem-estar na empresa. É justamente pelo fato de se tratar de uma empresa pequena, com um time muito próximo e integrado, que fica fácil observar as transformações individuais e coletivas ao longo da parceria.
“Quando você trabalha traços comportamentais enquanto pessoa, é lógico que isso se reflete em todas as suas relações, inclusive no trabalho”, afirma.
A parceria entre o Zenklub e a Let’s Bora é um exemplo positivo de como as empresas podem promover a saúde mental e o bem-estar dos seus funcionários. Ao oferecer o Zenklub como um benefício, a Let’s Bora está demonstrando seu compromisso com o bem-estar das suas colaboradoras e está ajudando-as a cuidar da sua saúde mental.
Descubra que um benefício de saúde mental é também acessível para pequenas empresas.