Proporcionar um ambiente de trabalho seguro deve ser um dos pilares mais importantes para as empresas que priorizam a saúde física e mental dos seus colaboradores.
Muito mais do que evitar acidentes, a segurança nos espaços laborais está relacionada à criação de um ambiente de trabalho saudável e produtivo, onde os profissionais sejam, de fato, protegidos e respeitados.
Implementar medidas preventivas e seguir normas de segurança rigorosas reduzem os riscos físicos e psicológicos, além de fortalecer a cultura organizacional, criando um espaço mais harmonioso e sustentável para todos.
Leia o nosso artigo e confira os 8 passos fundamentais para promover um ambiente de trabalho seguro. Confira!
Um ambiente de trabalho seguro traz impactos positivos em diferentes
áreas, desde a melhora na produtividade até a reputação da empresa no mercado.
Colaboradores que se sentem mais protegidos e confiam na estrutura organizacional tendem a trabalhar com mais motivação e eficiência, aumentando a qualidade das entregas, melhorando a produtividade e diminuindo erros.
Somado a isso, a segurança nos espaços laborais diminui consideravelmente o número de acidentes, garantindo a integridade física dos funcionários, além de reduzir os índices de afastamentos.
Um ambiente de trabalho seguro reflete também na retenção de talentos, já que esse fator demonstra que a empresa prioriza a segurança dos empregados, reforçando o compromisso com a qualidade de vida e bem-estar no trabalho.
Sem contar que espaços seguros e saudáveis também melhoram o clima organizacional, principalmente porque os colaboradores se sentem mais valorizados e engajados na execução das suas funções.
Aliás, é importante reforçar que a negligência na garantia da segurança no ambiente de trabalho pode acarretar consequências graves aos empregadores.
Essa postura pode aumentar o risco de acidentes e doenças ocupacionais, o que resulta em crescimento do número de afastamentos, altos custos com assistência médica e até processos trabalhistas.
Ambientes inseguros aumentam a rotatividade dos funcionários, comprometendo, inclusive, a continuidade dos negócios.
Para promover um ambiente de trabalho seguro, os gestores devem levar em consideração uma série de aspectos e adotar algumas medidas fundamentais para a proteção dos seus trabalhadores.
Confira 8 passo de como tornar sua estrutura organizacional adequada:
O primeiro passo para garantir um ambiente de trabalho seguro, sem dúvida, é realizar um diagnóstico detalhado da empresa para identificar riscos físicos, químicos, biológicos e psicossociais.
Essa iniciativa pode ser realizada a partir de inspeções frequentes e o estabelecimento de um diálogo contínuo com as equipes de maneira contínua.
O objetivo é compreender os perigos e riscos enfrentados pelos colaboradores durante as atividades para, assim, construir espaços mais seguros, saudáveis e produtivos.
Outro passo essencial é respeitar as normas regulamentares vigentes, como a NR-6, que disciplina o uso de EPIs (Equipamento de Proteção Individual), a NR-9, que trata do PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) e a NR-17, que regulamenta a ergonomia nas empresas.
Lembre-se que seguir essas normas, além de ser uma obrigação legal, é uma medida que previne riscos de doenças ocupacionais e acidentes, além de proteger os colaboradores e evitar disputas jurídicas.
Os treinamentos de segurança são essenciais para garantir um ambiente de trabalho seguro. Além de aprendizados teóricos e práticos sobre a segurança do espaço laboral, essas capacitações ensinam sobre as formas mais adequadas de agir em situações de emergências, preservando vidas.
É importante que esses treinamentos sejam realizados de maneira regular e atualizados, garantindo que os funcionários tenham acesso às alterações previstas nos processos internos e na legislação.
A segurança física do trabalhador é também um item importante para proporcionar um ambiente de trabalho seguro.
Nesse sentido, a empresa deve ofertar todos os equipamentos de segurança necessários para a execução das suas tarefas, garantindo que eles estejam em pleno funcionamento.
Além disso, investir em formação para uso de tais equipamentos possibilita que a equipe esteja preparada para prestar o primeiro atendimento em caso de acidente de trabalho, minimizando assim possíveis sequelas ou agravantes da situação.
Ao evitar acidentes, a empresa reduz gastos com afastamento e substituição de funcionário, no período da licença.
Há também que se pensar no clima de preocupação e insegurança que pode se instalar na mente dos outros funcionários, comprometendo a confiança que o trabalhador tem com a gestão.
A formação da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) tem papel relevante na promoção de um ambiente de trabalho seguro.
Isso porque, sua função principal é detectar riscos, sugerir melhorias na estrutura organizacional, prevenir acidentes e garantir a proteção dos colaboradores e da empresa.
Lembrando que a CIPA deve ser composta por representantes da empresa e também dos trabalhadores, pois isso permite uma visão mais coerente e equilibrada das necessidades gerais da companhia.
Para que sua atuação, de fato, seja eficaz, a comissão precisa promover reuniões regulares e promover ações de conscientização.
Oportunize sempre que o funcionário manifeste sua opinião sobre o clima organizacional e o ambiente de trabalho. Criar canais seguros para isso é uma forma de ter depoimentos honestos e aproximar mais o trabalhador de uma ideia colaborativa de gestão do ambiente.
Do mesmo modo, a informação que precisa ser passada ao trabalhador deve ser comunicada de forma eficiente e objetiva, a fim de não haver dúvida sobre o que se comunica. Também é preciso estimular a comunicação entre as equipes para gerar confiança e proximidade na execução dos trabalhos.
Outro passo importante na promoção de um ambiente de trabalho seguro é a implementação de uma rotina de inspeções e auditorias regulares para garantir que as regras e práticas de segurança sejam respeitadas em sua totalidade.
As inspeções nos espaços de trabalho possibilitam a identificação precoce de potenciais riscos, o que permite a adoção de medidas preventivas, evitando acidentes.
Além disso, a realização de auditorias também é essencial para analisar o atendimento às normas regulamentadoras e identificar eventuais pontos de melhorias.
A promoção de um ambiente de trabalho seguro também deve estar baseado na cultura de segurança da empresa. Dessa forma, promova regularmente campanhas de conscientização abordando as boas práticas e reiterando a importância da prevenção.
Inclusive, a participação e o envolvimento dos gestores e diretores são fundamentais para a disseminação dessa cultura, além de demonstrar o comprometimento com a proteção dos colaboradores e incentivar comportamentos seguros.
Segundo as normas regulamentadoras de saúde, como a NR-9, NR-12 e a portaria 25/1994, existem 5 tipos de riscos nos espaços de trabalho, que são os seguintes:
Hoje em dia, há várias Normas Regulamentadoras (NRs) que disciplinam ações preventivas e medidas para garantir um ambiente de trabalho seguro. Confira as principais:
NR-01: obriga as empresas a adotarem um sistema de gestão de riscos ocupacionais, para identificar e controlar ameaças físicas e psicológicas no ambiente de trabalho.
NR-09: determina a implementação do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) para diminuir ou eliminar exposições prejudiciais no local de trabalho.
NR-10: regulamenta a segurança em instalações e serviços relacionados à eletricidade.
NR-12: aborda a segurança na utilização de máquinas e equipamentos.
NR-15: define regras para o trabalho em condições insalubres, além de determinar os adicionais de insalubridade.
NR-16: regula atividades perigosas e os direitos dos empregados expostos à periculosidade.
NR-17: estabelece diretrizes para a ergonomia para adaptar os espaços às necessidades fisiológicas e cognitivas dos trabalhadores.
NR-06: obriga a oferta e uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).
NR-23: determina normas de prevenção e combate a incêndios.
NR-33: regulamenta o trabalho em espaços confinados, exigindo a adoção de medidas de segurança específicas.
NR-35: introduz normas para trabalho em altura para prevenir quedas e garantir segurança em atividades elevadas.
A empresa é a principal responsável por garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável para seus trabalhadores.
Além disso, cabe ao empregador disponibilizar equipamentos de proteção individual (EPIs), realizar manutenção de maquinários e equipamentos, além de promover treinamentos para capacitar os funcionários para a execução das suas atividades de maneira adequada.
Se você deseja proporcionar um ambiente de trabalho seguro para a sua empresa, conheça o Zenklub Corporativo, que oferece soluções abrangentes para promover a segurança e bem-estar nos espaços laborais.
Nossos serviços incluem o mapeamento de riscos, diagnóstico do plano atual de gestão de riscos e a aplicação de questionários para identificar riscos dos ambientes de trabalho, elaboração de relatórios com resultados e recomendações.
Nossa equipe também auxilia no desenvolvimento de programas personalizados de saúde mental e bem-estar, além de promover treinamentos regulares para líderes e equipes.
Com o Zenklub, sua empresa conta ainda com consultoria contínua para garantir a conformidade regulatória e planejamento para atender às regulamentações vigentes.
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