Você já contou quantas mulheres líderes existem na empresa onde você trabalha? Apesar delas serem mais qualificadas que os homens, a maioria das mulheres ainda permanece em cargos inferiores e ganhando menos. Qual seria o motivo pelo qual não alcançamos a equidade nas empresas? Elas têm habilidades que podem servir para cargos de liderança e podem ser tão bem sucedidas quanto os homens nas mesmas posições.

No Brasil. segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres são maioria nas escolas, universidades, cursos de qualificação, mas ainda recebem menos do que os homens para desempenhar as mesmas atividades. Na mais recente Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) de 2014, das mulheres ocupadas acima dos 16 anos, 18,8% tinham ensino superior, enquanto os homens na mesma faixa etária eram 11%.

A mesma pesquisa apurou que mulheres que possuíam entre cinco e oito anos de estudo ganham, em média, R$7,45 por hora. Os homens com o mesmo perfil recebem R$9,44, o que resulta em uma diferença de 24%. Essa diferença aumenta na mesma medida que os anos de qualificação profissional.

Mesmo com as diferenças gritantes de remuneração e número de mulheres em cargos de chefia, é preciso afirmar que cada vez mais esse tem sido um ponto de debate. Ao longo do tempo mulheres bem sucedidas e líderes vem se destacando e mostrando que, do seu jeito, levam qualquer empresa ao sucesso.

Apontamos aqui três motivos pelos quais mulheres líderes precisam existir.

Possuem uma visão ampla e detalhista

De uma maneira geral, mulheres têm foco e capacidade de concentração ao mesmo tempo que conseguem analisar os detalhes de cada planejamento. O que possibilita que ela identifique padrões e possíveis erros que projetos mais complexos e que envolvem diversas etapas.

Ao mesmo tempo que elas têm aptidão natural para analisar os detalhes, existe a capacidade de compreender as diversas variáveis de um negócio, considerando o impacto que determinada atitude terá nos mais diversos setores da empresa.

Gostam da colaboração do time

Mesmo que naturalmente toda a mulher tenha uma tendência a executar diversas atividades ao mesmo tempo, elas desenvolveram a habilidade de negociar e delegar responsabilidades. Mesmo em empresas que têm presença em mercados competitivos a cooperação é considerado um item importante em qualquer líder.

Segundo um estudo de cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, e de Lausanne, na Suíça, mulheres são melhores negociadoras e trabalham melhor em equipe. No estudo, os cientistas constataram que as duplas femininas eram duas vezes mais colaborativas que dois homens.

3 – São grandes mentoras

Já comentamos aqui a importância da representatividade e a sua capacidade de empoderar as mulheres. Apesar de muitas vezes terem dificuldade de encontrar um mentor para seguir os passos, a maioria das mulheres em posição de liderança se tornam ótimas mentoras. Elas compartilham conhecimento e têm as habilidades necessárias para guiar novatos no mundo dos negócios.

Uma pesquisa divulgada pela revista Forbes, afirma que entre 1,250 executivas, 29% que afirmavam ter superado os colegas foram guiadas por mulheres líderes. Entre as que foram consideradas bem-sucedidas, todas declararam ter uma mentora.